Dicionário - Sobre os Autores

Ada Ávila Assunção

Brasileira. Doutora em Ergonomia. Professora Associada da Faculdade de Medicina Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Adriana Augusta de Moura Souza

Brasileira. Advogada. Procuradora do Ministério Público do Trabalho da 3º Região - Minas Gerais/Brasil.

 

Adriana Fresquet

Brasileira. Doutora em Ciências Psicopedagógicas. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FaE/UFRJ/Brasil

 

Adriana Maria Cancella Duarte

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Adriana Migliavacca

Argentina. Professora da Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina.

 

Adriane Mesquita de Medeiros

Brasileira. Mestre em Saúde Pública. Professora Titular do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH/Brasil e Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Afrânio Mendes Catani

Brasileiro. Doutor em Sociologia. Professor Titular na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Aina Tarabini

Espanhola. Doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Sociología da Universidad Autónoma de Barcelona - UAB/Espanha.

 

Alda Judith Alves Mazzotti

Brasileira. Doutora em Psicologia Educacional. Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Brasil (aposentada) e Professora Titular da Universidade Estácio de Sá/Brasil.

 

Alda Junqueira Marin

Brasileira. Doutora em Ciências da Educação. Professora Adjunta (aposentada) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Brasil e Professora Livre-Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP/Brasil.

 

Alda Maria Duarte Araújo Castro

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Brasil.

 

Aldaiza Sposati

Brasileira. Doutora em Serviço Social. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/Brasil, Professora da Universidade Católica Portuguêsa e Coordenadora da Universidade Bandeirante de São Paulo/Brasil

 

Alejandra Birgin

Argentina. Professora e pesquisadora da UBA-FLACSO/Argentina.

 

Alexandre Borges Miranda

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Alexandre William Barbosa Duarte

Brasileiro. Cientista Social. Assistente de Pesquisa do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG/Brasil.

 

Álida Angélica Alves Leal

Brasileira. Licenciada em Geografia. Professora da Fundação de Ensino de Contagem/MG - FUNEC/Brasil e Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Almerindo Janela Afonso

Português. Doutor em Sociologia da Educação. Professor Associado da Universidade do Minho/Portugal.

 

Álvaro Moreira Hipólyto

Brasileiro. Doutor em Curriculum and Instruction. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Brasil.

 

Amarílio Ferreira Júnior

Brasileiro. Doutor em História Social. Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Brasil.

 

Ana Beatriz Cabral

Brasileira. Doutora em Educação. Membro da Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Báscia do Ministério da Educação - MEC/Brasil.

 

Ana Chrystina Venâncio Mignot

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ/Brasil.

 

Ana Lúcia Amaral

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Ana Lúcia Félix dos Santos

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil

 

Ana Lúcia Goulart de Faria

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FaE/UNICAMP/Brasil.

 

Ana Maria Alves Saraiva

Brasileira. Mestre em Educação. Analista de políticas públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre o Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Ana Maria Baima Cartaxo

Brasileira. Doutora em Serviço social. Professora Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Ana Maria Cambours de Donini

Argentina. Doutora em Ciências da Educação. Coordenadora Geral do Instituto de Estudios y Capacitación (IEC) – CONADU; Professora da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata/Argentina.

 

Ana Maria Cavaliere

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Brasil.

 

Ana Maria Clementino de Jesus e Silva

Brasileira. Pedagoga. Assistente de Pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Ana Maria Prestes Rabelo

Brasileira. Mestre em Ciência Política. Consultora do Sindicato dos Professores da Rede Privada de Minas Gerais. Pesquisadora e Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil.

 

Ana Maria S. Tello

Argentina. Professora da Facultad de Ciencias Humanas Universidad Nacional de San Luis/Argentina.

 

Ana Paula de Andrade Verona

Brasileira. Doutora em Sociologia. Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas/Brasil.

 

Ana Paula Hey

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Doutora da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Ana Paula Soares da Silva

Brasileira. Doutora em Psicologia. Professora da área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação Infantil da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP-USP/Brasil.

 

Andréa Barbosa Gouveia

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná - UFPR/Brasil.

 

Andrea Moreno

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Pesquisadora do Grupo de Avaliação de Medidas Educacionais - GAME/UFMG/Brasil.

 

Ângela Maria Rabelo Ferreira Barreto

Brasileira. Doutora em Psicologia. Consultora em Educação Infantil e Políticas Educacionais, e Membro do Comitê Gestor do MIEIB de 2004 a 2008.

 

Ângelo Ricardo de Souza

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UNFPR/Brasil.

 

Anna Maria Salgueiro Caldeira

Brasileira. Doutora em Ciências da Educação. Professora Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas/Brasil.

 

Antônio Cabral Neto

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN/Brasil.

 

Antônio Carlos Ribeiro

Brasileiro. Cientista Social. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Antonio Carlos Rodrigues Amorim

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Assistente da Universidade Estadual de Campinas/Brasil.

 

Antônio Flávio Barbosa Moreira

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor titular e coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis/RJ/Brasil.

 

Antônio Júlio Menezes Neto

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Antônio Leitão Lisboa de Souza

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Brasil.

