ATIVIDADES PRESENCIAIS

Autores/as: MARÍA TERESA MACHADO DURÁN

O modelo pedagógico da Universidade Cubana no município distingue três componentes fundamentais associados ao processo de aprendizagem. São eles: as atividades presenciais, a autopreparação dos estudantes e os serviços de informação técnico-científico e docente. As atividades presenciais acontecem com os dois componentes pessoais do processo formativo (estudantes e professores) em presença e se desenvolvem utilizando diferentes formas organizativas do processo docente educativo, dentro das quais são essenciais: a aula, a tutoria e a consulta.

A aula como forma organizativa dirigida à aquisição de conhecimentos, ao desenvolvimento de habilidades e à formação de valores e interesses cognoscitivos e profissionais nos estudantes adquire, neste modelo, a forma de aula encontro, por isso seu objetivo está centrado em esclarecer as dúvidas concernentes aos conteúdos já orientados para o estudo, debater e exercitar esses conteúdos, comprovar os resultados das avaliações, avaliar o aproveitamento mostrado pelos estudantes e orientar o novo conteúdo para o estudo independente.

Em todas as atividades presenciais é essencial, mas particularmente na aula encontro, a utilização de meios e métodos de ensino que garantam a participação ativa dos estudantes com o objetivo de conseguir um processo de aprendizagem consciente. Com esse propósito, o Estado Cubano garante que cada estudante possua, de forma gratuita, o texto básico de cada disciplina, um guia de estudo com as indicações e a bibliografia recomendada e exercícios que favoreçam a autoavaliação da aprendizagem, assim como um apoio bibliográfico fundamental nas bibliotecas dos Centros Universitários Municipais.

A tutoria, por sua parte, é a forma organizativa que adota o processo de ensino-aprendizagem no Centro Universitário Municipal, cujo propósito é assessorar e guiar o estudante em sua formação integral, por isso busca-se que as ações educativas tenham um caráter personalizado, sistemático e estejam desenhadas desde o início da formação até a conclusão dos estudos. O conteúdo da tutoria estará dirigido essencialmente à materialização da estratégia educativa como resposta às principais necessidades dos estudantes, identificadas em seu diagnóstico, caracterização e avaliação.

A consulta é a forma organizativa que, dentro das atividades presenciais, estabelece como objetivo específico que os estudantes recebam orientação pedagógica e científico-técnica mediante indicações, orientações, esclarecimentos e respostas dos professores às perguntas formuladas em relação à autopreparação; podem ser individuais ou coletivas.

Segundo as exigências do Plano de Estudos, realizam-se também outras atividades presenciais além das mencionadas, tais como: oficina de computação, cujo propósito é a aplicação de métodos e técnicas de computação e das tecnologias da informação e da comunicação na resolução de problemas próprios da profissão; as práticas laborais, com as quais o aluno adquire e desenvolve os modos de atuação que caracterizam a atividade profissional, desenvolve a consciência laboral, a disciplina e a responsabilidade no trabalho, segundo o princípio marxista e martiano do vínculo do estudo com o trabalho. Por sua parte, as práticas de laboratório, distribuídas nos cursos em que são necessárias, destinam-se à aquisição e desenvolvimento de habilidades próprias, dos métodos e técnicas de trabalho e de pesquisa científica.

Bibliografia

HORRUITINER SILVA, P. La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Félix Varela, 2006.

MACHADO DURÁN, M. T. Democratización de la universidad: la experiencia cubana. In: CONFERENCIA INTERNACIONAL DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN, 9, 2008, Camagüey. Memorias. Camagüey: Universidad de Camagüey, 2008.

CUBA. Ministerio de Educación Superior. Resolución nº 05, data. Reglamento sobre los aspectos organizativos y el régimen de trabajo docente y metodológico para las carreras que se estudian en las Sedes Universitarias.

CUBA. Ministerio de Educación Superior. El nuevo modelo de universidad cubana: una respuesta más integral a los retos de nuestra sociedad y del desarrollo de la ciencia y la tecnología. versión enero 2004.