FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores/as: MARÍA TERESA MACHADO DURÁN

 

Qualidade que se inscreve na formação de altos valores humanos, associa-se à formação de valores em geral e em particular, à necessidade de que os profissionais coloquem seus conhecimentos ao serviço da sociedade. A formação integral é um processo e, ao mesmo tempo, um resultado com o qual a escola cubana se compromete desde os primeiros níveis de ensino, que procura preparar o homem em todos os aspectos de sua personalidade – prepará-lo para a vida –, e está ancorada no mais genuíno do pensamento pedagógico cubano, em especial, nas ideias de José Martí, Herói da República de Cuba, que antecipou no século XIX que “educar é depositar em cada homem toda a obra humana que lhe antecedeu: é fazer de cada homem síntese do mundo vivente até o dia em que vive; é levá-lo ao nível de seu tempo, para que flutue sobre ele, e não deixá-lo por debaixo de seu tempo, com o que não poderá sair à superfície, é preparar o homem para a vida” (MARTÍ, p. 428)

O Ministério de Educação, em coordenação com os organismos, organizações e instituições da sociedade, assume a Missão da formação integral comunista das atuais e das futuras gerações de patriotas, assim como do pessoal docente que terá sob sua responsabilidade essas funções na escola. São objetivos estratégicos no cumprimento dessa Missão os seguintes: 1. conseguir que toda a população cubana – com ênfase nas crianças, adolescentes e jovens – a partir do desenvolvimento de suas capacidades, transformem as oportunidades que a Revolução lhes brinda em verdadeiras possibilidades de adquirir uma cultura geral integral; 2. aperfeiçoar o sistema educativo cubano, integrando os Programas da Revolução e o trabalho educativo dos docentes, a família e as organizações, a partir da elevação contínua da exemplaridade dos educadores e de sua capacidade de formar crianças, adolescentes e jovens sadios, cultos, verdadeiramente revolucionários e com consciência de produtores; 3. elevar a qualidade da formação inicial dos profissionais da educação a partir do incremento da docência com caráter presencial e de uma melhor preparação das equipes docentes responsáveis, para desenvolvê-la nos diferentes âmbitos em que transcorre o processo docente-educativo e, ao mesmo tempo, consolidar a superação sistemática dos docentes em exercício por diferentes vias, tudo isso obtido no marco do aperfeiçoamento da concepção da universalização da Educação Superior Pedagógica. (VELÁZQUEZ, 2010, p. 8-9).

A formação integral no contexto do processo de formação de profissionais identifica três dimensões essenciais, que, em sua integração, expressam a preparação do profissional para seu desempenho na sociedade. São elas: a dimensão instrutiva, a dimensão educativa e a dimensão desenvolvimentista, contudo, como fez notar Horruitiner (2006, p17 e ss), implica também a necessidade de conseguir um profissional criativo, independente, preparado para assumir sua autoeducação durante toda a vida, que seja capaz de manter-se constantemente atualizado, que utilize as oportunidades oferecidas pelas universidades na pós-graduação e que responda às necessidades do desenvolvimento do país da mesma maneira, estar preparado para trabalhar em coletivos, em equipes multidisciplinares e para participar ativamente na construção social do conhecimento.

O Enfoque Integral para la Labor Educativa en las Universidades (Enfoque Integral para a Atividade Educativa nas Universidades)constitui uma estratégia principal dentro do sistema de influências educativas que se ramifica nos níveis de faculdade, departamento e grupo estudantil e implica a toda a comunidade universitária no propósito de alcançar a formação dos valores que devem caracterizar um profissional na época atual.

A formação integral encontra no projeto educativo um instrumento mobilizador. Tem especial relevância esse documento onde se reflete o delineamento de tarefas que realiza cada grupo em conjunto com seus professores a partir do diagnóstico individual e grupal das necessidades educativas. Seu fim último consiste em que os futuros profissionais alcancem, de maneira consciente, níveis qualitativamente superiores de desempenho profissional integral.

Segundo P Horruitiner, considera-se que um profissional se forma integralmente quando possui uma sólida preparação científica e técnica, uma ampla formação humanística, um amplo desenvolvimento de seu pensamento filosófico, está formado em amplos valores éticos, morais, sociais em geral e, em sua atuação, mostra-se comprometido com o desenvolvimento econômico e social do país. Esse mesmo autor, que desempenha o cargo de diretor na Dirección de Formación de Profesionales del Ministerio de Educación Superior de Cuba (Direção de Formação de Profissionais do Ministério de Educação Superior de Cuba), cita como exemplo os milhares de médicos cubanos prestando serviço em dezenas de países, nos lugares mais afastados, de maior pobreza, onde nunca chegou um médico antes e onde os próprios médicos desses países não chegam. Outro exemplo é o número parecido de professores cumprindo o mais sagrado dos deveres – educar aos demais – em condições similares de pobreza e isolamento. Esse é o conceito de desempenho profissional integral que assume, trabalha e defende a universidade cubana atual. (HORRUITINER, 2006, p.25).

Bibliografia

CUBA. Ministerio de Educación. Seminario Nacional de preparación del curso escolar 2009-2010. La Habana: Pueblo y Educación, 2010.

CUBA. Ministerio de Educación Superior. Seminario Nacional a Dirigentes del Ministerio de Educación Superior 2010-2011. La Habana: Felix Varela, 2011.

HORRUITINER SILVA, P. La Universidad Cubana: el modelo de formación. La Habana: Felix Varela, 2006.

MARTÍ, J. Obras completas. La Habana: Imprenta Nacional de Cuba, 1961.

VELÁSQUEZ CUBIELLA, A. E. La educación en Cuba y los retos del personal docente. Conferencia de la Ministra de Educación en Congreso Internacional 7mo Congreso de Educación Superior “Universidad 2010. La Habana, 2010.