Observatório do trabalho docente – Procad (Capes, 2009-2012)
Trata-se de um projeto de cooperação acadêmica no âmbito do PROCAD/NF que tem por objetivo contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará PPG-ED/UFPA, mediante o desenvolvimento de ações conjuntas com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com vistas ao fortalecimento das ações dos Grupos de Pesquisa do PPG-ED/UFPA. ESPECÍFICOS: Possibilitar a cooperação acadêmica entre os grupos de pesquisa envolvidos, tendo como foco de estudo as regulações das políticas educacionais e o trabalho docente e como marco temporal o final dos anos de 1990 e a primeira década do novo milênio, visando à produção conjunta de conhecimento na área da educação; Possibilitar a participação de docentes e alunos nos Programas e Projetos de Pesquisa integrados das Instituições participantes, de modo a fortalecer os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação das duas Universidades associadas. Promover formas de articulação entre pesquisadores das universidades públicas dos Estados do Pará e de Minas Gerais, visando o fortalecimento de intercâmbios científicos que consolidem grupos e redes interinstitucionais de produção acadêmica e de cooperação científica e tecnológica. Implantar e implementar um Observatório de Trabalho Docente, realizando estudos e pesquisas na área de formação, avaliação, gestão e financiamento e verificando as implicações dessas regulações sobre o trabalho do professor da Educação Básica e Superior.