Notícias

"Política Educacional em Contexto de Desigualdade" é lançada 39ª Reunião Nacional da Anped

Esta obra é resultado de um trabalho coletivo de pesquisadores que se dedicaram a sistematizar e analisar as políticas educacionais em desenvolvimento na região Nordeste.

O livro está estruturado em três partes. A primeira oferece ao leitor um quadro de reflexão mais amplo, discutindo como tendências sobre políticas educacionais circulam internacionalmente e suscitam processos de transferência, recepção e adaptação em diferentes contextos. A segunda é composta por estudos que fornecem um panorama atualizado da Educação Básica nos nove estados do Nordeste e permite identificar as principais orientações político-pedagógicas relativas à organização do ensino e ao desenvolvimento da educação nas redes públicas daquela região. A terceira parte inclui contribuições analíticas sobre as políticas educacionais em curso no Nordeste, possibilitando pensar as articulações entre o global e o local.

O livro é resultado parcial da pesquisa Políticas Públicas para melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, financiada pelo CNPq (Edital 22/2016), que tem como seu projeto piloto a pesquisa A Educação Básica pública nos estados do Nordeste, Brasil: condições de oferta e perspectivas para expansão com qualidade, realizada em uma parceria entre o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais e a Fundação Joaquim Nabuco.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Adriana Maria Cancella Duarte - Professora Titular do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG.  Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação. Vice-Coordenadora do Gestrado/FaE/UFMG, filiado à Rede Latinoamericana de Estudos sobre o Trabalho Docente - Rede Estado (CLACSO). Editora de Educação em Revista - UFMG. Desenvolve prioritariamente estudos e pesquisas sobre políticas educacionais e trabalho docente (ênfase nas temáticas das reformas e novas regulações educacionais no Brasil e na América Latina, gestão dos sistemas públicos de educação e gestão escolar).

Cibele Maria Lima Rodrigues - Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), programa associado entre a Fundaj e a UFRPE. Professora no Programa em Rede de Ensino de Sociologia (PROFSOCIO) da Fundaj. Atualmente é Coordenadora Geral da Coordenação do Centro de estudos em Cultura, Identidade e Memória (CECIM) da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj. Coordenadora do Grupo de Trabalho do CLACSO: Políticas educativas y derecho a la educación. Graduada em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Dalila Andrade Oliveira - Professora Titular de Políticas Públicas em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Pesquisadora PQ1A/CNPq e do PPM/FAPEMIG. Coordenadora da Pesquisa Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (Edital 22/2016/CNPq).

SOBRE OS AUTORES:

Adriana e Silva Sousa - Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase no ensino médio e no trabalho docente.

Alda Maria Duarte Araújo Castro - Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), Pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da educação e políticas de educação superior. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 a 2015. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br.

Alexandre Duarte - Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG). Pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG) e membro da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO).

Ana Maria Clementino - Professora de Políticas Públicas e Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité.  Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG) e Membro da Coordenação da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado, Brasil).

Ana Maria Lourenço de Azevedo - Doutora em Filosofia, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Complutense de Madrid/Espanha, professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Criança, Infância e Educação/GEPCIE e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em educação/GEPED/UFS. Membro da comissão científica da Revista PRÁXIS da FPD. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Pedagogia/UFS. Coordenadora do Fórum da Educação Infantil em Sergipe/FEISE. Experiência na área de educação, com ênfase na formação de professores da educação infantil. Publicou artigos e livros, dialogando com os campos da Educação e Sociologia da infância.

Andréia Ferreira da Silva - Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na área de Política e Gestão da Educação. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG, Linha História, Política e Gestão Educacionais. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (LEPPE). Vice-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Região Nordeste - biênio 2019-2021. Foi vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (FORPRED/NE) no período 2017-2018. Coordena o projeto de pesquisa “A política educacional do estado da Paraíba para a educação básica (2011-2018): pressupostos, diretrizes, programas e ações”.

Ângela Cristina Alves Albino - Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Políticas Educacionais. Mestre em Educação pela UFPB, Linha de Políticas Educacionais. Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Linha: Educação, poder e formação de identidades. Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na área de Currículo, Política e Gestão. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC). Editora da Revista Espaço do Currículo (REC). Integra o projeto de pesquisa “A política educacional do estado da Paraíba para a educação básica (2011-2018): pressupostos, diretrizes, programas e ações”.

Angelo Rodrigo Bianchini - Graduado e mestre em Informática (UFSCar) e doutor em Educação (UNESP) e atua nas áreas de Política Educacional e Tecnologias da Educação. Professor Adjunto da UFMA de cursos de licenciaturas, do Mestrado Profissional em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante da linha de pesquisa de História e Políticas Educacionais. Coordenador do PIBID/UFMA/CAPES e Membro do Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente - FEPAD/MA.

