Pesquisadores

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Coordenação

Dalila Andrade Oliveira

Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. Bacharel em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005), na Université de Montréal, Canadá (2005) e atuou como Fellow Visiting no Instituto de Educação da Universidade de Londres - IOE (2014- 2015). Esteve como professora vistante em diferentes universidades estrangeiras, entre elas, Universidade de Lisboa (Portugal), École Normal Superieur (Lyon, França), Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de San Luis, Argentina, Universidad de Vic (Espanha), Université de l'État du Haiti e outras. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Educación, politica y movimientos sociales" (2006-2009) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO (2012-2014). Vice-presidente (2005-2009) e Presidente (2009/2013) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado). Coordenadora da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Co-Chair da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (LASA). Autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Pesquisadora PQ 1A do CNPq.

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Vice-Coordenação

Adriana Maria Cancella Duarte

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenadora do Programa de Doutorado Latino Americano em Educação do PPGE - FAE - UFMG. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa: Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO/FAE/UFMG, filiado à Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente Rede Estrado (CLACSO). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana - UERJ (2008). Doutora em Educação - UFMG (2002). Estudos e pesquisas nas áreas de política educacional e trabalho docente (ênfase nas temáticas das reformas e novas regulações educacionais, gestão dos sistemas públicos de educação e das escolas).

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Professores

Álvaro Moreira Hypólito

Álvaro Moreira Hypolito concluiu o Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction - University of Wisconsin - Madison em 2004. É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Publicou 34 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em Anais de eventos. Possui 21 capítulos de livros e 11 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Orientou 8 trabalhos de iniciação científica e 12 trabalhos de conclusão de curso de especialização e de graduação nas áreas de Educação e Economia Doméstica. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Orientou sete trabalhos de dissertação de mestrado e orienta 5 teses de doutorado, uma como co-orientador. Participou de vários projetos de pesquisa, sendo que coordenou vários destes. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade.

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Cláudia Starling Bosco

Professora Adjunta-A (Faculdade de Educação /UFMG) Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES - UFMG. Doutora em Educação (FAE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014); Mestre em Educação (FAE/UFMG); Especialista em Educação Ênfase na Ação Pedagógica (CEPEMG) e em Alfabetização (PUC/MG); Graduada em Pedagogia (UFMG). Na área profissional experiência na Direção Acadêmico-Pedagógica e na Docência no Ensino Superior, Coordenação e Docência na Educação Básica, Autora de material didático para Curso de Pedagogia EaD; Co-autora de coleção de livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Envolvida em pesquisas sobre argumentação, gêneros discursivos, produção de texto e formação de professor na Educação Básica e no Ensino Superior. Participante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG) e ao Grupo de pesquisa GEPECEMAT (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - UFSC).

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Danielle Cireno Fernandes

 

Danielle Cireno Fernandes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), PhD. em Sociologia - University of Wisconsin-Madison (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2001-2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo editorial das revistas Sociology of Education e Population Review. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É fundadora e coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS-UFMG (www.cecaps.org).

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Eliza Bartolozzi Ferreira

Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPEUFES) e Secretária adjunta da ANPED (gestão 2009-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão escolar e planejamento na Educação Básica.

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Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: polîtica educacional, trabalho docente, e educação do campo. Em 2011 concluiu uma residência pós doutoral na Université de Montreal, onde desenvolveu pesquisa sobre a evolução do campo da adaptação escolar no Québec. Atualmente realiza sua segunda residência pós doutoral no Gestrado - Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente, na FaE/UFMG, onde se dedica à pesquisa "O trabalho docente na educação básica no Brasil". Doutor em Políticas Pública e Formação Humana pelo PPFH/ UERJ (2009), concluiu o mestrado em Educação na UFMG (2003), onde pesquisou efeitos das reformas educacionais sobre a saúde docente, mais especificamente, a saúde vocal. Possui graduação em Fonoaudiologia (FAMIH, 1999) e Bacharelado em Psicologia (UFMG, 2000).

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Lívia Maria Fraga Vieira

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação - Université René Descartes- Paris V (2007). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente e formação de professores. Integra, como pesquisadora, o Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI, ambos da UFMG.

