BIBLIOTECA ESCOLAR
A Biblioteca Escolar corresponde a uma instituição social integrante do sistema educacional, que tem como objetivo atender às necessidades de informação da comunidade escolar, a saber, alunos, professores e funcionários (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, 1985). Na estrutura escolar, apresenta-se como responsável pelos serviços especializados de seleção, aquisição, tratamento, organização, disponibilização e uso de fontes de informação, que se destinam a subsidiar o processo ensino-aprendizagem em todo o sistema educacional.
A funcionalidade da Biblioteca Escolar está condicionada à formação de coleção adequada, à disponibilidade de espaço dinâmico e de profissionais qualificados. As diversas fontes de informação (livros, revistas, jornais, periódicos científicos, bancos e bases de dados, e Internet) se apresentam como elementos indispensáveis à ampliação e à renovação da aprendizagem orientada à participação e à ruptura com as práticas pedagógicas tradicionais centradas no livro didático e no discurso do professor. A Biblioteca Escolar é também responsável pelo oferecimento de serviços de informação à comunidade escolar, que compõem o seu conjunto de práticas e ações de informação, tais como pesquisas bibliográficas e não-bibliográficas, serviços de alerta, serviços de disseminação seletiva da informação, hora do conto, leitura e estudo dirigido, elaboração de textos científicos, exposições, palestras e feiras de livros. Esse conjunto de práticas e ações de informação deve ser planejado sob a coordenação de profissional Bibliotecário, considerando as necessidades de informação da comunidade escolar. A instituição bibliotecária se constitui em instrumento indispensável à superação do estágio de reprodução, muitas vezes, desenvolvido nas Escolas de ensino fundamental e médio, uma vez que se trata de espaço aberto a novas inquirições e análises, apropriado à construção e ao desenvolvimento do espírito pesquisador na comunidade escolar (SOUZA, 2000). A Biblioteca Escolar, nesse sentido, apresenta-se como elemento que capacita os alunos para aprendizagem permanente, estimula a criatividade e a comunicação, facilita a recreação, apoia os professores em sua capacitação e lhes oferece insumos informacionais necessários à tomada de decisões em sala de aula. (ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, 1985).
A Biblioteca Escolar se constitui em uma unidade de informação que tem como finalidade promover apoio à aprendizagem, assim como estimular o hábito à leitura. Para tanto, deve-se valer de instrumentos alicerçados na informação e no conhecimento, de modo que possibilitem efetivos usuários da informação, independentemente do suporte desta, de reunirem condições para se tornarem cidadãos com um pensamento crítico perante a sociedade. Tem como público alvo estudantes, professores, orientadores, pedagogos e demais pertencentes à comunidade escolar na qual se encontra inserida. Deve-se voltar ainda para a promoção de ações culturais de modo a despertar no aluno interesse e motivação para apreensão de novos conhecimentos (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E INSTITUIÇÕES DE BIBLIOTECAS, 2010).
Considera-se Biblioteca Escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, à pesquisa, ao estudo ou à leitura (BRASIL, 2010).