Dicionário - Verbetes

BIBLIOTECA ESCOLAR

Autor: DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA

Coautor: EDIVANIO DUARTE DE SOUZA

A Biblioteca Escolar corresponde a uma instituição social integrante do sistema educacional, que tem como objetivo atender às necessidades de informação da comunidade escolar, a saber, alunos, professores e funcionários (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, 1985). Na estrutura escolar, apresenta-se como responsável pelos serviços especializados de seleção, aquisição, tratamento, organização, disponibilização e uso de fontes de informação, que se destinam a subsidiar o processo ensino-aprendizagem em todo o sistema educacional.

A funcionalidade da Biblioteca Escolar está condicionada à formação de coleção adequada, à disponibilidade de espaço dinâmico e de profissionais qualificados. As diversas fontes de informação (livros, revistas, jornais, periódicos científicos, bancos e bases de dados, e Internet) se apresentam como elementos indispensáveis à ampliação e à renovação da aprendizagem orientada à participação e à ruptura com as práticas pedagógicas tradicionais centradas no livro didático e no discurso do professor. A Biblioteca Escolar é também responsável pelo oferecimento de serviços de informação à comunidade escolar, que compõem o seu conjunto de práticas e ações de informação, tais como pesquisas bibliográficas e não-bibliográficas, serviços de alerta, serviços de disseminação seletiva da informação, hora do conto, leitura e estudo dirigido, elaboração de textos científicos, exposições, palestras e feiras de livros. Esse conjunto de práticas e ações de informação deve ser planejado sob a coordenação de profissional Bibliotecário, considerando as necessidades de informação da comunidade escolar. A instituição bibliotecária se constitui em instrumento indispensável à superação do estágio de reprodução, muitas vezes, desenvolvido nas Escolas de ensino fundamental e médio, uma vez que se trata de espaço aberto a novas inquirições e análises, apropriado à construção e ao desenvolvimento do espírito pesquisador na comunidade escolar (SOUZA, 2000). A Biblioteca Escolar, nesse sentido, apresenta-se como elemento que capacita os alunos para aprendizagem permanente, estimula a criatividade e a comunicação, facilita a recreação, apoia os professores em sua capacitação e lhes oferece insumos informacionais necessários à tomada de decisões em sala de aula. (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS,  1985).

A Biblioteca Escolar se constitui em uma unidade de informação que tem como finalidade promover apoio à aprendizagem, assim como estimular o hábito à leitura. Para tanto, deve-se valer de instrumentos alicerçados na informação e no conhecimento, de modo que possibilitem efetivos usuários da informação, independentemente do suporte desta, de reunirem condições para se tornarem cidadãos com um pensamento crítico perante a sociedade. Tem como público alvo estudantes, professores, orientadores, pedagogos e demais pertencentes à comunidade escolar na qual se encontra inserida. Deve-se voltar ainda para a promoção de ações culturais de modo a despertar no aluno interesse e motivação para apreensão de novos conhecimentos (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES DE BIBLIOTECAS, 2010).

Considera-se Biblioteca Escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, à pesquisa, ao estudo ou à leitura (BRASIL, 2010).

BIBLIOGRAFIA:

BRASIL. Lei nº 12.244 de 10 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União, Brasília, 25 maio 2010.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES DE BIBLIOTECAS. Manifesto IFLA/UNESCO para a biblioteca escolar. Tradução: Neuza Dias Macedo. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf>. Acesso em: 26 maio 2010.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares.Brasília: Comissão Brasileira de Associação de Bibliotecários, 1985. 280p.

SOUZA, E. D. A prática da pesquisa escolar de alunos do ensino fundamental. 2000. 79f. Monografia (Conclusão de Curso em Biblioteconomia) – Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Biblioteconomia e Documentação, João Pessoa.

 

 

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L
M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V

Dica de pesquisa: năo use acentos!



Verbetes Relacionados



gestradoufmg@gmail.com
TEL.: +55   31   3409.6372
 


AV. ANTÔNIO CARLOS, 6627
BELO HORIZONTE - MG - BRASIL
CEP: 31270-901
HOME
QUEM SOMOS
APRESENTAÇÃO
PESQUISADORES
PARCEIROS
CONTATO
PESQUISAS
PUBLICAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
TESES E DISSERTAÇÕES
OUTRAS PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
EVENTOS
DICIONÁRIO
APRESENTAÇÃO
VERBETES
SOBRE OS AUTORES
AGRADECIMENTO
DEDICATÓRIA