Gestão do trabalho na escola de tempo integral (Capes/Fapemig, 2013-2016)

A pesquisa se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A investigação pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais – PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorinda Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste – SARMU-NE – da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte.