Conheça a nova pesquisa do Gestrado/ UFMG
Publicado emCoordenado pela professora Dalila Andrade Oliveira, esse projeto é fruto de parceria desenvolvida nos últimos dez anos entre pesquisadores de diferentes instituições e tem como objeto o estudo dos impactos da pandemia sobre o direito à educação e sobre a reconfiguração do trabalho docente no Brasil.
Sua intenção é constituir um Observatório da Educação Básica como instrumento de controle social das políticas públicas de Educação. Para isso, o projeto envolve pesquisadores de vários programas de pós-graduação no Brasil, em uma articulação com pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas de países latino-americanos e europeus que vem realizando pesquisas em perspectiva comparada.
Vale lembrar também que o Observatório é resultante de estudos precedentes realizados na Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) e pela International Research Network (INR), no âmbito da World Education Reaserch Association (WERA), das quais fazem parte os proponentes deste projeto.
Acordo de Cooperação
A cooperação entre os diferentes grupos de pesquisa ocorre por meio de intercâmbio que compreende desde a realização de estudos em perspectiva comparada, a produção de tecnologia voltada à disseminação dos resultados e à formação de professores, até a criação e promoção de espaços de diálogos com os setores implicados na agenda educacional (profissionais, estudantes e suas famílias, sindicatos, gestores públicos e privados, entre outros) e a formação de novos investigadores.
Objetivo
Pretende-se com esse projeto possibilitar, por meio da cooperação entre diferentes programas de pós-graduação, a construção de sínteses científicas acerca dos efeitos da pandemia sobre a educação básica brasileira em distintos aspectos e dimensões, bem como a tradução e a transferência de resultados de pesquisas.
Com esse intuito, a proposta recorre à constituição de um observatório da educação básica com produção de conhecimento sobre a realidade em foco, por meio de abordagem interdisciplinar, envolvendo os diferentes programas de pós-graduação, fortalecendo a formação de mestres e doutores, ao mesmo tempo que possibilita o monitoramento contínuo das políticas públicas em educação.