Notícias

Gestrado/UFMG realiza pré-teste em escolas de Pernambuco


Pesquisadores do Gestrado realizaram, entre os dias 18 a 22 de março, visitas técnicas a escolas públicas de Recife, Garanhuns e Tracunhaém para aprimorar o instrumento de coleta de dados a ser utilizado em pesquisa com docentes da Educação Básica do Nordeste do país. Esse procedimento, denominado pré-teste, cumpre os requisitos metodológicos essenciais para garantir o rigor científico de uma pesquisa com base empírica desenvolvida no campo educacional.

Nessa etapa, a equipe realizou entrevistas com o mesmo público-alvo da pesquisa com a finalidade de assegurar o máximo de refinamento do questionário desenvolvido por especialistas de diferentes áreas do conhecimento e, sobretudo, de distintos campos de atuação na área educacional. Os pesquisadores identificaram as questões ou termos de difícil entendimento pelos professores, levantaram os tópicos e as opções de resposta não abrangidas no instrumento e analisaram a ordenação mais adequada de realização das perguntas. Além disso, permitiu-se estimar o tempo gasto na realização das entrevistas.

O pré-teste refere-se à pesquisa “A educação básica pública nos estados do Nordeste – Brasil: condições de oferta e perspectivas para expansão com qualidade”, desenvolvida em cooperação com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). No segundo semestre deste ano, o trabalho de campo contará com a realização de entrevistas junto a mais de 4 mil professores da Educação Básica dos nove estados da região Nordeste, sendo contemplados 81 municípios dos diferentes portes populacionais.

Os resultados da pesquisa servirão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas de melhorias da Educação Básica pública centradas, prioritariamente, nos professores. As especificidades de cada etapa de ensino serão levadas em conta ao identificar e analisar as transformações recentes na organização da Educação Básica em decorrência da obrigatoriedade e ampliação da oferta, da orientação das finalidades e dos resultados das principais avaliações.

 

 

 

 


27/03/2019


[email protected]
TEL.: +55   31   3409.6372
 


AV. ANTÔNIO CARLOS, 6627
BELO HORIZONTE - MG - BRASIL
CEP: 31270-901
HOME
QUEM SOMOS
APRESENTAÇÃO
PESQUISADORES
PARCEIROS
CONTATO
PESQUISAS
PUBLICAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
TESES E DISSERTAÇÕES
OUTRAS PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
EVENTOS
DICIONÁRIO
APRESENTAÇÃO
VERBETES
SOBRE OS AUTORES
AGRADECIMENTO
DEDICATÓRIA