Ciclo de Debates Formativo: Classe Trabalhadora no Século XXI, On-line

Data: 23/02/2021

Local: On-line

Gratuitas, vagas são limitadas e inscrições disponíveis até 05 de fevereiro de 2021

Começa hoje as inscrições para o curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” que compõe o “Ciclo de Debates Formativos”, promovido pela parceria entre o Instituto Lula, no âmbito da sua recém-criada Escola de Verão, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) e a Rede Latino-americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Red Estrado Brasil). A proposta é promover o debate sobre “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” e os dilemas contemporâneos dos/as trabalhadores/as brasileiros/as. As vagas são limitadas e o ciclo será ministrado entre os dias 23/02 e 06/04 de 2021.

Destinado a trabalhadores/as, aos/às dirigentes sindicais, às lideranças políticas, aos/ às estudantes de graduação e pós-graduação e aos/ às professores/as interessados /as na discussão sobre o trabalho, o curso será conduzido a partir das discussões do livro “A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia”, organizado por Dalila Andrade Oliveira e Marcio Pochmann.

A estrutura do curso será composta por exposições dos convidados/as e debates transmitidos ao vivo, como também atividades de reflexão, com indicações de leituras e participações em fóruns moderados de debates. O ambiente virtual utilizado será a ferramenta Google Classroom, que estará disponível com todas as orientações das atividades previstas para os/as participantes inscritos/as.

Quanto à obtenção do certificado, os/as inscritos/as matriculados/as terão que comprovar 75% de participação nas atividades sugeridas e realizar as tarefas propostas ao longo do ciclo. Já para aqueles/as que desejarem apenas acompanhar as exposições e os debates, todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelos canais Facebook e Youtube dos parceiros/as Instituto Lula, Red Estrado e CNTE.

Informações:

Debates com atividades síncronas, 18 horas, basicamente exposições dos/as convidados e os debates transmitidos ao vivo e atividades assíncronas, 42 horas, textos de leitura, atividades de reflexão e fóruns moderados de debates, divididos em três processos:

– Atividades síncronas: 12 encontros (terça-feira e quinta-feira), às 19 horas, com 1h30min cada, pelo canal do YouTube Instituto Lula (e simultaneamente com os canais do YouTube GESTRADO, RED ESTRADO, CNTE e Facebook: Instituto Lula, GESTRADO, RED ESTRADO e CNTE).

– Atividades assíncronas.

– Atividade Avaliativa.

Todas orientações para o ciclo acontecerão pela Google Classroom fechado, só sendo possível acessar depois de inscrição aprovada. Com carga horaria de dedicação em 60 horas. O cronograma prévio de atividades divulgado abaixo e está sujeito a alterações:

DatasTemáticasExpositores
23/02/2021, terçaAberturaMarcio Pochmann; Dalila Andrade Oliveira
23/02/2021, terçaNo centro do capitalismo mundialArtur Henrique S. Santos
25/02/2021, quintaNa periferia do capitalismo mundial: o caso do Brasil Marcio Pochmann  
02/03/2021, terçaA situação do sindicalismoAnderson de S. Campos 
04/03/2021, quintaPapel das negociações coletivas de trabalhoCamila Yuri Santana Kuta; Luís Augusto Ribeiro da Costa
09/03/2021, terçaImpacto da Justiça do TrabalhoLuiz Philippe Vieira de Mello Filho; Renata Queiroz Dutra
11/03/2021, quintaAtuação do Ministério Público do TrabalhoCarolina De Prá Camporez Buarque; Tadeu Henrique Lopes da Cunha
16/03/2021, terçaVida e trabalho das mulheresNatália Leão; Giulliana Bianconi
18/03/2021, quintaTeletrabalhadoresMaria Aparecida Bridi
23/03/2021, terçaTrabalhadores nas empresas com plataforma digitalLudmila Costhek Abílio 
25/03/2021, quintaTrabalho em casa em tempo de home officeBárbara Vallejos Vazquez 
30/03/2021, terçaOs trabalhadores do turismoCesar Sanson
06/04/2021, terçaTrabalhadores da educaçãoDalila Andrade Oliveira; Edmilson Pereira Junior

Inscrições: Acesse aqui.