Apresentação
O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG) foi criado em 2002 e encontra-se recenseado na base de grupos da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2003, como um grupo consolidado.
O GESTRADO congrega professores da UFMG que atuam nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Sociologia, Ciências da Informação, Ciências da Computação; professores e pesquisadores de outras instituições, tais como Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG); e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMEd/BH). Congrega ainda estudantes de graduação, de pós-graduação – mestrado e doutorado – e bolsistas de pós-doutorado. Sua equipe é composta por pesquisadores com distintos níveis de atuação e de formação (sociólogos, pedagogos, assistentes sociais, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, geógrafos, estatísticos, bibliotecários, comunicólogos, entre outros).
Objetivo central
Analisar as políticas educacionais em ação – a gestão educacional e o trabalho docente – em suas diferentes dimensões.
Eixos teórico-metodológicos
- políticas públicas educacionais: condicionantes, pressupostos e paradigmas;
- trabalho docente: natureza, configurações e sentidos;
- relações entre saúde e trabalho no exercício da profissão docente;
- resistência e organização sindical dos trabalhadores docentes.
Ao longo de sua trajetória, o GESTRADO tem desenvolvido diversas pesquisas nestes eixos, não só em Minas Gerais, mas também em outros estados brasileiros e em outros países. Além disso, o Grupo tem realizado eventos acadêmicos, organizado publicações e contribuído para a formação de estudantes desde a iniciação científica ao pós-doutoramento.
O GESTRADO participa ativamente da RedEstrado (Red Latino-americana de Estudios sobre Trabajo Docente); do GT Clacso Políticas Educativas y Derecho a la Educación; e da INR/WERA (World International Research Network of World Education Research Association), integrando rede mundial de pesquisa sobre o tema “Política educacional e a reestruturação da profissão docente confrontadas aos desafios da globalização”.
Da mesma forma, o Grupo mantém uma interlocução contínua com entidades sindicais que representam os trabalhadores da educação, somando esforços na luta pela valorização docente.
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Pesquisadores
Coordenação
Lívia Maria Fraga Vieira
Professora efetiva associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Bolsista de Produtividade em pesquisa PQ 2/CNPq. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação – Université René Descartes-Paris V (2007). Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Política Educacional e Trabalho Docente na Educação Básica, bem como em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente. Coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO. Integra também como pesquisadora o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI, ambos da UFMG. Coordenadora do Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente, curso integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação-UFMG (agosto 2015 a agosto 2019). Coordenadora no PPGE/ UFMG do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) – DINTER entre PPGE/UFMG e PPGE/UFPI. Membro titular do Comitê Científico Anped-GT07 Educação da Criança de 0 a 6 anos no período de 2017 a 2019.Vice-coordenadora do GT 07-Educação da Criança de 0 a 6 anos na Anped-Sudeste 2020. Membro titular do Comitê Científico da Anped-Sudeste 2020, no mesmo GT 07.
Vice-coordenação
Adriana Araújo Pereira Borges
Pós doc no City College of New York. Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos, MG e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro. Foi coordenadora do curso de pós-graduação Educação Especial Na Escola Inclusiva. É Tesoureira da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (2021-2023). Membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e Membro do GT 79 – Transtornos do Espectro Autista (TEA): pesquisas em saúde e educação, da ANPEPP. Vice-coordenadora do Gestrado. Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ). O LaPPEEI integra a Rede Infinito – Inclusão, Inovação, Transformação. Tem experiência na área de Políticas de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial, Plano de desenvolvimento individual e Desenho Universal de Aprendizagem. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.
Docentes
Alexandre William Barbosa Duarte
Cientista Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Doutor em educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Pesquisador do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro integrante da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO). Membro integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) “Políticas educativas y derecho a la educación”. Membro integrante da International Research Networks (IRNS/WERA) Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession Facing the Challenges of Globalization.
