Organização e Gestão Escolar e suas Consequências para o perfil e a condição do gestor educacional

Dalila Andrade Oliveira, Adriana Maria Cancela Duarte, Lívia Maria Fraga Vieira, Alexandre William Barbosa Duarte, Ana Maria Clementino Jesus e Silva, Edmilson Antônio Pereira Junior e Maria Helena Gonçalves Augusto. (Organizadores)

Editora Fino Traço, 2017

Este livro apresenta os principais resultados da pesquisa Trabalho docente na Educação Básica no Brasil – Fase 2, cumprindo um de seus objetivos específicos: identificar  e analisar  mudanças promovidas  pelas recentes políticas públicas  para a educação básica  no que se refere à organização e gestão escolar e suas consequências  para o perfil e a condição  do gestor educacional.

A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2012 e 2015, com o financiamento da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico (CNPq). O livro descreve os procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento da pesquisa e os resultados alcançados, buscando lanças algumas análises sobre a realidade observada. A proposta surgiu como um desenvolvimento de estudos e questões epistemológicas identificadas a partir de pesquisas realizadas nos últimos anos, no âmbito do Grupo de Estudos  sobre Política Educacional  e Trabalho Docente – Gestrado e  da Rede Latino-americana de Estudos  sobre Trabalho Docente  – Rede Estrado.

Em especial, teve como base um survey realizado entre 2009 e 2010, intitulado, Trabalho docente na Educação Básica no Brasil. Desta maneira, esta pesquisa, constituiu-se em projeto integrado a referida pesquisa.O survey foi realizado em sete estados brasileiros: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, a partir de amostra que contemplou critérios de abrangência regional e especificidade de políticas educacionais.

No decorrer do ano de 2009, com um financiamento da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), foram realizadas 8.895 entrevistas aos docentes de unidades educacionais (creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental e ensino Médio) das redes estaduais e municipais de ensino e de instituições privadas de Educação Infantil (comunitárias e filantrópicas conveniadas com o poder público) nos sete referidos estados.

Por fim, a proposta previu além  da realização  de um survey nacional sobre o trabalho docente  na Educação Básica no Brasil  nos sete estados,  incluindo uma amostra  de 35 municípios, a realização de pesquisa documental  nas redes de ensino envolvidas, revisão de literatura  sobre trabalho, profissão e condição  docente, a realização de um panorama  do trabalho docente  na Educação Básica  no Brasil  com dados  estatísticos  em bases oficiais  disponíveis, especialmente o Instituto Nacional  de Estudos e  Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, atrelado ao Ministério da Educação (INEP/MEC), Ministério do Trabalho  e do Emprego (MTE) e Instituto Brasileiro de Geografia  e Estatística (IBGE).