Adriana Araújo Pereira Borges

Pós doc no City College of New York. Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos, MG e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro. Foi coordenadora do curso de pós-graduação Educação Especial Na Escola Inclusiva. É Tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (2021-2023). Membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e Membro do GT 79 – Transtornos do Espectro Autista (TEA): pesquisas em saúde e educação, da ANPEPP. Vice-coordenadora do Gestrado. Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ). O LaPPEEI integra a Rede Infinito – Inclusão, Inovação, Transformação. Tem experiência na área de Políticas de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial, Plano de desenvolvimento individual e Desenho Universal de Aprendizagem. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.