Álvaro Moreira Hypolito
Álvaro Moreira Hypolito possui Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin – Madison. É Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas, onde exerceu a função de Pró-reitor de Graduação. Atualmente é o Diretor da Faculdade de Educação. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e coordena o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas da UFPel. Membro do Comitê Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (2022/2024). Publicou 79 artigos em periódicos especializados e 48 trabalhos em Anais de eventos. Possui 48 capítulos de livros e 16 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 21 teses de doutorado, duas como co-orientador. Supervisionou sete estágios de Pós-doutorado. Participou de vários projetos de pesquisa, atua em 2 projetos de pesquisa. Colabora em conselhos editoriais de vários periódicos. É co-editor da revista Currículo sem Fronteiras (A1). Participa da REDESTRADO, ex-coordenador nacional e participa como membro efetivo da rede na América Latina. É filiado nas associações nacionais ANPEd, ANPAE e ABdC. Participa da AERA como membro efetivo e da WERA. Foi Professor Visitante na UFMG, onde atua como pesquisador do GESTRADO e de Redes de Investigação Internacionais com várias universidades nacionais e internacionais. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão e Gerencialismo. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Gênero, Globalização e Identidade.
Ana Maria Alves Saraiva
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE/FAE/UFMG). Chefe do Departamento de Administração Escolar. Representante da ANPED no Fórum Permanente de Educação de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Licenciada em Educação Física (1988). Mestre em Educação (2009) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Educação Básica nas Redes Estadual de Minas Gerais e Municipal de Contagem (2000 -2014). Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte (2000-2019). Bolsista do CNPq de estágio doutoral na École Normale Supérieure de Lyon/ França (2014-2015). Pós-doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora nas áreas de Gestão Escolar, Trabalho Docente e Desigualdades Educacionais.
Ana Maria Clementino Jesus e Silva
Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG na linha de Políticas Públicas e Educação. Realizou Pós-Doutorado em Educação na UFMG com o apoio do Programa de Pós-Doutorado Junior/CNPq. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG. Coordenadora nacional da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente Brasil – Rede Estrado Brasil. Integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) “Políticas educativas y derecho a la educación”. Professora do Departamento de Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2020-2021). Professora de Políticas Públicas e Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ibirité/MG (2019). Professora de Política Educacional Brasileira do Curso de Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (2018). Tutora do Grupo de Estudos para Mestrandos “Afirmação na Pós 2018” vinculado ao Programa de Ações Afirmativas da UFMG (2018). Secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd (2010-2013).
Cláudia Starling Bosco
Professora Adjunta de Didática (UFMG/FaE-DMTE). Atualmente, coordenadora do PROMESTRE/ UFMG (Mestrado Profissional em Educação e Docência). Integrante do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE-FAE) Pós doutoranda na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela UFMG. Doutora em Educação (FaE/UFMG), com estágio sanduíche na Ohio State University (EUA/2013-2014 – CAPES) Mestre em Educação (FAE/UFMG). Na Educação Básica, experiência na Direção, Coordenação e Docência. Participa dos grupos de pesquisa Didaktikè e GESTRADO (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente). Integra a equipe de Coordenação do Grupo de Pesquisa LapenSi (Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si /UFMG). Desenvolve e orienta pesquisas no campo da Didática, Ensino, Docência, Prática Pedagógica. Formação de Professores. Pesquisa (auto)biográfica e Casos de Ensino.
Dalgiza Andrade Oliveira
Professora Associada da Escola de Ciência da Informação (ECI)/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento (PPGGOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFMG (2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Líder da Linha de Pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento (AOC-PPGGOC/UFMG, 2019-2021). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Estudos Interdisciplinares da Informação da Universidade Federal de Alagoas (Observinter/UFAL, 2011-atual) e do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG, 2020-atual), registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (2013-2015). Subchefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação (DOTI/ECI, 2021-2022). Avaliadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 2021-2022). Participação n o XII Seminário Internacional Red Estrado, realizado em Lima, Peru e na Escola Doutoral Políticas Públicas e Trabalho Docente – Pesquisa Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, realizada em Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos e serviços de informação, comunicação científica e estudos bibliométricos, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Vice-Presidente, Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional e Membro do Grupo de Trabalho Parlamentar do Conselho Federal de Biblioteconomia – 18 Gestão (2019/2021)
Dalila Andrade Oliveira
Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq). Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Conselho Diretivo do CNPq, representando as áreas científicas, entre 2020 e 2023. Pesquisadora PQ 1A do CNPq. Pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2014), na Universidade de Montréal, Canadá (2006) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre em Educação (1992) e Bacharel em Ciências Sociais (1986) pela UFMG. Membro da comissão criadora do Programa Doutorado Latino-americano em Educação: políticas públicas e profissão docente. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2013. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da Seção de Educação da Latin American Studies Association (LASA) entre 2016 e 2018. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba entre 2019 e 2021. Autora e coautora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, membro de comitê editorial de vários periódicos científicos no Brasil e no exterior. Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação e trabalho docente na América Latina.