 

Antônio Munarin

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Aparecida Meire Calegari Falco

Brasileira. Mestre em Educação. Professora Assistente da Universidade Estadual de Maringá - UEM/Brasil.

 

Aparecida Neri de Souza

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Doutora na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/Brasil.

 

Arley Gomes de lagos Ferreira

Brasileiro. Bacharel em direito. Professor do Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSIO/Brasil.

 

Bárbara Andrade Diniz

Brasileira. Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Beatriz de Basto Teixeira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada I da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/Brasil.

 

Belmira Oliveira Bueno

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP/Brasil.

 

Bernadete Angelina Gatti

Brasileira. Doutora em Psicologia. Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas/Brasil e Consultora da UNESCO.

 

Bernado Mançano Fernandes

Brasileiro. Doutor em Geografia Humana. Professor da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Brasil e Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial.

 

Betânia Duarte Guimarães

Brasileira. Mestre em Educação. Membro do Grupo de Estudos sobre o Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Bruno Pinheiro Wanderley Reis

Brasileiro. Doutor em Ciência política. Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/UFMG e membro do Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Carlos Artexes Simões

Brasileiro. Mestre em Educação. Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC/Brasil.

 

Carlos Eduardo Vieira

Brasileiro. Doutor em História e Filosofia da Educação. Professor Associado 2 na Universidade Federal do Paraná - UFPR/Brasil.

 

Carlos Roberto Jamil Cury

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Emérito e Titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG/Brasil e Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas/Brasil.

 

Carmem Lúcia Eiterer

Brasileira. Doutora em Tópicos Específicos em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Cecília Borges

Brasileira. Professora agregée da Universidade de Montreal e Pesquisadora regular do CRIFPE - Umontreal/Canadá.

 

Célia Linhares

Brasileira. Doutora em Ciências da Educação. Professora Emérita da Univesidade Federal Fluminense - UFF/Brasil.

 

Célia Maria Fernandes Nunes

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/Brasil.

 

Célio da Cunha

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Permanente da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia - FaE/UnB/Brasil.

 

Celso João Ferreti

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade de Sorocaba - UNISO/Brasil.

 

Cristian Maroy

Belga. Université de Montréal/Canadá e Université de Louvain/Bélgica.

 

Christine Delory-Momberger

Francesa. Doutora em Sciences de L éducation. Maître de conférence HDR da Universite de Paris XIII/França (Paris-Nord).

 

Claude Lessard

Canadense. Professor catedrático da Universidade de Montreal/Canadá.

 

Cláudia Pereira Vianna

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Efetiva da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Cláudio Marques Martins Nogueira

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Cláudio Santiago Dias Júnior

Brasileiro. Doutor em Demografia. Professor Adjunto I do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Cleiton de Oliveira

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba - PPGE/UNIMEP/Brasil.

 

Crista Weise

Boliviana. Profesora e Pesquisadora da Universidad Autónoma de Barcelona/Espanha e Universidad Mayor de San Simón/Bolívia.

 

Cristiano Scarpelli Aguiar Pacheco

Brasileiro. Historiador. Graduando em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro - FJP/Brasil.

 

Cynthia Greive Veiga

Brasileira. Doutora em História. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Daisy Cunha

Brasileira. Doutora em Filosofia. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Dalgiza Andrade Oliveira

Brasileira. Mestre em Ciência da Informação. Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Dalila Andrade Oliveira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil. Presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Coordenadora da Rede Latino americana de Estudos Sobre Trabalho Docente - REDE ESTRADO.

 

Daniel Cara

Brasileiro. Mestre em Ciência Política. Coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e diretor da Campanha Global pela Educação.

 

Daniel de Aquino Ximenes

Brasileiro. Doutor em Sociologia. Diretor da Diretoria de Estudos e Acompanhamento das Vulnerabilidades Educacionais do Ministério da Educação - MEC/Brasil.

 

Daniel H. Suárez

Argentino. Professor da Universidade de Buenos Aires - UBA/Argentina.

 

Daniel Mendes Barbosa

Brasileiro. Especialista em Direito Processual. Professor da Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSIO/Brasil.

 

Daniel Ribeiro Silva Mill

Brasileiro. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Brasil.

 

Danielle Cireno Fernandes

Brasileira. Doutora em sociologia. Professora Associada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais - FAFICH/UFMG/Brasil.

 

Déborah Saib Junqueira Silva

Brasileira. Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Deise Mancebo

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade do Estado do rio de Janeiro - UERJ/Brasil.

 

Denice Bárbara Catani

Brasileira. Doutora em Educação. Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Denise Meyrelles de Jesus

Brasileira. Doutora em Psicologia da Educação. Professora Associada 2 da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Brasil.

 

Deolídia Martinez

Argentina. Psicóloga. Membro do Conselho Consultivo da Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente - REDE ESTRADO.

 

Dermeval Saviani

Brasileiro. Doutor em Filosofia da Educação. Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/Brasil.

 

Diana Gonçalves Vidal

Brasileira. Doutora em Educação. Livre-docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FaE/USP/Brasil e Professora Convidada da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais na Argentina - FLACSO

 

Diana Lemes Ferreira

Brasileira. Mestre em Educação. Professora Titular - Secretaria Municipal de Educação de Belém - PA/Brasil.

