Conflito docente e manifestações sindicais: natureza e significados (Unesco, 2004-2005)
Pesquisa sob a coordenação geral do Professor Pablo Gentili (LPP-UERJ), com o objetivo de discutir a natureza e o significado dos conflitos docentes ocorridos no movimento dos trabalhadores de educação pública no Brasil entre os anos de 1998 e 2003. A pesquisa elegeu o estado de Minas Gerais, mais especificamente os conflitos ocorridos no âmbito da rede estadual e da rede municipal de Belo Horizonte, por considerar sua realidade extremamente significativa da diversidade encontrada no contexto nacional para o levantamento e quantificação dos conflitos.
A pesquisa envolveu ainda um levantamento de leis, documentos oficiais e outros instrumentos normativos bem como, dados e informações obtidas junto aos órgãos competentes que permitiram conhecer o contexto em que os conflitos ocorreram, bem como a situação educacional do estado e o seu significado no contexto nacional.
A pesquisa buscou conhecer ainda a organização sindical dos docentes e as condições de remuneração do Magistério Público no Brasil e em Minas.