Apresentação

O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG) foi criado em 2002 e encontra-se recenseado na base de grupos da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2003, como um grupo consolidado.

O GESTRADO congrega professores da UFMG que atuam nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Sociologia, Ciências da Informação, Ciências da Computação; professores e pesquisadores de outras instituições, tais como Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG); e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMEd/BH).  Congrega ainda estudantes de graduação, de pós-graduação – mestrado e doutorado – e bolsistas de pós-doutorado. Sua equipe é composta por pesquisadores com distintos níveis de atuação e de formação (sociólogos, pedagogos, assistentes sociais, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, geógrafos, estatísticos, bibliotecários, comunicólogos, entre outros).

Objetivo central

Analisar as políticas educacionais em ação – a gestão educacional e o trabalho docente – em suas diferentes dimensões.

Eixos teórico-metodológicos

  1. políticas públicas educacionais: condicionantes, pressupostos e paradigmas;
  2. trabalho docente: natureza, configurações e sentidos;
  3. relações entre saúde e trabalho no exercício da profissão docente;
  4. resistência e organização sindical dos trabalhadores docentes.

Ao longo de sua trajetória, o GESTRADO tem desenvolvido diversas pesquisas nestes eixos, não só em Minas Gerais, mas também em outros estados brasileiros e em outros países. Além disso, o Grupo tem realizado eventos acadêmicos, organizado publicações e contribuído para a formação de estudantes desde a iniciação científica ao pós-doutoramento.

O GESTRADO participa ativamente da RedEstrado (Red Latino-americana de Estudios sobre Trabajo Docente); do GT Clacso Políticas Educativas y Derecho a la Educación; e da INR/WERA (World International Research Network of World Education Research Association), integrando rede mundial de pesquisa sobre o tema “Política educacional e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização”.

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Pesquisadores

Coordenação

Dalila Andrade Oliveira

Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Políticas Públicas e Educação. Bacharel em Ciências Sociais (1986) e mestre em Educação (1992) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005), na Université de Montréal, Canadá (2005) e atuou como Fellow Visiting no Instituto de Educação da Universidade de Londres – IOE (2014- 2015). Esteve como professora vistante em diferentes universidades estrangeiras, entre elas, Universidade de Lisboa (Portugal), École Normal Superieur (Lyon, França), Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de San Luis, Argentina, Universidad de Vic (Espanha), Université de l’État du Haiti e outras. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho “Educación, politica y movimientos sociales” (2006-2009) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais – CLACSO (2012-2014). Vice-presidente (2005-2009) e Presidente (2009/2013) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da coordenação geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado). Coordenadora da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization. Co-Chair da Sessão de Educação da Latin American Studies Association (LASA). Autora e co-autora de vários livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação, gestão escolar e trabalho docente na América Latina. Pesquisadora PQ 1A do CNPq.

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Vice-coordenação

Adriana Araújo Pereira Borges

Professora de Políticas Púbicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos, MG e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro. Foi professora da Fundação Helena Antipoff, lecionando as disciplinas de Educação Inclusiva e Psicologia da Educação, além de coordenar o curso de pós-graduação Educação Especial Na Escola Inclusiva. É membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Membro do GT 79 – Transtornos do Espectro Autista (TEA): pesquisas em saúde e educação, da ANPEPP. Membro do Gestrado. Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ). O LaPPEEI integra a Rede Infinito – Inclusão, Inovação, Transformação. Tem experiência na área de Políticas de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial, Plano de desenvolvimento individual e Desenho Universal de Aprendizagem. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.

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Lívia Maria Fraga Vieira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação – Université René Descartes-Paris V (2007). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade, aonde orienta mestrado e doutorado. Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Política Educacional e Trabalho Docente na Educação Básica, bem como em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente e formação de professores. Integra, como pesquisadora e vice-coordenadora, o Grupo de Pesquisas sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO. Integra também como pesquisadora e vice-coordenadora o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI, ambos da UFMG. Coordenadora do Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente, curso integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação-UFMG (agosto 2015 a agosto 2019). Membro titular do Comitê Científico Anped-GT07 Educação da Criança de 0 a 6 anos no período de 2017 a 2019. Vice-coordenadora da Anped-Sudeste 2020, no GT 07-Educação da Criança de 0 a 6 anos. E membro titular do Comitê Científico da Anped-Sudeste 2020, no mesmo GT 07

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Professores

Adriana Maria Cancella Duarte

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar – Faculdade de Educação – UFMG. Atual Editora da Educação em Revista, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos: Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/FAE/UFMG, filiado à Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente-Rede Estrado (CLACSO). Coordenadora do Programa de Doutorado Latino Americano em Educação do PPGE – FAE – UFMG (2011-2013). Estágio pós-doutoral: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana – UERJ (2007-2008); Programa de Pós-Graduação em Educação – Unicamp (2015), Programa de Pós-Graduação em Educação – Puc Minas (2015). Doutora em Educação – UFMG (2002). Mestre em Serviço Social – Puc/São Paulo (1989). Estudos e pesquisas nas áreas de política educacional e trabalho docente (ênfase nas temáticas das reformas e novas regulações educacionais, gestão dos sistemas públicos de educação e das escolas.

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Alexandre William Barbosa Duarte

Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Doutor em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro integrante da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) “Políticas educativas y derecho a la educación”. Membro integrante da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization.

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Álvaro Moreira Hypolito

Álvaro Moreira Hypolito possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin – Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação. Atualmente é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, na coordenação nacional e como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade.

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Imagem de Ana Maria Alves Saraiva

Ana Maria Alves Saraiva

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (2016-2017). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Licenciada em Educação Física (1988). Mestre em Educação (2009) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Educação Básica nas Redes Estadual de Minas Gerais e Municipal de Contagem (2000 -2014). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Bolsista do CNPq de estágio doutoral na École Normale Supérieure de Lyon/ França (2014).

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Ana Maria Clementino Jesus e Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG na linha de Políticas Públicas e Educação. Professora Substituta do Departamento de Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG. Membro da coordenação nacional da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente – Rede Estrado/Brasil. Integrante da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente – Rede Estrado. Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) “Políticas educativas y derecho a la educación”. Foi Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité/MG (2019) e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (2018). Tutora do Grupo de Estudos para Mestrandos “Afirmação na Pós 2018” vinculado ao Programa de Ações Afirmativas da UFMG (2018). Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd (2010-2013).

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Cláudia Starling Bosco

Professora Adjunta de Didática (UFMG/FaE-DMTE) e integrante do Programa de Pós-Graduação PROMESTRE (Mestrado Profissional em Educação/ Fae/UFMG). Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 – CAPES) Mestre em Educação (FAE/UFMG). Especialista em Educação Ênfase na Ação Pedagógica (CEPEMG). Na Educação Básica, experiência na Direção, Coordenação e Docência. Participa dos grupos de pesquisa Didaktikè (FaE/UFMG) e GESTRADO/UFMG (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente). Integra a equipe de Coordenação do LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas no campo da Didática e Docência, Formação de Professores, Narrativas, Pesquisa (auto)biográfica.

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Danielle Cireno Fernandes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Ph.D. Sociology – University of Wisconsin – Madison (1999). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Laboratório da Política Social. Ênfase na área de Sociologia da Educação, atuando como professora, pesquisadora orientadora nas áreas de Estratificação Educacional, Desigualdade Racial, e Avaliação de Políticas Sociais com ênfase em Métodos Quantitativos e Estatística. Tem vasta experiência na coordenação de projetos nas áreas de elaboração, gestão e avaliação de programas e projetos sociais. É fundadora e Coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS/UFMG.

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Deise Rosálio Silva

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FEUSP (2016). Realizou estágio doutoral em Roma, pela Università degli Studi Roma Tre, com bolsa Capes (2014-2015). Mestre em Educação pela FEUSP (2010). Possui graduação em Pedagogia também pela FEUSP (2005). Foi professora temporária do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP (2017-2018). É membro do Grupo de pesquisa Educação e Trabalho da FEUSP. Atualmente é professora doutora adjunta A, da área de Política e Gestão Educacional, do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Josiane Pereira Torres

Docente na Faculdade de Educação (FaE), departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação Especial pelo programa de Pós–graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2018). Mestra (2013) em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Licenciada em Física (2009) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Desenvolve pesquisas nas áreas da inclusão escolar de estudantes do Público-alvo da Educação Especial e políticas públicas de formação de professores para a Educação Especial.

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Juliana de Fátima Souza

Doutora (2018) e Mestre (2013) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, realizou também pós-doutorado na mesma instituição. Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG). Membro da INR/WERA (International Research Network of World Education Research Association) cujo tema de estudos é “Education policies and the restructuring of the educational profession facing the challenges of globalization”. Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) sobre Política Educativa e Direito à Educação. Interesse em políticas educacionais, com experiência nos temas da gestão da educação básica, profissão docente, formação docente, gestão da educação superior, internacionalização da educação superior

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Tiago Antônio da Silva Jorge

Professor Adjunto no Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela mesma instituição com estágio sanduiche na École Normale Supérieure de Lyon. Possui Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela Faculdade de Educação da UFMG. É pesquisador da Faculdade de Educação – UFMG no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas públicas, avaliação de desempenho estudantil, redes sociais e inclusão social.

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Demais pesquisadores

Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni

Professora do Departamento de Educação Física da PUC-Minas. Doutoranda em Educação pela UFMG. Mestre em Educação (UFMG), especialista em Educação Física Escolar (PUC Minas) e graduada em Educação Física (UFMG). Possui experiência docente na educação básica (ens. fundamental e médio) e na formação inicial e continuada de professores. Membro do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (CEEFEL) da PUC Minas e do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO) da UFMG. Principais temas de estudo: políticas educacionais e metodologia do ensino da Educação Física.

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Aylanna Soares Araújo

raduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde o segundo semestre de 2018.). Atua como pesquisadora, com bolsa de iniciação científica do grupo de estudos: Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) . Experiência na área da Educação e Administração.

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Camila Raquel Benevenuto de Andrade

Aluna do Doutorado pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG , na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Mestre pela FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atuou como Professora Formadora do curso a distância: Docência na Educação Integral, destinado a professores da Rede Estadual de Minas Gerais. Já atuou como tutora em cursos de extensão, participa como integrante do GESTRADO(Grupo de Estudos Sobre Politica Educacional e Trabalho Docente).

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Celsiane Aline Vieira Araújo

Doutoranda em Gestão e Organização da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Gestão e Organização da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Organização da Informação em Contexto Digital pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bacharel em Ciência da Informação pela PUC Minas, Técnica em Processamento de Dados pela Funec/Centec. Membro do grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Foi bolsista e voluntária no Programa de Incentivo a Formação Docente – PFID do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação – RECRI-ECI-UFMG. Foi bolsista e hoje é voluntária do Projeto Política de Periódicos para Minas Gerais (FAFICH/UFMG) e Periódicos de Alagoas (UFAL). Foi bolsista e hoje é voluntária do Projeto Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (FAE/GESTRADO/UFMG).

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Danilo Marques Silva

Professor de Geografia na Educação básica da rede pública de Minas Gerais. Pesquisador e colaborador do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (REDE ESTRADO). Licenciado em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2018). Especialista – Mídias na Educação – pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: profissão e formação docente, políticas educacionais e gestão da Educação básica.

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Edmilson Antonio Pereira Junior

Bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES) na Faculdade de Educação da UFMG. Possui graduação em Estatística (2003), especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (2008), mestrado em Sociologia (2013) e doutorado em Educação (2017) pela Universidade Federal de Minas Gerais. No setor público, coordenou o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ouvidoria de Polícia e foi diretor de Avaliação do Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo e gerenciando diagnósticos e pesquisas quantitativas e qualitativas. Atuou como docente em cursos de análise de dados e utilização de softwares estatísticos. É estatístico do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado), Vice-Presidente do Conselho Regional de Estatística – 6ª Região (CONRE-6) e fundador da 5Thousand – Reportagens com base em estatísticas.

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Gustavo Soares Araujo

Graduando em Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (GESTRADO/UFMG).

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Heloisa Silva de Oliveira Gomes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, na área de Políticas Públicas e Educação (2019) e atualmente é doutorando desse mesmo PPG. Membro do Grupo grupo de pesquisa GESTRADO – Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente – FAE/UFMG. Tutora no Grupo de Estudos Afirmação na Pós da FaE, UFMG (2017-2018). Integrou o Grupo de estudos foucaultianos FaE/UFMG (2017-2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas e Trabalho Docente.