 

Diego Rendón Lara

Equatoriano. Pesquisador da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura - UNESCO/Equador.

 

Diogo Henrique Helal

Brasileiro. Doutor em Sociologia Política. Pesquisador assistente da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ/Brasil.

 

Dirce Nei Teixeira de Freitas

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - FaE/UFGD/Brasil.

 

Domingos Leite Lima Filho

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/Brasil.

 

Douglas Carvalho Ribeiro

Brasileiro. Graduando em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Edivanio Duarte de Souza

Brasileiro. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Brasil.

 

Edmilson Pereira Júnior

Brasileiro. Estatístico e especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública. Mestrando em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais - FAFICH/UFMG/Brasil.

 

Eduardo Meira Zauli

Brasileiro. Doutor em Ciência Política. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Eduardo Fleury Mortimer

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto

Brasileiro. Doutor em Demografia. Professor Titular do Departamento de Demografia e Pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais da Universidade Federal de Minas Gerais - Cedeplar/UFMG/Brasil.

 

Eduardo Pinto e Silva

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Brasil.

 

Egídia Maria de Almeida Aiexe

Brasileira. Mestre em Direito. Membro da coordenação do Fórum Mineiro de Direitos Humanos e do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos/Brasil.

 

Eliana Costa Guerra

Brasileira. Doutora em Sociologia. Professora Adjunta e Vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação em Serrviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Brasil.

 

Elionaldo Fernandes Julião

Brasileiro. Doutor em Ciências Sociais. Professor Visitante da Academia Nacional de Polícia Federal - ANPF/Brasil.

 

Elisa Maria Quartiero

Brasileira. Doutora em Mídia e Conhecimento. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/Brasil.

 

Eliza Bartolozzi Ferreira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPE/UFES/Brasil.

 

Elizeu Clementino de Souza

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Brasil.

 

Elsa Gatti

Uruguaia. Pesquisadora. Adminstración Nacional de Educación Pública - ANEP/Uruguai.

 

Emilio Tenti Fanfani

Argentino. Pesquisador do CONICET e Professor Titular de Sociología de la Educación da Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina. Consultor internacional del IIPE/UNESCO, Sede Regional para América Latina.

 

Eneida Oto Shiroma

Brasileira. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Erik de Amorim Ribeiro

Brasileiro. Advogado trabalhista e Professor do Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSI/Brasil.

 

Erivane Rocha Ribeiro

Brasileira. Mestre em Educação Tecnológica. Professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/Brasil.

 

Ester Buffa

Brasileira. Doutora em Ciência da Educação. Professora e pesquisadora da Universidade Nove de Julho de São Paulo - UNINOVE/Brasil.

 

Eveline Algebaile

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Brasil.

 

Fabrício Gonçalves de Souza Sabina

Brasileiro. Mestre em Direito. Advogado e Professor Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSI/Brasil.

 

Fernanda Saforcada

Argentina. Professora da Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina.

 

Fernando Bonfim Mariana

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Educação do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/Brasil e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Brasil.

 

Fernando Naiditch

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Montclair State University. Montclair, New Jersey, USA.

 

Flavia Miller Naethe Motta

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Brasil.

 

Florência Stubrin

Argentina. Mestre em Educação. Assistente acadêmica no Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO.

 

Francisca Izabel Pereira Maciel

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Francisco Beltrán Llavador

Espanhol. Professor da Universitat de València/Espanha.

 

Francisco de Paula Antunes Lima

Brasileiro. Doutor em Ergonomia. Professor Associado II da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG/Brasil.

 

Francisco Mata Machado Tavares

Brasileiro. Advogado e Mestre em Ciência Política. Professor Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Brasil.

 

Gabriel Bezchinsky

Argentino. Professor da Universidad Nacional de San Martín/Argentina.

 

Gabriela Miranda Moriconi

Brasileira. Mestre em Administração Pública e Governo. Coordenadora-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC/Brasil.

 

Gaston Pineau

Francês. Professor da Université de Tours/França

 

Gaudêncio Frigotto

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Brasil.

 

Geniana Guimarães Faria

Brasileira. Mestre em Educação. Analista Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais em exercício no Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE-MG/CEE-MG/Brasil.

 

Geovanna Passos Duarte

Brasileira. Mestre em Educação Tecnológica. Analista Educacional e Inspetora Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE-MG/Brasil.

 

Geraldo Magela Pereira Leão

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Gian Carlo Delgado Ramos

Mexicano. Doutor em Economia Ecológica e Gestão Ambiental. Pesquisador do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México.

 

Gilvan Luiz Machado Costa

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL/Brasil.

 

Glaucimary Nascimento Teodósio

Brasileira. Pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Glaura Vazques de Miranda

Brasileira. Doutora em Educação.  Professora Titular, Emérita do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Guilherme Wagner Ribeiro

Brasileiro. Doutor em Ciências Sociais. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG/Brasil

 

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves

Brasileiro. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana. Pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Helder Santos Amorim

Brasileiro. Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho.

 

Helenice Maia Gonçalves

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Brasil.

 

Henrique Lanza Neto

Brasileiro. Graduado em Direito. Advogado e Professor da Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSI/Brasil.

 

Hormindo Pereira de Souza Júnior

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil. Coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação – NETE/UFMG/Brasil.

 

Iara Barreto Bassi

Brasileira. Fonaudióloga. Colaboradora em Projeto na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Ildeu Moreira Coelho

Brasileiro. Doutor em Filosofia. Professor Titular na Universidade Federal de Goiás - UFG/Brasil.

 

Inês Assunção de Castro Teixeira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Íria Brzezinski

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Catócia de Goiás - PUC-Goiás/Brasil.

 

Irlen Antônio Gonçalves

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor do Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais - CEFET-MG/Brasil.

 

Isabel Alice Oswaldo Monteiro Lelis

Brasileira. Doutora em Educação. Professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO/Brasil.

 

Isabel de Oliveira e Silva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Ivany Rodrigues Pino

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Assistente da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/Brasil.

 

Ivone Garcia Barbosa

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás - UFG/Brasil.

 

Jacqueline Moreno Theodoro Silva

Brasileira. Mestre em Educação Tecnológica. Pedagoga - Servidora técnico-administrativa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Jan Frans Ricard

Canadense. Sociólogo. Pesquisador da Universidade do Québec em Montreal. Canadá.

 

Jane Paiva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ/Brasil.

 

Janete Maria Lins de Azevedo

Brasileira. Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil.

 

Jaqueline Moll

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS/Brasil, Professora Colaboradora da Universidade de Brasília - UnB/Brasil , e Diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação - MEC/Brasil.

 

Jarbas Santos Vieira

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Brasil.

 

Javier Campo Martínez

Chileno. Pesquisador do Programa interdisciplinario de investigaciones em educación. Chile.

 

Jean Ryoo

Americana. Professora da University of California - UCLA/USA.

 

Jean-Louis Derouet

Francês. Professor do Institut National de Recherche Pédagogique. França.

 

Jefferson Mainardes

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/Brasil.

 

Jenny Assaél Budnik

Chilena. Professora do Departamento de Psicología da Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de Chile.

 

João Barroso

Português. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

 

João dos Reis Silva Júnior

Brasileiro. Doutor em Educação: História, Política, Sociedade. Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Brasil.

 

João Ferreira de Oliveira

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Goiás - UFG/Brasil.

 

João Valdir Alves de Souza

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Jorge Arzate Salgado

Mexicano. Doutor em Sociologia. Professor da Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, Universidad Autónoma del Estado de México.

 

Jorge Gorostiaga

Argentino. Doutor em Filosofia. Professor e pesquisador da Universidad Nacional de San Martín/CONICET/Argentina.

 

Jorge Inzuza Higueras

Chileno. Professor do Departamento de Psicología – Facultad de Ciencias Sociales - Universidad de Chile - FACSO/UCHILE, Chile.

 

José Alcides Figueiredo Santos

Brasileiro. Doutor em Sociologia. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Brasil.

 

José Alfredo Oliveira Debortoli

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG, Brasil.

 

José Ângelo Gariglio

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - EEFFTO/UFMG, Brasil.

 

José Eustáquio Romão

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor do Curso de Mestrado em Educação, na Universidade Nove de Julho - São Paulo - UNINOVE, Brasil.

 

José Geraldo Silveira Bueno

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular da Faculdade de Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - FaE/PUC-SP, Brasil.

 

José Marcelino de Rezende Pinto

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP, Brasil.

 

José Maurício Domingues

Brasileiro. Doutor em Sociologia. Professor e Pesquisador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, Brasil.

 

José Silvério Baía Horta

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Brasil.

 

José Silvestre Coelho

Brasileiro. Bacharel e Licenciado em Filosofia e Licenciado em História. Professor da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH, Brasil.

 

Juarez Tarcísio Dayrell

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado e Coordenador do Observatorio da Juventude da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - OJ/FaE/UFMG, Brasil.

 

Juca Pirama Camargo Gil

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FaE/UFRGS, Brasil.

 

Juçara Maria Dutra Vieira

Brasileira. Especialista em Literatura Brasileira. Conselheira do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (2008-2010) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Secreteária de Finaças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, Brasil.

 

Juliane Corrêa Marçal

Brasileira. Doutora em Edeucação. Professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Júlio Emílio Diniz Pereira

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado III da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Juraci Andrade de Oliveira Leão

Brasileira. Doutora em Estudos Literários . Professora Adjunta na Faculdade Pitágoras - Minas Gerais/Brasil.

 

Jussara de Loiola Araújo

Brasileira. Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais - ICEx/UFMG/Brasil.

 

Karla Cunha de Pádua

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/UEMG/Brasil

 

Karla Silva Costa

Brasileira. Mestre em Educação. Professora Assistente da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas/ Advogada/Brasil.

 

Kátia Regina Moreno Caiado

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos - USCar/Brasil.

 

Kelma Jaqueline Soares

Brasileira. Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social pela Universidade de Brasília - UnB/Brasil.

 

Leandro Ghizini Smargiassi

Brasileiro. Graduado em Direito. Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minas Gerais - FTIEMG e do SINDEX - MG - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração Vegetal, Carvoejamento, Reflorestamento e Similares do Estado de Minas Gerais/Brasil.

 

Leda Scheibe

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular voluntária da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Leila Leane Lopes Leal

Brasileira. Doutora em Metodologia de ensino. Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo/Brasil.

 

Lenira Haddad

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Brasil.

 

Leonora Reyes Jedlicki

Chilena. Professor e pesquisador do Departamento de estudios pedagógicos - Facultad de filosofía y Humanidades - Universidad de Chile.

 

Leticia Carneiro Aguiar

Brasileira. Doutora em Educação. Professora de Tempo Inetgral na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL/Brasil.

 

Licínio Carlos Viana Silva Lima

Brasileiro. Doutor em Ciências da Educação. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal.

 

Lídia Campos Gomes Boy

Brasileira. Pedagoga. Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação - PROPEd/Faculdade de Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FaE/UERJ/Brasil.

 

Liliana Soares Ferreira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Brasil.

 

Lisete Regina Gomes Arelaro

Brasileira. Doutora em Educação. Livre Docente e Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FaE/USP/Brasil.

 

Lívia Maria Fraga Vieira

Brasileira. Doutora em Ciências da Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG. Membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Louis Levasseur

Canadense. Pesquisador - Centre de Recherche Sur la Formation et la Profession Enseignante - CRIFPE/Canadá.

 

Lúcia de Fátima Melo

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Efetiva da Universidade Federal do Acre - UFAC/Brasil.

 

Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno

Brasileira. Doutora em Sociologia. Professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Lúcia Helena Alvarez Leite

Brasileira. Doutora em Pedagogia. Professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Lúcia Maria de Assis

Brasileira. Doutor em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás – UFG/Brasil.

 

Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues

Brasileira. Graduanda em Pedagogia. Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos sobre o Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG/Brasil.

 

Luciana Gruppelli Loponte

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/Brasil.

 

Luciano Mendes de Faria Filho

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Luciano Ricardo de Magalhães Pereira

Brasileiro. Mestre em Ciência Política. Advogado. Professor de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito de Itabira - CENSI/Brasil e integra o Grupo de Pesquisa "Instituições Judiciais e Democracia" CNPQ - DCP/UFMG/Brasil.

 

Lucidio Bianchetti

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Luciene das Graças Miranda Medeiros

Brasileira. Mestre em Educação. Professora da Universidade Federal do Pará - UFPA/Brasil.

 

Lucila de Magalhães Pereira

Brasileira. Psicóloga especialista em Psicodrama. Diretora de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Guaxupé - Minas Gerais/Brasil.

 

Lucília Regina de Souza Machado

Brasileira. Doutora em Educação. Coordenadora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA/Brasil.

 

Luiz Alberto Boing

Brasileiro. Doutor em Educação. Diretor do Centro Pedagógico Pedro Arrupe/Brasil.

 

Luiz Antônio Cunha

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NEPP/UFRJ/Brasil.

 

Luiz Marcelo de Carvalho

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Brasil.

 

Magali de Castro

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Fauldade de Educação e da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas/Brasil.

 

Magaly Robalino Campos

Equatoriana. Pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO/Equador.

 

Magda de Almeida Neves

Brasileira. Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas/Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa /CNPQ- Trabalho e Cidade.

 

Magda Fernandes Braz Furtado

Brasileira. Pedagoga. Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/Brasil e Assessora Acadêmica do Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSI/Brasil.

 

Magna Patrícia de Paula

Brasileira. Pedagoga. Assistente de Pesquisas do Grupo de Estudos sobre o Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG/Brasil.

 

Manuel Parra Garrido

Chileno. Diretor do Departamento de Saúde Ocupacional do Instituto de Salud Publica de Chile

 

Márcia Angela da Silva Aguiar

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/Brasil.

 

Márcia Ondina Vieira Ferreira

Brasileira. Doutora em Sociologia. Professora Associada III da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Brasil.

 

Márcia Souza da Fonseca

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professora e Pesquisadora da Universidad Autonóma de Queretaro/México.

 

Márcio Pochmann

Brasileiro. Doutor em Ciência Econômica. Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada - IPEA/Brasil. Professor licenciado do Instituto de Economia  - IE/Brasil e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - CESIT da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/Brasil.

 

Maria Abádia da Silva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunto 3 da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FaE/UnB/Brasil.

 

Maria Alice Nogueira

Brasileira. Doutora em Ciências da Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Maria Carmen Silveira Barbosa

Brasileira. Doutora em Educação. Professora associada 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/Brasil.

 

Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense – UFF/Brasil  e Professora Visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FSS/UERJ/Brasil.

 

Maria Clara Di Pierro

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FaE/USP/Brasil.

 

Maria Clélia Botelho

Brasileira. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG/Brasil.

 

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação de Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Passeggi

Brasileira. Doutora em Linguística. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Brasil.

 

Maria da Consolação Rocha

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Maria da Graça Nóbrega Bollmann

Brasileira. Doutora em Educação. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL/Brasil.

 

Maria das Graças Rodrigues Paulino

Brasileira. Doutora em Teoria Literária. Professora associada da Faculdade de Educaçao da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Maria de Fátima Cardoso Gomes

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG.

 

María De La Luz Arriaga Lemus

Mexicana. Professora e pesquisadora da Facultad de Economía de la Universidad Nacional Autônoma de Mexico - UNAM/México.

