2o Seminário “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para a Avaliação Formativa”

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Nos dias 25 e 26 de Março22 professores/as participaram do 2o Seminário “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para a Avaliação Formativa” desenvolvido no decorrer de 2023. O projeto foi elaborado pela Internacional da Educação em sete países: Brasil, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Gana, Malásia, Uruguai e Suíça. O principal objetivo foi compreender os processos de avaliação da aprendizagem de estudantes das escolas públicas.

O seminário teve a participação do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG), do presidente da CNTE, Heleno Araújo, da vice-presidente, Marlei Fernandes, da secretária geral, Fátima Silva, e da secretária de Assuntos Educacionais, Guelda Andrade, como também de representantes da Internacional da Educação (IE), e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os temas discutidos no seminário foram todos direcionados para avaliações em larga escala e o modo como elas interferem na sala de aula, além de discutir a necessidade de descontruir o atual sentido das avaliações, que tem se apresentado como uma forma de punição. O evento abordou também como a necessidade do docente ser o protagonista na elaboração de novas práticas de avaliação; as dificuldades enfrentadas na avaliação educacional em um país diverso e desigual como o Brasil Para Heleno Araújo presidente da CNTE esse projeto desenvolvido com os professores tem grande importância com as causas sindicais. Segundo ele, “o movimento sindical está enfrentando uma uniformalização em todo mundo, com o intuito de nos enquadrar em processos avaliativos, processos que geram competição, já que a cada ano existe um ranking de qual município do Brasil vai se sair melhor no IDEB ou no Pisa. E de acordo com Heleno esses índices tem influenciado a postura que deve ser a adotada dentro da sala de aula. Essa pesquisa apresentada no seminário vai no caminho contrário, porque mostra que os profissionais da educação que devem dominar esse processo da avaliação a partir de dentro da sala de aula e da escola e com isso impedir que avaliação externa venha influenciar nossa atuação dentro de sala. Devido a isso a grande importância de discutir o tema”.