 

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Savana Diniz Gomes Melo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Coordenadora da linha de pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Sub-Chefe do Departamento de Administração Escolar da FAE/UFMG. Pós-doutora com vínculo na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña, Galícia, Espanha (2014). Doutora em Educação (2009) e Mestre em Educação (2002), ambos na Linha de Pesquisa Políticas Públicas, na FAE/UFMG. Graduada em Serviço Social (PUC-MG). Realizou estágio doutoral na Universidade de San Martin, em Buenos Aires, Argentina (2007). Servidora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) de 1984 a 2009. Leciona as disciplinas Política Educacional; Trabalho Docente e Relações de Trabalho nos Sistemas de Ensino; ambas na graduação (Pedagogia e Licenciaturas) e Capitalismo Contemporâneo, Educação e Tecnologia no Brasil, na pós-graduação. Integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FAE/UFMG) desde 2002 e o Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG) desde 2015. É membro da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO), da Rede Universitas/BR, e da Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Possui estudos e publicações na área de educação, com ênfase em temas como Políticas Públicas em Educação, Reforma do Estado, Conflitividade Educacional, Ensino Médio, Educação Profissional, Trabalho Docente e Organização Político Sindical Docente.

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Demais Pesquisadores

Alexandre William Barbosa Duarte

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, assistente de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG.

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Ana Maria Alves Saraiva

Graduada em Educação Física (1988). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação / UFMG ( 2009) na linha de Políticas Públicas e Educação, com a dissertação intitulada: A relação entre o projeto pedagógico e a aprendizagem dos alunos em escolas participantes do projeto GERES em Belo Horizonte. Professora da Rede Municipal de Educação de Contagem. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO). Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.

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Ana Maria Clementino

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação/ UFMG. Assistente de Pesquisa do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente/ FaE/UFMG. Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd.

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Betânia Duarte Guimarães

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, Didática do Ensino Superior e Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação e sáude, formação profissional, certificação de competências, políticas públicas, trabalho docente.

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Camila Benevenuto

Pedagoga, mestranda em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é bolsista de iniciação científica do GESTRADO/FaE/UFMG. Atuou como pesquisadora no projeto: "Quem são os graduandos de Pedagogia ingressos na FaE/UFMG na versão do novo curriculo?" Trabalhou como bolsista de monitoria no Colegiado de Pedagogia da Fae/UFMG em 2010, atuou como bolsista de extensão do projeto Educação Integral/ Educação Integrada em tempo integral: Concepções e práticas na educação e Práticas na Educação Brasileira: Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil: Estudo Qualitativo, no ano de 2009. Exerceu atividade como auxiliar de Educação Infantil do maternal III, no Colegio Padre Eustáquio também no ano de 2009.

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Carlos Alexandre Soares da Silva

Mestrando em Politica Educacional FaE/UFMG, bacharel e licenciado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente trabalha como assistente de pesquisa no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da UFMG (GESTRADO/ FaE-UFMG). Tem experiência em metodologias quantitativas e qualitativas. Trabalhou como professor de sociologia na Rede Estadual de Minas Gerais. Áreas de interesse: Educação, Trabalho Docente, Politicas Educacionais, Estratificação e Mobilidade Social, reestruturação produtiva, mercado de trabalho e jovens.

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Cibelle de Souza Braga

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação da FaE/UFMG e professora da Educação Infantil em Contagem/MG. Assessora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria de Educação de Contagem de outubro de 2009 até dezembro de 2012. Tutora da Educação a Distância no curso Disseminadores de Educação Fiscal da ESAF no segundo semestre de 2011 e segundo semestre de 2013. Professora da Educação Infantil e 1º Ciclo de Contagem/MG de 2005 até 2009. Supervisora pedagógica na rede estadual de 2002 até julho de 2005. Professora da Educação Infantil na rede privada em 2001.

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Danilo Marques

Graduando em Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais.

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Edmilson Antonio Pereira Junior

Possui graduação em Estatística (2003), especialização em Segurança Pública (2008) e mestrado em Sociologia (2011). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE-UFMG) e pesquisador do Gestrado.

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Edna Martins Borges

Graduada em História pela UFMG, Especialização em Gestão Escolar, Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo/ Fundação João Pinheiro, doutoranda em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/FaE/UFMG). Tem experiência em gestão educacional, avaliação externa e formação docente. Ocupou o cargo de Coordenadora-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Membro da Comissão Executiva de organização da Conferência Nacional de Educação. Atualmente é assessora institucional da Escola de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação MAGISTRA da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e consultora pedagógica de escola privada.

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Erivane Rocha Ribeiro

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), doutoranda em Educação da FaE/UFMG (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais) e integra o Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Especialista em Educação Tecnológica também pelo CEFET-MG. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1995). Atualmente é docente do Centro Universitário Newton Paiva, atua em curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas na FATEC-SENAI-Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/MG do Sistema FIEMG e consultora na empresa Óptica Renascer. Participa como bolsista do Programa Escola Integrada na UFMG pela Secretaria Municipal de Educação-SMED. Experiência na área da Educação, com ênfase em educação superior, em educação profissional, ministrando as seguintes disciplinas: Empreendedorismo e projetos empresariais em Psicologia, Gestão de pessoas, negociação, jogos empresariais, criatividade, relações humanas, didática, administração de vendas, normalização e qualidade.

