O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (GESTRADO/UFMG), com o apoio da Secretaria de Educação Básica do MEC, apresenta o Dicionário “Trabalho, profissão e condição docente”.

O objetivo deste Dicionário é reunir os termos utilizados nas pesquisas sobre essa temática, definindo seus significados e sentidos, buscando contribuir com as análises sobre as mudanças que ocorreram no trabalho docente na sociedade contemporânea.

O presente Dicionário constitui-se em uma obra coletiva, contemplando grande diversidade de enfoques e perspectivas teóricas, agregando 380 autores de 17 distintos países, que desenvolveram os verbetes a partir de suas especialidades, colaborando assim para a produção do conhecimento sobre o trabalho em Educação. Os convites aos autores foram determinados por sua competência acadêmica e excelência no estudo do termo/conceito a eles destinados, o que atribui grande magnitude a esta obra.

O Dicionário foi desenvolvido como um dos produtos da pesquisa “O trabalho docente na Educação Básica no Brasil”, realizada nos anos de 2009 e 2010. A pesquisa teve como objetivo analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições realizam suas atividades nas escolas de Educação Básica no Brasil. Buscou conhecer as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a Educação Básica no Brasil no que se refere à organização e gestão escolar e suas consequências para a formação e a carreira docente, observando ainda suas consequências sobre a saúde e bem estar dos docentes.

A pesquisa conteve três metas, a primeira constituiu-se na realização de um survey em sete estados brasileiros: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo; a segunda meta consistiu na realização de um panorama do trabalho docente na Educação Básica no Brasil, com dados estatísticos disponíveis em fontes oficiais. A terceira meta foi dedicada a elaborar referencial teórico para a análise do trabalho e da condição docente na Educação Básica, elegendo categorias analíticas que permitissem estabelecer comparações entre os diversos contextos educacionais no Brasil.

Foi realizada a revisão de literatura acadêmica sobre a temática do trabalho e condição docente, por meio de levantamento em acervos bibliográficos físicos e eletrônicos. A finalidade de tal revisão foi identificar conceitos e termos utilizados nas pesquisas e estudos sobre o trabalho, a profissão e a condição docente para a produção de um Dicionário que pudesse reuni-los, disseminando-os na comunidade acadêmica, bem como nos sistemas educacionais.

Esta publicação reflete o crescimento dos estudos e pesquisas sobre trabalho docente, realizados em distintas instituições acadêmicas e sindicais, em diferentes países no mundo, em especial, na América Latina. A abrangência de tal obra se deve à consolidação de um espaço que reúne há mais de 10 anos pesquisadores comprometidos com a problemática do trabalho docente no contexto latino-americano.

A Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (REDESTRADO) vem contribuindo para o crescimento acadêmico e o desenvolvimento do debate político sobre o trabalho docente por meio do intercâmbio entre os pesquisadores e instituições espalhadas pela Região. O Dicionário como obra coletiva é assim a expressão do crescimento autônomo de uma rede de pesquisadores que tem difundido e fomentado o conhecimento sobre o tema. A originalidade, coerência e veracidade das informações transmitidas em cada verbete são de inteira responsabilidade dos autores.

Para nós, é uma alegria participar desta obra coletiva na condição de organizadoras e estamos certas de que o mesmo interesse que nos guiou na seleção dos termos/conceitos aqui reunidos e nos convites aos autores que se somam a nós estará presente na leitura atenta dos que se dedicam a conhecer a realidade dos que trabalham pela educação.

Belo Horizonte, outubro de 2010.
Dalila Andrade Oliveira
Adriana Cancella Duarte
Lívia Fraga Vieira