Escola Doutoral 2019, Lisboa
Data: 04/11/2019
Local: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
A Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente tem como propósito promover a formação de estudantes de pós-graduação interessados no estudo de políticas educativas e suas interfaces com as questões relativas ao trabalho e à profissão docente.
A Escola foi especialmente pensada para estudantes de pós-graduação do IE-ULisboa envolvidos em estudos de políticas educativas no âmbito da linha de investigação “Forças de mudança em educação” da UIDEF, assim como doutorandos e jovens doutores envolvidos na pesquisa internacional ‘Políticas Públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados’.
Esta pesquisa envolve uma rede de cooperação entre pesquisadores que se têm dedicado ao estudo sobre os efeitos das políticas educativas sua circulação e transferência em âmbito internacional e seus efeitos sobre a reestruturação da profissão docente, incluindo uma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e equipas de diversas universidades de América Latina (Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal de Pelotas; Fundação Joaquim Nabuco; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Universidade de Buenos Aires; Pontificia Universidade Católica de Valparaíso) e da Europa (Universidade de Strasbourg e Universidade de Málaga).
As atividades desta iniciativa de cooperação científica e intercâmbio académico visam contribuir para: a construção de quadros concetuais sobre a circulação das políticas educativas e a reestruturação da profissão docente; o aprofundamento de questões teórico-metodológicas de análise das políticas educativas e das mudanças que se operam no trabalho e profissão docente, designadamente na formação e trajetórias socioprofissionais, perfis, modalidades de ingresso, avaliação e progressão na carreira.
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Mais informações: http://www.ie.ulisboa.pt/events/escola-doutoral-politicas-publicas-e-trabalho-docente.