Antoni Verger - Professor associado no Departamento de Sociologia da Universitat Autònoma de Barcelona. Investiga a relação entre as instituições de governança global e a política educacional e nos últimos anos especializou-se no estudo de parcerias público-privadas e políticas de prestação de contas em educação. É editor do World Yearbook of Education e do Journal of Education Policy, além de vice-diretor do programa de mestrado europeu Education Policies for Global Development - GLOBED. Desde 2016, coordena o projeto financiado pelo ERC REFORMED - Reformando escolas globalmente: uma análise multiescalar das políticas de autonomia e prestação de contas no setor da educação.

Antônio Cabral Neto - Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutor pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Titular do Centro de Educação da UFRN.  Integra o grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação (CNPq). Foi Pró-reitor de Graduação da UFRN no período de 2003-2007 e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) no período de 2010-2013.

Carlos Henrique Lopes Pinheiro - Professor Adjunto do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, com atuação nos cursos de Bacharelado em Humanidades e no Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (Linha de pesquisa Política, Educação e Linguagens). Líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cidades e Territórios (NECIT). Atualmente trabalha com os/as seguintes temas/temáticas no ensino, pesquisa e na extensão da UNILAB: Ensino superior. Trabalho Docente. Interiorização e Desenvolvimento Regional. Territórios, Cidades e Políticas Públicas.

Cezar Nonato Candeias - Professor do Centro de Educação da UFAL, formado em Pedagogia pela UFPE, Mestre em Educação pela UFBA, Doutor em Educação pela UFPB com Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Valência - Espanha. Coordenador do Núcleo da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho - UNITRABALHO-UFAL. É também, líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Desenvolvimento - UFAL.

Clara Fontdevilla - Doutoranda no Departamento de Sociologia da Universitat Autònoma de Barcelona. Suas áreas de interesse são os mercados de educação, educação e desenvolvimento internacional e a governança global da educação. É membro do GEPS (Globalização, Educação e Políticas Sociais), onde participa do projeto de pesquisa europeu “Reformando escolas globalmente: uma análise multiescalar de políticas de autonomia e prestação de contas no setor da educação”.

Crislaine Santana Cruz - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2015) e mestrado em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da mesma Universidade.  Publicou artigos em revistas especializadas em História da Educação. Professora das redes pública e particular do estado de Sergipe. Tem interesse em temas como: Filosofia da Educação, História da Educação e Pensamento Educacional.

Darcilene Cláudio Gomes - Economista graduada pela Universidade Federal de Uberlândia e concluiu o Doutorado em Economia Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento, Mercado de Trabalho, Indicadores Sociais e Políticas Sociais.

Elizeu Clementino de Souza - Pesquisador 1C CNPq. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Coordenador do GRAFHO (Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 - Paris 8). Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histories de Vie en Formation et de La Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Coordenador do Projetos: “Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem” (CNPq e FAPESB) e “As políticas de educação e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização”, financiada pela FAPESB, no âmbito do Edital 04/2015 - Cooperação Internacional, TO nº INT0014/2016.

Francisca das Chagas Silva Lima - Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação (UFMA) e Doutora em Educação (UFC). Professora Associada da UFMA de cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante da linha de Pesquisa História e Políticas Educacionais, desenvolvendo estudos sobre gestão escolar e de sistemas educacionais, ensino médio e educação profissional, educação de jovens e adultos. Dirige a seção estadual da ANPAE no Maranhão.

José Márcio de Oliveira - Pernambucano do Recife, atualmente é professor Adjunto do Centro de Educação da UFAL onde leciona disciplinas voltadas à política educativa e a legislação educacional. Pedagogo pela UFPE. Doutor em Estudos Sociais e Políticos da Educação pela Universidade de Valencia na Espanha, estuda a Educação Superior brasileira com ênfase na sua avaliação e na formação de professores para a Educação Básica.

Juliana de Fátima Souza - Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Comunicóloga pela PUC Minas. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Atualmente é bolsista de pós-doutorado do CNPq. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais, com experiência nos temas da gestão da educação básica, profissão docente, formação docente, gestão da educação superior, internacionalização da educação superior.

Luís Parcerisa - Doutoranda no Departamento de Sociologia da Universitat Autònoma de Barcelona. Desde 2013 é membro do GEPS (Globalização, Educação e Políticas Sociais), onde participa do projeto de pesquisa europeu “Reformando escolas globalmente: uma análise multiescalar de políticas de autonomia e prestação de contas no setor da educação”. Seus interesses de pesquisa incluem novas reformas na gestão pública no campo da educação, o profissionalismo docente e a análise da privatização da educação e seu impacto nas desigualdades sociais e educacionais.

Lucinete Marques Lima - Licenciada em Pedagogia (UFMA), Mestre (UFPb) e Doutora em Educação (UNESP). Professora Associada da UFMA de cursos de licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante da linha de Pesquisa História e Políticas Educacionais, desenvolvendo estudos sobre Educação Básica e Educação Superior. Representante da UFMA no Fórum Estadual de Educação. Tem experiências em vários níveis da gestão universitária.

Maria Claudia Coutinho Henrique - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), vinculado à Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacionais. Especialista em Filosofia da Educação e graduada em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente integra o projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (LEPPE) “A política educacional do estado da Paraíba para a educação básica (2011-2018): pressupostos, diretrizes, programas e ações”.

Maria José Torres Lima - Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pedagoga e Mestre em Educação (UFS). Professora da rede particular de ensino, atuando no Ensino Fundamental Menor. Agiu em pesquisas sobre “A Constituição Histórica da Universidade Federal de Sergipe (2009) e Construção do Conhecimento Científico dos Professores Pertencentes ao Campo Sergipano/ PROLEC-UFS (2010), sob orientação da Profª Dra. Silvana Aparecida Bretas. Atualmente pesquisa “A oferta de ensino através dos anúncios de jornais sergipanos: a educação doméstica na casa do mestre e da família (1880-1930)”.

Mário Henrique Castro Benevides - Realiza pesquisas na área de ciências sociais, com ênfase em Teoria Social, Sociologia Política e Sociologia dos Imaginários e da Cultura. É atualmente professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), líder do Grupo de Pesquisa em Narrativa, Política e Pensamento Social no Sul Global (NARRAS) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Educação, Cidades e Territórios (NECIT).

Melânia Mendonça Rodrigues - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - área de concentração Estado e políticas públicas. Professora Titular da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Política e Gestão Educacional - UFCG e ao Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba - HISTEDBR/PB - UFPB. Integra o projeto de pesquisa “A política educacional do estado da Paraíba para a educação básica (2011-2018): pressupostos, diretrizes, programas e ações”.

Michael Daian Pacheco Ramos - Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professor do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV, Jacobina. Pesquisador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO).

Silvana Aparecida Bretas - Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atuou como professora da rede básica do ensino municipal e estadual e de curso de Pedagogia das faculdades municipais de São Paulo e em faculdades privadas. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolve pesquisa em educação, com ênfase na História da Educação Superior. Desenvolveu projetos institucionais de extensão como Pacto Nacional pela Alfabetização - PNAIC/UFS (2012-2015) e Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência - PIBID/UFS (2016-2018). Tem publicado com regularidade artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e atuado como parecerista de revistas e comitês científicos. Presta assessoria ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe.

Sônia Maria de Azevedo Viana - Doutoranda e Mestre em Educação (UFS); Especialista em Alfabetização (UNICAMP/UFS); Professora do Curso de Pedagogia e Coordenadora Geral do Núcleo de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Pio Décimo; Editora da Revista Práxis da FPD/SE. Experiência em Gestão da Educação e Formação de Professores. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisa: Criança, infância e educação/GEPCIE e do Grupo de Estudos e Pesquisa em educação/GEPED/UFS. Membro do Fórum da Educação Infantil em Sergipe/FEISE/MIEIB. A produção acadêmica inclui artigos, livros e resumos em eventos no campo da educação e da literatura.

Tiago Antônio Jorge - Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialista em Políticas Públicas pela mesma Universidade. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE/UFMG, e Doutor em Educação pela mesma instituição com estágio na École Normale Supérieure (ENS/Lyon, França). Possui Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES. Atualmente é pesquisador colaborador da Faculdade de Educação - UFMG no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO).

Viviane Toraci Alonso de Andrade - Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (2004) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFPE (2000). Desde fevereiro de 2007, é servidora concursada da Fundação Joaquim Nabuco, lotada desde 2015 na Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (DIFOR). Coordenadora 2016/2019 do Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica. Docente e vice-coordenadora do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio, coordena o Laboratório Multiusuários em Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab). Atua com pesquisas nas áreas de Divulgação Científica, Ciência Aberta e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.

 


21/10/2019


[email protected]
TEL.: +55   31   3409.6372
 


AV. ANTÔNIO CARLOS, 6627
BELO HORIZONTE - MG - BRASIL
CEP: 31270-901
HOME
QUEM SOMOS
APRESENTAÇÃO
PESQUISADORES
PARCEIROS
CONTATO
PESQUISAS
PUBLICAÇÕES
ARTIGOS
LIVROS
TESES E DISSERTAÇÕES
OUTRAS PUBLICAÇÕES
NOTÍCIAS
EVENTOS
DICIONÁRIO
APRESENTAÇÃO
VERBETES
SOBRE OS AUTORES
AGRADECIMENTO
DEDICATÓRIA