Álvaro Moreira Hypolito

Álvaro Moreira Hypolito possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin – Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-reitor de Graduação. Atualmente é o Diretor da Faculdade de Educação. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e coordena o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Membro do Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (2022/2024). Publicou 79 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em Anais de eventos. Possui 48 capítulos de livros e 16 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 21 teses de doutorado, duas como co-orientador. Supervisionou sete estágios de Pós-doutorado. Participou de vários projetos de pesquisa, atua em 2 projetos de pesquisa. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, ex-coordenador nacional e participa como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade.