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Seminário discute modelo finlandês de educação

No dia 06 de dezembro de 2022, a partir das 15 horas, o Gestrado realizará seminário com a professora da Universidade de Helsinque, Helena Hinke […]

Seminário Internacional – Políticas Públicas para a Melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados

O Gestrado realiza entre os dias 05 e 07 de outubro seminário internacional cujo intuito é socializar no âmbito internacional as políticas de educação para […]

2022 é de Luta!

Apesar dos retrocessos vividos no cenário da pesquisa, bem como os desafios que se apresentam ainda para 2022, @gestradoufmg, representado por cerca de 40 pesquisadores/as, […]

Como está a saúde mental dos professores na pandemia?

Por Elaine Guimarães, LeiaJá, 15/10/2021. Preparar materiais, pesquisar, gravar aulas, corrigir provas e organizar os conteúdos são apenas uma parte da jornada de trabalho dos […]

Incerteza para alunos do 3º do ensino médio da rede estadual é ainda maior

Globo Minas, 04/11/2020: Por causa da pandemia do novo coronavírus, as incertezas com relação ao fim do ano letivo são grandes para todos os estudantes, […]

IEAL y Red Estrado realizarán investigación sobre situación del trabajo docente en el contexto de la pandemia. La actividad tiene apoyo de Gestrado

IEAL, 16/10/2020: La Internacional de la Educación América Latina (IEAL) y sus organizaciones afiliadas en la región realizaron el jueves 15 de octubre el lanzamiento […]

Sob a pressão das telas: docentes sofrem efeitos do isolamento social, sobrecarga do ensino remoto e mudanças na rotina

Radis/Fiocruz, 15/10/2020: Maria da Guia diz que a solidão começa a pesar, pois sente muita falta da alegria e do contato no ambiente de trabalho. […]

Novo coronavírus pode aumentar desigualdades educacionais no país

Edição do Brasil, 11/09/2020: Desde março, quando foi declarada a pandemia de COVID-19 no Brasil, o ensino presencial nas instituições públicas e privadas foi suspenso […]

Prof. Gary Anderson, da Universidade de Nova Iorque, virá à UFMG em 2021 a convite do Gestrado em programa de Cátedra IEAT/Fundep

Gestrado, 31/08/2020: O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) deverá receber em 2021 o Prof. Gary Anderson, da New York University […]

Coordenadora do Gestrado, Dalila Andrade Oliveira é nomeada para o Conselho Deliberativo do CNPq

Jornal da Ciência/SBPC, 28/08/2020: O Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem novos membros, segundo a Portaria de nomeação […]

Quase 90% dos professores em MG não têm experiência em ensino remoto, segundo pesquisa

Rádio Itatiaia, 31/07/2020: Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNT), mostra […]

Para 82% dos professores, ensino a distância não substitui reposição de aulas

Rede Brasil Atual, 29/07/2020: O ensino remoto adotado por redes estaduais e municipais em todo o país durante a pandemia de covid-19 é insuficiente para […]

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  • Educação especial e a Covid-19: o exercício da docência via atividades remotas
  • Trabalho docente em escolas rurais: pesquisa e diálogos em tempos de pandemia
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Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente

Gestrado UFMG
📕No dia 6 de dezembro de 2022, a partir das 15 📕No dia 6 de dezembro de 2022, a partir das 15 horas, o Gestrado realizará seminário com a professora da Universidade de Helsinque, Helena Hinke Dobrochinski, que discorrerá sobre o tema “Desvelando o sistema de ensino finlandês: perspectivas locais e alcance global”.

📕Helena Hinke é professora na Faculdade de Ciências Educacionais, Universidade de Helsinque, Finlândia. Completou estudos de doutorado em Sociologia Política e mestrado em Desenvolvimento Regional.
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📕Recentemente concluiu uma pesquisa de pós-doutorado, financiada pela Academy of Finland, na qual explorou as dinâmicas relacionadas à exportação da educação finlandesa e seus efeitos entre quem importa educação da Finlândia. 
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📕Sua pesquisa está situada no campo da Educação Comparada, focando especialmente em políticas educacionais. As suas principais áreas de interesse são avaliações em larga escala e indicadores como fonte de evidência para formulação e legitimação de políticas públicas, interface entre atores públicos e privados em processos de governança educacional, comercialização e marketização da educação, e justiça social na e através da educação. O escopo da sua pesquisa concentra-se em estudos associados à educação brasileira e finlandesa.
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👉A atividade será presencial, no Auditório Neidson Rodrigues, e terá transmissão ao vivo no canal da FaE no Youtube.
Participe! Começa hoje, 17, na FaE/UFMG. Participe!  Começa hoje, 17, na FaE/UFMG.
👊Participe! Inscreva-se hoje mesmo. . ✔Trata 👊Participe! Inscreva-se hoje mesmo.
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 ✔Trata-se de um seminário internacional cujo intuito é socializar no âmbito internacional as políticas de educação para a juventude, especialmente aquelas que se relacionam com o PISA.
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✔A pesquisa, coordenada pelo Gestrado/UFMG, teve como intuito analisar os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Na ocasião,  foi realizada uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permitiu identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. 
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✔Importante dizer também que o seminário é  resultado da  cooperação internacional das pesquisas entre Brasil, França e Portugal. Durante as pesquisas, recorreu-se a uma  estratégia metodológica de intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Essa proposta buscou mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais.
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✔Detalhe 👉 além da UFMG (Faculdade de Educação, Departamento de Ciência da Computação, Escola de Ciência da Informação e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), integram a pesquisa a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade de Lisboa, a Universidade de Strasbourg e a Universidade de Barcelona.
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O link para inscrição está disponível na BIO.
✔Ele é de origem moçambicana e desenvolve estu ✔Ele é de origem moçambicana e desenvolve estudos na área de educação internacional e educação comparada. Seus principais objetos são as Políticas Culturais, Educacionais e a dinâmica de poder na negociação sobre a política educacional, buscando interpelar questões inerentes à promessa da modernidade em uma perspectiva descolonizadora, enfocando temas como a política e administração do ensino superior, transferência de sistemas, desenvolvimento Internacional, justiça global e social. 
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✔Apresenta um grande engajamento em uma nova teorização nomeada Cosmo-uBuntu, que apresenta aderência a pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro sobre Educação e relações étnico-raciais.
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#PraTodosVerem o card exibe o título "Universidade moderna, justiça social e responsabilidade social: uma crítica Cosmo-uBuntu. À direita, a foto de José Augusto Cossa, professor associado do College Education - Pennsylvania State Universaty/PHD em Estudos de Políticas Culturais e Educacionais.  José, homem, preto, dread longo e usa óculos. Abaixo, na parte inferior do card, o texto "23 de setembro | Coordenação: Lívia Fraga e Comentarista: Rodrigo Edmilson | das 14h às 16h, na Sala de Teleconferências da FaE/UFMG| Palestra promovida pela Linha de Movimentos Sociais e Políticas de Educação do PPGE/UFMG.

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