Políticas para o Ensino Médio Estadual em MG: implicações sobre a gestão (Fapemig, 2013-2015)

Esta investigação apresenta-se como um desdobramento da pesquisa nacional intitulada O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. O objetivo é levantar o elenco de políticas educacionais dirigido ao ensino médio público em Minas Gerais e suas implicações na gestão das escolas, no período 2002-2012. Com este fim, propõe-se: traçar o perfil dos diretores escolares; identificar e analisar os meios e processos pelos quais se realizam a gestão da escola; conhecer as condições de trabalho dos diretores e dos professores das escolas; identificar a percepção dos diretores escolares sobre as possíveis alterações ocorridas na gestão escolar e no trabalho do diretor no período estudado; identificar a percepção dos diretores sobre os possíveis efeitos das políticas educacionais em curso na gestão da escola; verificar como os docentes avaliam a gestão da escola. Colocou-se o foco deste estudo na gestão das escolas de ensino médio, considerando que esta etapa da educação básica provoca controversos debates, seja pelos persistentes problemas de acesso, seja pela qualidade da educação oferecida, ou ainda, pela discussão acerca de sua identidade; mas tem sido pouco analisada, principalmente do ponto de vista da sua gestão e do papel que a gestão escolar passou a assumir com as reformas da década de 1990.