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Henrique Oliveira Rachid Cançado

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (Bacharelado). Bolsista CNPQ na pesquisa A educação básica pública nos estados do Nordeste em 2019, coordenada pelo GESTRADO (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente) – FAE/UFMG, coordenado pela professora Dalila Andrade. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (Licenciatura). Bolsista FAPEMIG do GESTRADO em 2018. (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente) – FAE/UFMG. Coordenador do CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFMG) em 2017. Vice-presidente da MEIOS JR. – Empresa Júnior de Ciências Sociais da Ufmg em 2017 e Coordenador de comunicação/divulgação em 2016. Bolsista em 2015 do grupo de pesquisa Opinião Pública vinculado ao DCP/UFMG, coordenado pela professora Helcimara Telles. Bolsista em 2014 do programa de extensão Escola Integrada.

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Jonas Aron Cardoso Diniz

Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (GESTRADO/UFMG).

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Kildo Adevair dos Santos

Doutor em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente no Doutorado Latino-Americano da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO. Membro do TEIA/UFMG – Observatório da Educação Integral de Minas Gerais (2013-2017). Coordenador pedagógico na rede municipal de educação de Ibituruna/MG. Pesquisador associado do Instituto de Estudos Peruanos (IEP).

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Lucas Felicetti Rezende

Mestrando em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel (2017) e licenciado (2018) em Ciências Sociais também pela UFMG, com período de intercâmbio acadêmico em Relações Internacionais (2015) na Universidade de Lisboa, Portugal (ULisboa/ISCSP). Tem trabalhos nas áreas de migrações internacionais, trabalho docente e política educacional. Tem interesse de pesquisa nas temáticas de trabalho docente, políticas educacionais, neoconservadorismo na educação, think tanks, mobilidade internacional de políticas e gênero e sexualidade. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG).

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Maíra Lana Kascher Santos

Bacharel (2015) e licenciada (2017) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Apoio Técnico Nível A do CNPq e Assistente de pesquisa no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GESTRADO/UFMG). Membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO).

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Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto

Pós-doutorado em Educação pelo CNPq na Faculdade de Educação da UFMG de 2012 a 2013. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, em Políticas Públicas e Educação, concluído em novembro de 2010. Pedagoga formada pela UFMG em 1968 e Mestrado em Educação na UFMG em 2004. Estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá no Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante – CRIFPE/UM. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado) da FAE/UFMG. Atua como pesquisadora sobre as políticas públicas da Educação Básica, destacando-se os seguintes temas: a regulação educacional e a obrigação de resultados, a gestão educacional e as condições de trabalho docente.

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Maria Luísa da Silva Amâncio

É graduanda do curso de Estatística pela UFMG, também é técnica em Edificações(2018) pelo CEFET-MG. Atualmente, faz parte de iniciação de extensão do Departamento de Estatística da UFMG e faz parte como bolsista do Gestrado/FAE UFMG.

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Naiane Alves de Almeida

Mestre em Educação e Docência – linha de pesquisa Trabalho e Educação – pela UFMG (ProMestre nota 4 na CAPES), especialização em Políticas Públicas também pela UFMG (2014) e graduação em Jornalismo e Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (respectivamente 2009 e 2011), durante sua formação acadêmica na PUC/MG, estagiou no Sindicato dos Servidores do Judiciário e, desde então, tem se dedicado à pesquisa acerca das variáveis que incidem sobre o processo de negociação coletiva, relevante instrumento para quem atua com Movimentos Sindicais. Desde 2009, atua como assessora de imprensa e comunicação em Sindicatos e Associações de Minas Gerais. Atualmente, é Bolsista de Apoio Técnico CNPq.

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Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo

Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo é Doutora em Educação pela UFMG. Graduada em Pedagogia pela UFMG (2001), especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atua na área de Educação, com ênfase Trabalho Docente e Política Educacional. É pesquisadora do GESTRADO/UFMG. É professora dos anos iniciais do ensino fundamental e de ensino superior. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes são: Trabalho Docente, Gestão Educacional, Política Educacional e Educação Básica.

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Sulivan Ferreira de Souza

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação: Doutorado Latino Americano em Educação. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Realizou intercâmbio (Doutorado sanduíche) na Universidade de Buenos Aires (UBA/2018). Atualmente é Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq). Membro do Grupo de Trabalho – Educación Popular y Pedagogías Críticas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) [2019-2022]. Membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG. É Associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011/2014). Interesse de pesquisa nas áreas de: Educação Popular, Filosofia da Educação, Currículo, Epistemologia Educacional, Interculturalidade, Decolonialidade e o Pensamento Educacional na América Latina e Caribe.

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