Deise Rosálio Silva
É professora adjunta, da área de Política e Gestão Educacional, do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FEUSP (2016). Realizou estágio doutoral em Roma, pela Università degli Studi Roma Tre, com bolsa Capes (2014-2015). Mestre em Educação pela FEUSP (2010). Possui graduação em Pedagogia também pela FEUSP (2005). Foi professora temporária do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP (2017-2018). É membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente- Gestrado/UFMG. . Compôs a Coordenação Nacional da International Gramsci Society IGS- Brasil (gestão 2019-2022). Compõe o Grupo Gestor da Red Latinoamericana y Caribeña de Estudios Gramscianos, a Coordenação da Taller Escuela Latinoamericano y Caribeño de Estudios Gramscianos e o GT Políticas educativas y derecho a la educación (2023-2025) do CLACSO.
Edmilson Antonio Pereira Junior
Estatístico, com especialização em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, mestrado em Sociologia e doutorado em Educação, todos realizados na Universidade Federal de Minas Gerais. É bolsista de pós-doutorado do CNPq e pesquisador no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Atualmente, tem atuado nos seguintes temas: estatística, metodologia quantitativa, indicadores e amostragem.
Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
Professor adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no Instituto de Humanidade, Artes e Ciências do Campus Jorge Amado em Itabuna e do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais, no Campus Sosígenes Costa em Porto Seguro, onde atua no Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/ UERJ (2009), mestre em Educação pela UFMG (2003), graduado em Fonoaudiologia e Psicologia. Trabalha com pesquisa na área de Política e gestão da educação, em particular trabalho docente, educação do campo e diferença e desigualdade em educação. Realizou pós-doutorado no CRIFPE/ Université de Montreal (2010-2011), Gestrado/ UFMG (2011-2015) e Ledir/ UQTR (2019-2021).
Josiane Pereira Torres
Docente na Faculdade de Educação (FaE), departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora em Educação Especial (PDJ-Júnior-CNPq). Doutora em Educação Especial pelo programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (2018). Mestra (2013) em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Licenciada em Física (2009) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professora Colaboradora do programa de Pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (PPGE/FaE/UFMG) e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PROMESTRE/FAE/UFMG). Editora chefe do periódico Educação em Revista (Qualis CAPES A1). Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Membro da Comissão Editorial Geral da Educação em Revista (FaE/UFMG). Desenvolve pesquisas nas áreas da inclusão escolar de estudantes do Público-alvo da Educação Especial e políticas públicas de formação de professores para a Educação Especial.
Juliana de Fátima Souza
Professora Adjunta do Depto. de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG, tendo realizado estágio doutoral na Universidade de Málaga/Espanha (PDSE/Capes). Realizou pós-doutorado pelo programa PDJ/CNPq. Comunicóloga pela PUC Minas. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG) e membro do GT Políticas Educativas y Derecho a la Educación (Clacso). Interesse em políticas educacionais, trabalhando com temas relacionados a políticas de educação superior, internacionalização da educação superior, profissão e formação docente, com ênfase na região da América Latina e Caribe.
Kildo Adevair dos Santos
Doutor em Políticas Públicas da Educação e Profissão Docente no Doutorado Latino-Americano da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas – UCS. Pesquisador associado do Instituto de Estudos Peruanos (IEP). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação (Linha de pesquisa Educação, Política e Práxis educativas CE/UFRN. Professor Adjunto na área de Política e Gestão da Educação (CE/UFRN).
Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto
Pós-doutorado em Educação pelo CNPq na Faculdade de Educação da UFMG de 2012 a 2013. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, em Políticas Públicas e Educação, concluído em novembro de 2010. Pedagoga formada pela UFMG em 1968 e Mestrado em Educação na UFMG em 2004. Estágio doutoral na Université de Montréal, Canadá no Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante – CRIFPE/UM. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado) da FAE/UFMG. Atua como pesquisadora sobre as políticas públicas da Educação Básica, destacando-se os seguintes temas: a regulação educacional e a obrigação de resultados, a gestão educacional e as condições de trabalho docente.
