QUEM SOMOS

Apresentação

O Instituto Nacional de Política Educacional e Trabalho Docente – INCT Gestrado, foi aprovado na chamada nº 58/2022, do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Lançado em 2024 e sediado na Universidade Federal de Minas Gerais, o INCT Gestrado reúne cerca de 140 pesquisadores de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais, com o objetivo de produzir conhecimento de alto impacto científico que possa fornecer subsídios às políticas públicas em educação, a fim de corrigir os desequilíbrios presentes na oferta da educação básica no país. A partir desse núcleo comum de interesse, o INCT Gestrado se organiza em oito frentes de trabalho: Atendimento Escolar; Trabalho e Emprego Docente; Saúde Docente; Alimentação Escolar; Biblioteca Escolar e Política de Leitura; Tecnologias Digitais e Trabalho Docente; Atores, Agendas e Políticas Educacionais; Educação e Comunicação.

A implementação do INCT Gestrado é resultado de uma trajetória que teve início em 2002, com a criação do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG. Consolidado em 2003 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o grupo foi responsável pelo desenvolvimento de pesquisas no Brasil e em outros países sobre políticas públicas educacionais, trabalho docente, relações entre saúde e trabalho na profissão docente e organização sindical dos trabalhadores docentes.

Neste novo ciclo, além da intenção de estabelecer o Instituto como referência nacional e internacional no tema da Política Educacional e do Trabalho Docente, uma das grandes motivações da rede de pesquisadores é contribuir para a formulação de uma agenda de enfrentamento das desigualdades educacionais, apresentando evidências que promovam a qualificação dos diferentes atores e organizações.

Objetivos do INCT Gestrado

Produzir conhecimento científico de qualidade sobre Política Educacional e Trabalho Docente, por meio de estudos documentais e revisão de literatura nacional e estrangeira, com a intenção de desenvolver análises que auxiliem na compreensão dos principais problemas na área educativa.

● Fortalecer o desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação, com foco em questões relacionadas à oferta educativa de qualidade e condições de trabalho adequadas, por meio da realização de estudos quantitativos e elaboração de indicadores a partir das transformações na organização da Educação Básica.

● Promover a cooperação entre os grupos de pesquisa no contexto nacional e internacional, realizando estudos interdisciplinares que contribuam na formação de pesquisadores de alto nível com inserção na comunidade acadêmica mundial, contribuindo para o fortalecimento e consolidação dos programas de pós-graduação.

● Contribuir para a formação de recursos humanos e a capacitação de professores e gestores de educação básica, contribuindo para o enfrentamento de desafios na prática docente.

● Ampliar e capacitar a participação de pesquisadores como mediadores de conhecimento acadêmico sobre Política Educacional e Trabalho Docente na mídia, desenvolvendo processos de socialização científica com o apoio de plataformas e outros produtos tecnológicos de acesso aberto.

Rolar para cima