 

Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero

Brasileira. Livre-Docente em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil. Professora na Faculdade de Educação e Pesquisadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROEDES/FaE/UFRJ/Brasil.

 

Maria de Lourdes Melo Prais

Brasileira. Consultora da área de Educação/Brasil.

 

María de Pilar Unda Bernal

Colombiana. Professora da Universidad Pedagógica Nacional - UPN/ Colombia

 

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Brasil.

 

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada e Diretora de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Maria do Carmo Paoliello

Brasileira. Mestre em Educação. Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Brasil.

 

Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto

Brasileira. Doutora em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Políticas educacionais e Trabalho Docente - Gestrado/ FAE/ UFMG/Brasil.

 

Maria Helena Souza Patto

Brasileira. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense - FaE/UFF/Brasil.

 

Maria Inês Gomes de Sá Pestana

Brasileira. Mestre em Psicologia da Educação. Diretora de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionas Anísio Teixeira - INEP/MEC/Brasil.

 

Maria Inês Mafra Goulart

Brasileira. Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Maria Isabel Antunes Rocha

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Maria Isabel da Cunha

Brasileira. Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos  -UNISINOS/Brasil.

 

Maria José Batista Pinto

Brasileira. Mestre em educação. Pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais - GAME/Brasil.

 

Maria José da Silva Fernandes

Brasileira. Doutora em educação escolar. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Maria Juliana de Almeida e Silva

Brasileira. Mestre em Educação. Supervisor escolar da Escola Municipal Eugênio Pimentel Arantes - EMEPA/Brasil.

 

Maria Laura Magalhães Gomes

Brasileira. Doutora em Educação Matemática. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais  -ICEX/UFMG/Brasil.

 

Maria Luiza Rodrigues Flores

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração da Educação da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Membro de Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB/Brasil.

 

Maria Maneiro

Argentina. Doutora em Sociologia. Professora e pesquisadora da Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina e  da Universidad Nacional de San Martín - UNSAM/Argentina.

 

Maria Manuela Alves Garcia

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Brasil.

 

Maria Manuela Soares David

Brasileira. Doutora em Educação Matemática. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Maria Ribeiro do Valle

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Araraquara -FCL/UNES/Brasil.

 

Maria Rita Neto Sales Oliveira

Brasileira. PhD na área da Educação. Titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Profª Associada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Maria Rosimary Soares dos Santos

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Maria Teresa Esteban do Valle

Brasileira. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação. Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense - UFF/Brasil.

 

María Teresa Machado Durán

Cubana. Doutora em Educação. Professora da Universidad de Camaguey/ Cuba.

 

Maria Teresa Santos Cunha

Brasileira. Doutora em Educação/História e Filosofia. Professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/Brasil.

 

Maria Vieira Silva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada I da Universidade Federal de Uberlândia  -UFU/Brasil.

 

Mariano Palamidessi

Pesquisador do Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura -UNESCO.

 

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna

Brasileira. Doutora em Educação: Ciências Sociais. Professora da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Brasil.

 

Marília Fonseca

Brasileira. Doutora em ciências da educação. Professora adjunta, colaboradora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB/Brasil.

 

Mariluce Bittar

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/Brasil.

 

Mário Luiz Neves de Azevedo

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado e Vice-Reitor da Universidade Estadual de Maringá - UEM/Brasil.

 

Marisa Bittar

Brasileira. Doutora em História Social . Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Brasil.

 

Marisa Cristina Vorraber Costa

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/Brasil.

 

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG/Brasil.

 

Marise Nogueira Ramos

Brasileira. Doutora em educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FaE/UERJ/Brasil.

 

Mark Ginsburg

Americano. PhD em Information Systems. President at Seventh Rank Management, LLC.

 

Maurice Tardiff

Canadense. Doutor em Educação. Presidente da High School Pedagógica dos cantões de Berna Jura e Neuchâtel - HEP-BEJUNE/Canadá.

 

Maurício Estevam Cardoso

Brasileiro. Mestre em Políticas Públicas e Educação. Professor do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - Minas Gerais/Brasil.

 

Maurício Pino

Chileno. Mestre em Psicologia. Escuela de psicologia - Pontificia Universidad Católica de Valparaíso/Chile.

 

Menga Ludke

Brasileira. Doutora em Sociologia. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio/ e da Universidade Católica de Petrópolis - UCP/Brasil.

 

Mércia de Figueiredo Noronha Pinto

Brasileira. Mestre em Educação. Professora da Rede Municpal de Belo Horizonte - PBH/Brasil.

 

Michel Boaventura

Brasileiro. Analista de sistemas. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Milton Vidal Rojas

Chileno. Doutor em Ciências Sociais. Sociólogo da Universidade do Chile.

 

Mônica Appezzato Pinazza

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FaE/USP/Brasil.

 

Mônica Correia Baptista

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG/Brasil.

 

Mónica Eva Pini

Argentina. Doutora em Filosofia no Pensamento Educacional e Estudos Socioculturais da Faculdade de of Education. Professora Associada da Universidad Nacional de General San Martín, Escola de Pós-Graduação/Argentina.

 

Myriam Feldfeber

Argentina. Professora Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina e Coordenadora da Rede Latino americana de Estudos Sobre Trabalho Docente - REDE ESTRADO.

 

Nancy Nonato de Lima Alves

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás - UFG/Brasil.

 

Natália Valadares Lima

Brasileira. Assistente de pesquisa do Núcleo de Estudos Sobre Trabalho e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - NETE/FaE/UFMG/Brasil.

 

Naura Syria Carapeto Ferreira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Universidade Tuiuti do Paraná; Professora da Universidade Federal do Paraná  - UFPR/Brasil.

 

Neide Elisa Portes dos Santos

Brasileira. Mestre em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/Brasil.

 

Nélia Aparecida da Silva

Brasileira. Pedagoga. Orientadora pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Campinas e Membro do grupo de estudos "Simplesmente Complexa", da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/Brasil.

 

Nelson Cardoso Amaral

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado II (aposentado) da Universidade Federal de Goiás - UFG/Brasil.

 

Niegel Brooke

Inglês. Doutor em Estudos do Desenvolvimento - Institute of Development Studies. Professor Convidado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Nivânia Maria de Melo Reis

Brasileira. Mestre em educação. Professora Assisitente II da Pontifícia Universidade Católica - PUC-Minas/Brasil.

 

Nora Gluz

Argentina. Professora da Universidad Nacional General Sarmiento/Argentina.

 

Nora Rut Krawczyk

Argentina. Doutora em Educação. Professora RDP da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP/Brasil.

 

Norberto Fernández Lamarra

Argentino. Professor da Universidad Salvador/Argetina

 

Ocimar Munhoz Alavarse

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Olgaíses Cabral Maués

Brasileira. Doutora em ciências da educação. Professora da Universidade Federal do Pará - UFPA/Brasil.

 

Olgamir Amância Ferreira de Paiva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade de Brasília - UnB/Brasil.

 

Olinda Evangelista

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Orlando Pulido Chaves

Colombiano. Professor do Instituto Nacional Superior de Pedagogía da Universidad Pedagógica Nacional de Colombia.

 

Osmar Fávero

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Titular e Pesquisador Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense -  UFF/Brasil.

 

Pablo Imen

Argentino. Professor da Universidad de Buenos Aires - UBA/Argentina. Pesquisador do Centro Cultural de la Cooperación/Argentina.

 

Pablo Venegas Cancino

Chileno. Pesquisador do Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educacion - PIIE/Chile.

 

Paolo Nosella

Italiano. Doutor em Filosofia da Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo - UNINOVE/Brasil e colaborador voluntário do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Brasil.

 

Patrizia Piozzi

Brasileira. Doutora em Filosofia. Professora Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FaE/UNICAMP/Brasil.

 

Pauliane Romano

Brasileira. Pedagoga. Mestranda em Educação na Faculdade de Educação - UFMG e Membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Paulo Vinicius Baptista da Silva

Brasileiro. Doutor em Psicologia. Professor Titular da Universidade Federal do Paraná - UFPR/Brasil.

 

Pedro Humberto Faria Campos

Brasileiro. Doutor em Psicologia Social. Professor titular da Universidade Católica de Goiás - UFG/Brasil e Professor da Universidade Estácio de Sá UNESA/Brasil.

 

Peter Mclaren

Americano. PhD em Educação. Professor da University of California, Los Angeles/Estados Unidos.

 

Priscila Augusta Lima

Brasileira. Doutora em Psicologia da Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Pura Lúcia Oliver Martins

Brasileira. Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR/Brasil.

 

Raquel Pereira Chainho Gandini

Brasileira. Doutora em Educação. Livre docência em educação, Faculdade de Educação da Universidade Metodista de Piracicaba/Brasil.

 

Regina Vinhaes Gracindo

Brasileira. Doutora em Educação. Conselheira do Conselho Nacional de Educação - CNE/Brasil, Secretária Adjunta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED/Brasil e Professora Associada da Universidade de Brasília - UNB/Brasil.

 

Remi Castioni

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor e Pesquisador da Universidade de Brasília - UnB/Brasil.

 

Renato Ferreira

Brasileiro. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana. Professor de Direito da Faculdade Cândido Mendes/Brasil. Pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ/Brasil.

 

Ricardo Cuenca

Peruano. Pesquisador do IEP/Peru.

 

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN/Brasil.

 

Rita de Cássia Pereira Lima

Brasileira. Doutora em Ciências da Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro/Brasil.

 

Roberto Leher

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FaE/UFRJ/Brasil.

 

Rodrigo Cornejo Chávez

Chileno. Doutor em Psicologia. Pesquisador do Observatório de Políticas de Educação do Chile do Fórum Latino-Americano sobre Educação Política - FLAPE/Chile.

 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Associado do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA/Brasil.

 

Rosa María Torres Hernándes

Mexicana. Professora da Universidad Pedagógica Nacional México

 

Rosalba Maria Cardoso Garcia

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/Brasil.

 

Rosana Ferreira Sampaio.

Brasileira. Doutora em Saúde pública. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Rosilene Horta Tavares

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Rosimar de Fátima Oliveira

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Brasil.

 

Rubens Barbosa de Camargo

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor da Universidade de São Paulo - USP/Brasil.

 

Sadi Dal Rosso

Brasileiro. Ph. D. em Sociologia. Professor Titular da Universidade de Brasília - UnB/Brasil.

 

Salomão Antônio Mufarrej Hage

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará - ICED/UFPA/Brasil.

 

Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo

Brasileira. Mestre em Educação. Professora da Rede SESIMinas/Brasil.

 

Samira Zaidan

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta e Diretora da Faculdade de Educação de Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.

 

Sandra L Magri

Brasileira. Diretora do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais - SINPRO-MG.

 

Sandra Maria Zakia Lian Sousa

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Colaboradora da Universidade de São Paulo USP/Brasil e Professora do Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID/Brasil.

 

Sandra Musanti

Argentina. Professora da Universidad Nacional de San Martin/Argentina.

 

Santuza Amorim da Silva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - FaE/UEMG/Brasil.

 

Sara Morgenstern

Argentina. Professora Titular da Universidad Abierta de España/Espanha.

 

Savana Diniz Gomes Melo

Brasileira. Doutora Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil. Membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG/Brasil.

 

Shirlei Rezende Sales

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP/Brasil.

 

Sigfredo Chiroque Chunga

Peruano. Professor Catedrático da Facultad de Educación de la Universidad Mayor de San Marcos/Peru.

 

Silmara de Oliveira Gomes Papi

Brasileira. Mestre em Educação. Professora de ensino superior da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/Brasil.

 

Silvana Ventorim

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/Brasil.

 

Sílvia Cristina Yanoullas

Brasileira. Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta 2 do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília - SER/UnB/Brasil.

 

Silvia Noemi Barco

Argentina. Professora da Facultad de Ciencias de la Educación Universida Nacional del Comahue/Argentina

 

Silvia Tamez

Mexicana. Doutora em Saúde Pública. Professora Universidad Autónoma Metropolitana/Mexico.

 

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

Brasileiro. Doutor em Educação. Livre-docente em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FaE/UNICAMP/Brasil.

 

Sonia Fleury

Brasileira. Doutora em Ciência Política. Professora titular da EBAPE na Fundação Getúlio Vargas – FGV/Brasil.

 

Sonia Kramer

Brasileira. Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio/Brasil.

 

Tânia de Freitas Resende

Brasileira. Doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG/Brasil.

 

Teise de Oliveira Guaranha Garcia

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - USP/Brasil.

 

Telma Aparecida Teles Martins

Brasileira. Mestre em Educação Brasileira. Professora Substituta da Universidade Federal de Goiás - UFG e Professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia – GO/ Brasil.

 

Teodósia Sofia Lobato Correia

Brasileira. Doutora em Renovação do Ensino Através da Pesquisa. Professora Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas – UFAM/ Brasil.

 

Theresa Maria de Freitas Adrião

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Assistente da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/Brasil.

 

Tiago Antônio da Silva Jorge

Brasileiro. Mestre em Educação. Membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/FaE/UFMG.

 

Valdemar Sguissardi

Brasileira. Doutor em Ciências da Educação. Professor Titular da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP,/Brasil.

 

Valdete Côco

Brasileira. Doutora em Educação. Professora no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/Brasil.

 

Valéria Virgínia Lopes

Brasileira. Doutora em Educação. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP/Brasil.

 

Vanessa Cristina Macário de Oliveira

Brasileira. Advogada. Professora do Centro de Ensino Superior de Itabira - CENSIO/Brasil

 

Vânia Cardoso Motta

Brasileira. Doutora em Serviço Social. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH/UERJ/Brasil.

 

Vera Alice Cardoso Silva

Brasileira. Doutora em História, Economia Social e Política da América Latina. Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/ Brasil.

 

Vera Lúcia Bazzo

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Associada nível 1, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Brasil.

 

Vera Lucia Ferreira Alves de Brito

Brasileira. Doutora em Educação. Professora de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Professora de Pós-Graduação da Fundação Universidade de Itaúna – UIT/Brasil.

 

Vera Lúcia Jacob Chaves

Brasileira. Doutora em educação. Professora da Universidade Federal do Pará – UFPA/Brasil.

 

Vera Maria Nigro de Souza Placco

Brasileira. Doutora em Educação. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/Brasil.

 

Vincent Dupriez

Francês. Professeur en Sciences de l'éducation à l'Université Catholique de Louvain - UCL/França

 

Vivian Batista da Silva

Brasileira. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FaE/USP/Brasil

 

Walter Ernesto Ude Marques

Brasileiro. Doutor em Psicologia. Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/Brasil.

 

Walter Omar Kohan

Brasileiro. Doutor em Filosofia. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/Brasil.

 

Wanderson Ferreira Alves

Brasileiro. Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - FaE/UFG/Brasil.

 

Yamile Socolovsky

Argentina. Professora da  Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata/Argentina.

 

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Brasileira. Doutora em Psicologia. Professora Associada da Universidade de São Paulo – USP/Brasil.

 

Zulmira Medeiros

Brasileira. Mestre em Educação Tecnológica. Tutora no Curso Normal Superior (Projeto Veredas) e Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG/Brasil.



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