Maria Rosimary Soares dos Santos
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) com pós-doutorado na Universidad Nacional de San Martim – Argentina e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Universidade Federal do Pará (2018-2019). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora da Linha de Políticas Públicas em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social (08/2019 a 08/2021). Tem experiência na área de Política e Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Administração da Educação, com estudos sobre universidade e reformas da educação superior, financiamento da educação e Política Educacional.
Marina Campos de Avelar Maia
Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Educação pelo UCL Institute of Education – University of London, Mestre em Educação pela UNICAMP, na área de concentração de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais e pedagoga pela UNICAMP. É membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) e Conselheira da Network for International Policies and Cooperation in Education (NORRAG, Suíça). Teve períodos de visita acadêmica nas universidades Lund University (Suécia) e Universitat Autonoma de Barcelona (Espanha). Foi Pesquisadora Associada da NORRAG e como pesquisadora consultora colaborou com diversas organizações no Brasil e no exterior como a Campanha nacional Pelo Direito à Educação, o Privatisation, Education and Human Rights Consortium (PEHRC) e o Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (OHCHR). Suas principais temáticas de pesquisa incluem políticas educacionais, privatização, digitalização, globalização, e análise de redes sociais.
Mércia de Figueiredo Noronha Pinto
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com pesquisa sobre regulação e ação pública na política de educação infantil. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa com orientação de João Barroso (2014). Mestre em Educação pela UFMG (2009). Especialista em Gestão de Políticas Sociais pela PUC/MG (2004) e em Psicopedagogia pela UEMG (2001). Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1993). Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte.
Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo
Possui graduação em Pedagogia/UFMG (2001), mestrado em Educação/UFMG (2007) e doutorado em Educação/UFMG (2019). Atualmente é pesquisadora do GESTRADO/UFMG, professora do Instituto de Educacao Superior Latinoamericano (IESLA) e professora municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, gestão escolar, alfabetização, infância e políticas educacionais.
Sulivan Ferreira de Souza
Professor do Magistério Superior – Universidade Federal do Pará [Campus Universitário de Altamira – Faculdade de Etnodiversidade]. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGEtno/UFPA). Diretor da Faculdade de Etnodiversidade – FACETNO. Doutor em Educação pelo PPGE – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – [Doutorado Latino-Americano em Educação]. Mestre em Educação pelo PPGED – Universidade do Estado do Pará (UEPA). Realizou intercâmbio (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Buenos Aires (UBA). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade do Estado do Pará (PDPG – Amazônia Legal). Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará. Foi Professor Formador no Projeto Docência, Educação Integral e Territórios Educativos: Construindo Cartografias Participativas (Grupo TEIA-UFMG e SEDUC Contagem). É Coordenador de Área do PIBID/UFPA – Projeto: Práticas Pedagógicas e Letramento: A Formação Inicial de Docentes na Região Transamazônica e Xingu. É Membro da Comissão Editorial da Revista RELPE – UFT. É Membro do Grupo de Trabalho – Educación Popular y Pedagogías Críticas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) [2019-2025]. Foi Membro do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/UFMG. Foi membro do Grupo de Estudos Decolonialismo e Educação (UFMG). É Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (UEPA). Foi Bolsista de Mestrado e Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Interesse de pesquisa nas áreas de: Etnoeducação, Etnodiversidade, Educação Popular, Filosofia da Educação, Currículo, Epistemologia Educacional, Interculturalidade, Políticas de Ação Afirmativa, Decolonialidade e o Pensamento Educacional da América Latina e Caribe. Orcid.org/0000-0003-3391-0265 (ORCiD – Open Researcher and Contributor ID).
Tiago Antônio da Silva Jorge
Professor Adjunto no Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela mesma instituição com estágio sanduiche na École Normale Supérieure de Lyon. Possui Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES pela Faculdade de Educação da UFMG. É pesquisador da Faculdade de Educação – UFMG no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho docente, políticas públicas, avaliação de desempenho estudantil, redes sociais e inclusão social.
Demais pesquisadores
Alice Rabelo Vaz Madureira
Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). É Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018) e estudou em sua dissertação as legislações brasileira, argentina e chilena no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: pessoa com deficiência, deficiência e iniciativas internacionais. É doutoranda no Doutorado Latino-Americano em Educação da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, e pesquisa Políticas Públicas de Educação Especial no Brasil e na Argentina. É Pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG), vinculado ao CNPq. Atualmente, é bolsista de doutorado no projeto “Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente”, com coordenação do Gestrado/UFMG e financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aline de Jesus Chaves
Estudante de Graduação em Pedagogia com Formação Complementar na interface Educação Social FaE-UFMG Bolsista de Extensão TEIA (Território, Educação Integral e Cidadania) Residente Pedagógica na Educação Infantil Monitoria de graduação em Psicologia da Educação.
Anna Rachel Mendes Gontijo Mazoni
Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da PUC Minas. Graduada em Educação Física (EEFTO/UFMG); mestre e doutora em Educação (FaE/UFMG). Membro do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (CEEFEL) da PUC Minas e do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO) da UFMG.
Betânia Duarte Guimarães
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, Didática do Ensino Superior e Trabalho Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação e sáude, formação profissional, certificação de competências, políticas públicas, trabalho docente.
Camila Raquel Benevenuto de Andrade
Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG, na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Mestre pela FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Rede Municipal de Belo Horizonte, tutora do curso de Pedagogia Ead da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Participa como integrante do GESTRADO(Grupo de Estudos Sobre Politica Educacional e Trabalho Docente) e do TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania) ambos da UFMG.
Celsiane Aline Vieira Araújo
Doutoranda e mestre em Gestão e Organização da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Organização da Informação em Contexto Digital pela UFMG, Bacharel em Ciência da Informação pela PUC Minas, Técnica em Processamento de Dados pela Funec/Centec. Realizou estágio de docência em ensino superior, minicursos e palestras bem como participação em banca de TCC. Tem experiência em diversas atividades que envolvem informação sobretudo atuando como Consultora Independente, Assessora Técnica, Analista/Coordenadora/Gerente de Informação, Supervisora de projetos de gestão estratégica, modelagem e gestão de processos e fluxos, arquitetura e gestão de conteúdo para intranet/internet, gestão do conhecimento, gestão de documentos arquivísticos (físicos e eletrônicos) e todo ciclo informacional. Desenvolvimento de produtos como fontes, bases e bancos de dados, relatórios, manuais, pesquisas e diagnósticos, levantamento de requisitos para desenvolvimento de sistemas e geração de relatórios, estudo de uso e usuários, treinamento em tecnologias, digitalização, gestão de plataformas sociais. Foi bolsista e voluntária no Programa de Incentivo a Formação Docente – PFID do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (RECRI/ECI/UFMG). Foi bolsista e hoje é voluntária do Projeto Política de Periódicos para Minas Gerais (FAFICH/UFMG) e Periódicos de Alagoas (UFAL). Foi bolsista e hoje é voluntária do Projeto Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (GESTRADO/FaE/UFMG). Atuação no Projeto de Extensão FaE Comunica desempenhando ações no Portal de Livros Abertos da Diretoria da FAE/UFMG. Participação na produção do programa de Youtube Bibliografia Viva, do projeto de extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022. Representante discente desde de 2019 na Congregação da Escola de Ciência da Informação (UFMG). Membro do Coletivo de Pesquisadores Mineiros “Inteligência Coletiva Minas Gerais” sob a Coordenação da SBPC e FIOCRUZ Minas. Membro do grupo de pesquisa Gestão Educacional e o Trabalho Docente (GESTRADO) na FaE/UFMG. Membro do grupo de pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX) na ECI/UFMG, atuando como Coordenadora da Comissão de Comunicação e Divulgação.
Danilo Marques Silva
Pesquisador e colaborador do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (RedEstrado). Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Instituto de Geociências (IGC) da UFMG (2015) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG (2018). Atualmente é estudante do Doutorado Latino-Americano do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Além de experiências como professor na educação básica e superior, possui interesse de pesquisa em políticas educacionais, profissão e formação docente, com atenções específicas às realidades da educação básica e aos desafios da região latino-americana.
Edna Martins Borges
Graduada em História pela UFMG (1983), Especialização em Gestão Escolar, Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo/Fundação João Pinheiro (2002), Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho (Doutorado Sanduíche, 2015), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e integra o Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FaE/UFMG). Tem experiência em gestão educacional, avaliação externa e formação docente. Secretária Municipal Adjunta de Educação de Belo Horizonte (a partir de janeiro de 2017). Presidente do Fórum Permanente de Educação de Belo Horizonte (desde junho de 2017). Ocupou o cargo de Coordenadora-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Membro da Comissão Executiva de organização da Conferência Nacional de Educação. Assessora Institucional da Escola de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação ? MAGISTRA ? da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (2012-2013) e consultora pedagógica de escolas privadas.
