Qualidade que se inscreve na formação de altos valores humanos, associa-se
à formação de valores em geral e em particular, à necessidade de que os profissionais
coloquem seus conhecimentos ao serviço da sociedade. A formação integral é um
processo e, ao mesmo tempo, um resultado com o qual a escola cubana se
compromete desde os primeiros níveis de ensino, que procura preparar o homem em
todos os aspectos de sua personalidade prepará-lo para a vida , e está ancorada
no mais genuíno do pensamento pedagógico cubano, em especial, nas ideias de
José Martí, Herói da República de Cuba, que antecipou no século XIX que educar
é depositar em cada homem toda a obra humana que lhe antecedeu: é fazer de cada
homem síntese do mundo vivente até o dia em que vive; é levá-lo ao nível de seu
tempo, para que flutue sobre ele, e não deixá-lo por debaixo de seu tempo, com
o que não poderá sair à superfície, é preparar o homem para a vida (MARTÍ, p.
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O Ministério de Educação, em coordenação com os organismos, organizações
e instituições da sociedade, assume a Missão da formação integral comunista das
atuais e das futuras gerações de patriotas, assim como do pessoal docente que
terá sob sua responsabilidade essas funções na escola. São objetivos estratégicos
no cumprimento dessa Missão os seguintes: 1. conseguir que toda a população
cubana com ênfase nas crianças,
adolescentes e jovens a partir do desenvolvimento de suas capacidades, transformem
as oportunidades que a Revolução lhes brinda em verdadeiras possibilidades de
adquirir uma cultura geral integral; 2. aperfeiçoar o sistema educativo cubano,
integrando os Programas da Revolução e o trabalho educativo dos docentes, a família
e as organizações, a partir da elevação contínua da exemplaridade dos educadores
e de sua capacidade de formar crianças, adolescentes e jovens sadios, cultos, verdadeiramente
revolucionários e com consciência de produtores; 3. elevar a qualidade da
formação inicial dos profissionais da educação a partir do incremento da docência
com caráter presencial e de uma melhor preparação das equipes docentes
responsáveis, para desenvolvê-la nos diferentes âmbitos em que transcorre o processo docente-educativo e, ao
mesmo tempo, consolidar a superação sistemática dos docentes em exercício por
diferentes vias, tudo isso obtido no marco do aperfeiçoamento da concepção da
universalização da Educação Superior Pedagógica. (VELÁZQUEZ, 2010, p. 8-9).
A formação integral no contexto do processo de formação de profissionais identifica três dimensões
essenciais, que, em sua integração, expressam a preparação do profissional para
seu desempenho na sociedade. São elas: a dimensão instrutiva, a dimensão educativa e
a dimensão desenvolvimentista, contudo, como fez notar
Horruitiner (2006, p17 e ss), implica
também a necessidade de conseguir um profissional criativo, independente,
preparado para assumir sua autoeducação durante toda a vida, que seja capaz de
manter-se constantemente atualizado, que utilize as oportunidades oferecidas pelas
universidades na pós-graduação e que
responda às necessidades do desenvolvimento do país da mesma maneira, estar preparado para trabalhar em coletivos,
em equipes multidisciplinares e para participar ativamente na construção social
do conhecimento.
O Enfoque
Integral para la Labor
Educativa en las Universidades (Enfoque Integral para a Atividade Educativa nas Universidades)constitui
uma estratégia principal dentro
do sistema de influências educativas que se ramifica nos níveis de
faculdade, departamento e grupo estudantil e implica a toda a comunidade universitária
no propósito de alcançar a formação dos valores que devem caracterizar um profissional
na época atual.
A formação integral encontra no projeto educativo um instrumento mobilizador.
Tem especial relevância esse documento onde se reflete o delineamento de tarefas
que realiza cada grupo em conjunto com seus professores a partir do diagnóstico
individual e grupal das necessidades educativas. Seu fim último consiste em que
os futuros profissionais alcancem, de maneira consciente, níveis
qualitativamente superiores de desempenho profissional integral.
Segundo P Horruitiner, considera-se que um profissional se forma
integralmente quando possui uma sólida preparação científica e técnica, uma
ampla formação humanística, um
amplo desenvolvimento de seu pensamento
filosófico, está formado em amplos valores éticos, morais, sociais em geral e, em sua atuação, mostra-se
comprometido com o desenvolvimento econômico e social do país. Esse mesmo
autor, que desempenha o cargo de diretor na Dirección de Formación de
Profesionales del Ministerio de Educación Superior de Cuba (Direção de
Formação de Profissionais do Ministério de Educação Superior de Cuba), cita
como exemplo os milhares de médicos cubanos prestando serviço em dezenas
de países, nos lugares mais afastados,
de maior pobreza, onde nunca chegou um médico antes e onde os próprios médicos
desses países não chegam. Outro exemplo é o número parecido de professores cumprindo
o mais sagrado dos deveres educar aos demais em condições similares de
pobreza e isolamento. Esse é o conceito de desempenho profissional integral que
assume, trabalha e defende a universidade cubana atual. (HORRUITINER, 2006, p.25).