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Francely Priscila Costa e Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Educação.

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Francilene Macedo Rocha

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como monitora do Departamento de Administração Escolar, na disciplina Política Educacional. Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais.

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Heloisa Silva de Oliveira Gomes

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de iniciação científica.

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Jacqueline Moreno Theodoro Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), especialização em Gerência e Tecnologia da Qualidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993), mestrado em Tecnologia/Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2001) e curso de Magistério de 1o Grau pelo Governo do Estado de Minas Gerais (1985). Atualmente é Pedagoga, servidora técnico-administrativa, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e pesquisadora do Gestrado (UFMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em trabalho coletivo, Instituições Federais de Educação Tecnológica e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

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Juliana Brito de Souza

Realizou pós-doutorado no Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente da FaE/UFMG através do PNPD/CAPES. Mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da UFMG, onde defendeu a tese "A Expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia: nova face da educação profissional e tecnológica", selecionada para apresentação na 35.ª reunião da ANPED. Membro da Red Estrado e do GT 11 da ANPED. Especialista em criminologia pela Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Direito pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - Campus São João del Rei. Em sua experiência profissional, destacam-se: a atuação como coordenadora pedagógica na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Lagoa Santa (UNIPAC) por mais de dez anos, a coordenação de trabalhos no Seminário "Políticas educativas para América Latina: praxis docente y transformación social" na Universidad de Chile e a participação como professora pesquisadora no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil.

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Juliana de Fátima Souza

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Sociologia da Educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Especialista em Gestão da Responsabilidade Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Membro da INR/WERA (International Research Network of World Education Research Association) cujo tema de estudos é "Education policies and the restructuring of the educational profession facing the challenges of globalization". Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) sobre Política Educativa e Direito à Educação. Interesse em políticas de educação superior; internacionalização da educação superior; trabalho docente.

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Lídia Campos Gomes Boy

É mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG na linha de Políticas Públicas: Concepção, Implementação e Avaliação (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atuou como professora municipal e coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. É atualmente membro e pesquisadora no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) filiado a Rede Estrado (REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE).

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Lorena de Jesus Castro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é monitora de graduação da disciplina de Alfabetização e Letramento II.

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Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues

Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação - UFMG (2016), na linha de Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação - UFMG (2012) . Atualmente é Professora Municipal de Santa Luzia - MG, Professora designada da Rede Estadual de Minas Gerais REEMG, no curso normal/Magistério, e membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/Faculdade de Educação/UFMG

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Luiz Fernando da Silva

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG, Sublinha Políticas Públicas. Mestre em Educação pela FAE/UFMG, com a dissertação Grupos Comunitários nos Colegiados Escolares: entre o instituído e o realizado . A experiência de duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da FAE/UFMG. Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte desde 1994, com experiência em coordenação pedagógica, direção escolar e docência em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Pedagogia (FAE/UFMG/2006) e Filosofia (PUC/MG/1989).

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Magna Patrícia de Paula

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, na linha de Políticas Públicas e Educação e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente atua como professora efetiva no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Já foi servidona na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte - SMED, atuou como bolsista de Apoio Técnico e Iniciação Científica e como Auxiliar de Pesquisa na Faculdade de Educação - UFMG, no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO. Tem experiência em trabalhos envolvendo professores da educação básica, em pesquisas relacionadas à realidade dos trabalhadores docentes e às políticas educacionais, além de ter participado de projetos sociais e diálogos com comunidades carentes.

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Maíra Lana Kascher Santos

Bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente cursando licenciatura em ciências sociais pela mesma universidade. Possui experiência em ciência política, atuando principalmente nos seguintes temas: accountability, accountability societal e corrupção.

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Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto

Pós-doutorado em Educação pelo CNPq na Faculdade de Educação da UFMG de 2012 a 2013. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, em Políticas Públicas e Educação, concluído em novembro de 2010. Pedagoga formada pela UFMG em 1968 e Mestrado em Educação na UFMG em 2004. Estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá no Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante - CRIFPE/UM. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado) da FAE/UFMG. Atua como pesquisadora sobre as políticas públicas da Educação Básica, destacando-se os seguintes temas: a regulação educacional e a obrigação de resultados, a gestão educacional e as condições de trabalho docente. 