Gláucia de Oliveira Bastos
Socióloga, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2009) com ênfase em desenvolvimento urbano. MBA em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (2015). Estagio docente em Metodologia quantitativa no departamento de Sociologia UFMG. Atuou como Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Trabalho Humano no departamento de Ciências Politicas UFMG. Exerceu a Docência para Ensino Médio da Rede Estadual de Minas Gerais 2006-2010. Trabalhou na Gerência de Economia da Federação das Industrias de Minas Gerais (FIEMG). Foi Analista de Projetos na empresa de desenvolvimento de Software (Mastermaq), e Atualmente participa como pesquisadora do GESTRADO (Grupo de Estudos Sobre Politica Educacional e Trabalho Docente FAE-UFMG.
Henrique Oliveira Rachid Cançado
Mestre em Políticas Públicas de Educação pelo PPGE/FAE da Universidade Federal de Minas Gerais (2021-2023). Bacharel em Ciências Sociais (2013-2018) e Licenciado em Ciências Sociais (2018-2019) pela UFMG. Membro desde 2018, do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG), coordenado pela professora Dalila Andrade. Atualmente, é bolsista de Apoio Técnico no projeto Direito à educação e reestruturação da profissão docente: desafios para as políticas públicas atuais.
Jonas Aron Cardoso Diniz
Mestrando em Gestão e Organização do Conhecimento na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2022-atual). Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2017-2021). Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). Iniciação científica no projeto ‘Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados’ do GESTRADO/UFMG (2019-2021). Possui interesse nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, nos temas de Arquitetura da Informação, Comunicação Científica e Periódicos eletrônicos.
Laura Borges de Almeida
Estudante de graduação do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de iniciação científica do Gestrado.
Lucas Felicetti Rezende
Doutorando e mestre (2021) em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pelo PPGE da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Políticas Públicas de Educação. Bolsista Capes Print de doutorado-sanduíche (2024) com período internacional na Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos. Bacharel (2017) e licenciado (2018) em Ciências Sociais também pela UFMG, com período de intercâmbio acadêmico em Relações Internacionais (2015) na Universidade de Lisboa (ULisboa/ISCSP), Portugal. Tem trabalhos nas áreas de migrações internacionais, trabalho docente, política educacional, movimentos conservadores na educação e atuação de think tanks na política educacional. Tem interesse de pesquisa nas temáticas de trabalho docente, política educacional, neoliberalismo e neoconservadorismo na educação, think tanks, mobilidade internacional de políticas de educação, gênero e sexualidade. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/UFMG).
Luciana Cristina Nogueira Honorio Rodrigues
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação – UFMG (2024), na linha de Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação. Mestra em educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação – UFMG (2016), na linha de Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação – UFMG (2012). Atualmente é Professora da Rede Estadual de Minas Gerais (REEMG), e Professora da Rede Municipal da Prefeitura de Santa Luzia, membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO/Faculdade de Educação/UFMG desde 2009, e membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG) de 2015 a 2018.
Luiza Alves Moura
Possui graduação em História – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022), atualmente está cursando Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Apoio Técnico a pesquisa no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de história na educação básica nos anos finais.
Maíra Lana Kascher Santos
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel (2015) e licenciada (2017) em Ciências Sociais pela UFMG. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/UFMG). Membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO).
Naiane Alves de Almeida
Mestra em Educação e Docência – linha de pesquisa Trabalho e Educação – pela UFMG (ProMestre), especialização em Políticas Públicas também pela UFMG (2014) e graduação em Jornalismo e Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG (respectivamente 2009 e 2011). Desde 2009, atua como assessora de imprensa e comunicação em Sindicatos e Associações de Minas Gerais e, desde então, tem se dedicado à pesquisa acerca das variáveis que incidem sobre o processo de negociação coletiva, instrumento indispensável para quem atua com Movimentos Sindicais. Atualmente, é pesquisadora do Gestrado/UFMG e Editora do Pauta Sindical – Assessoria em Comunicação.
Sara Cristina Felipe Franco
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de iniciação científica no Gestrado.