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Mércia de Figueiredo Pinto Noronha

Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1993), Especialista em Psicopedagogia pelo CEPEMG (2000) e em Gestão de Políticas Sociais pela PUC/MG (2004). Mestre em Educação pela FAE/UFMG (2009) na linha de Políticas Públicas e Educação, cuja dissertação é intitulada 'O trabalho docente na educação infantil pública em Belo Horizonte'. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte desde 1992. Atuou na Gerência de Coordenação da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e na Gerência Regional de Educação, na formação de professoras da educação infantil. Atualmente faz parte da equipe técnica da Gerência de Autorização e Funcionamento da Educação Infantil. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente -GESTRADO e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e Educação Infantil - NEPEI, ambos da UFMG.

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Michel Almada de Castro Boaventura

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). , atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados e mineração de dados .

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Neide Elisa Portes dos Santos

Doutora em Educação na Linha de Políticas Públicas e Educação (2014) e Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2003) na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana; graduada em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência; qualificação; certificação profissional; políticas públicas; pedagogia empresarial e trabalho docente. É pesquisadora no Gestrado ? Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da FAE/UFMG e do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Formação Docente e Discurso Pedagógico da FAE/UEMG. É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Conhecimento e Educação da FAE/UEMG. 

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Nicole Faria Batista

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Antropologia da Educação, por participar da pesquisa Aprender é fazer: investigando a aprendizagem na prática cotidiana, sob a orientação da Profa. Dra. Eliene Faria (COLTEC - UFMG). Foi integrante do Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da UFMG, entre abril de 2013 e janeiro de 2015. Em 2012 foi integrante do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas Educacionais e Trabalho Docente no Brasil (GESTRADO- FAE). Realizou intercâmbio acadêmico no Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, no primeiro semestre de 2015.

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Pauliane Romano Cirilo

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010-2012), cujo tema de pesquisa foi: As políticas de valorização docente no estado de Minas Gerais, sob orientação da Profa. Dalila Andrade Oliveira e Co-orientação da Profa. Savana Diniz Gomes Melo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq (2006-2009) , na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente com os temas Gestão Escolar e Trabalho Docente. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO.

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Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo

Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo é doutoranda em educação pelo PPGE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela UFMG (2001), especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atua na área de Educação, com ênfase em Política Educacional. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes são: Trabalho Docente, Gestão Educacional, Política Educacional e Educação Básica. (15/11/2005).

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Samilla Nayara dos Santos Pinto

Possui graduação em Pedagogia, com formação complementar em Educação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2016, iniciou o mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, da UFMG. Integra o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG), desde o ano de 2013, e o Grupo de Pesquisa Universitatis (FaE/UFMG), desde novembro de 2015. Atua em estudos nas seguintes temáticas: Ensino Médio, Trabalho Docente, Valorização do Magistério e Sindicalismo Docente. 

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Sandro Coelho Costa

Doutor em Educação pela UFMG, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Congonhas, professor de Geografia na rede estadual de Minas Gerais e Coordenador Adjunto do PRONATEC - IFMG Campus Congonhas , atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação, educação infantil, educação à distância, políticas públicas, financiamento da educação, pacto federativo.

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Silvia Cristina Yannoulas

Possui graduação em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), mestrado em Ciências Sociais com área de concentração em Educação pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Sede Acadêmica Argentina (FLACSO/Argentina), doutorado em Sociologia com área de concentração em Sociologia da América Latina e Caribe pelo Programa de Doutorado Conjunto FLACSO/Brasil - Universidade de Brasília (UnB), e Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade de Brasília-Brasil (PPGPS/SER/UnB). Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis/SER/UnB), e participa dos Grupos Politiza/SER/UnB e Gestrado/FAE/UFMG. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da UnB (Nepem/CEAM/UnB). Integra o Conselho Assessor do Programa Regional de Formação em Gênero e Políticas Públicas (PRIGEPP) da FLACSO/Argentina. Participa do comitê editorial das revistas Revista Cuestión Urbana (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Zona Franca (Universidade Nacional de Rosario, Argentina), e Feminismos (Universidade Federal da Bahia, Brasil). Membro de Associações Científicas: Abepss - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; Anped - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação; e Redestrado - Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente. Tem atuação nas seguintes áreas: Política Educacional, Educação e Pobreza, Estudos de Gênero, Sociologia do Trabalho, Política Social.

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Sueli Machado Pereira de Oliveira

Doutora em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG; Mestre em Educação pela PUC Minas; Graduada em Pedagogia - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Especialista em Fundamentos da Educação pela AMEPC; Especialista em Teorias e Práticas Atuais em Administração Educacional pela UNICAMP e Especialista no Ensino de Ciências - Informática Educativa pela UFMG. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciê