PERTINÊNCIA

Autores/as: MARÍA TERESA MACHADO DURÁN

Pertinência é um componente essencial da qualidade de uma carreira universitária que se manifesta quando o desenho, a execução e o controle do processo docente educativo, desde o tema até a carreira, correspondem-se com as exigências sociais.

A Universidade Cubana considera que a pertinência em comunhão com a excelência acadêmica constituem os componentes que definem o padrão de qualidade de uma carreira. Segundo Horruitiner Silva (2006, p. 123), pertinência significa que a formação responde ao encargo da sociedade e contribui ao desenvolvimento socioeconômico da nação e/ou da região à qual se devem seus egressos; ao fortalecimento da identidade cultural; ao alcance dos objetivos da formação integral dos profissionais e à atenção dos ideais de justiça e equidade que caracterizam o modelo de formação da educação superior cubana. Em correspondência com o anterior – acrescenta Horruitiner – a carreira consegue uma ampla projeção no território, na região e/ou no país, inserindo-se adequadamente nos principais programas de desenvolvimento vinculados com a sua área de conhecimentos. Os professores gozam do reconhecimento da sociedade por sua ativa participação na solução dos problemas do território e da região vinculados à profissão e se consegue uma ativa e sistemática presença dos estudantes, fundamentalmente dos anos superiores, em tarefas dessa índole, o que também é reconhecido pelas instituições afins.

A pertinência, portanto, associa-se aos impactos sociais que obtém a carreira em sua projeção no território e ao reconhecimento que recebe por parte deste pela solução que aporta aos problemas vinculados à profissão. Nesse sentido, tem especial importância a projeção estratégica da carreira no que se refere à vinculação da atividade investigativo-laboral dos estudantes aos problemas da produção e aos serviços do território, e a alta valoração que recebe por parte deste com relação à qualidade teórico-prática dos egressos para resolver tarefas profissionais.

Carlos Álvarez de Zayas considera a pertinência como uma propriedade que caracteriza a congruência que existe entre o planejamento, o desenvolvimento do processo e seus resultados com as expectativas, necessidades, princípios e valores do contexto social e do conhecimento científico. Em sua avaliação, levam-se em conta os fatores social, econômico, político e cultural em geral (ALVAREZ DE ZAYAS, 1999).

A pertinência da Universidade do século XXI se tornará evidente, segundo Díaz Canel, Ministro de Educação da República de Cuba, na medida em que se forjem profissionais que sejam homens e mulheres de paz e de decoro, cuja sólida formação humanista e alta capacitação técnico-científica sejam fontes constantes de inspiração para empreenderem com audácia responsável a busca de soluções que permitam salvar o planeta e construir um mundo melhor para todos e não só para uma parte minoritária da população (DÍAZ CANEL, 2010).

Em Cuba, a pertinência e impacto social, ao lado de outras variáveis como professores, estudantes, infraestrutura e currículo, são utilizados na complexa tarefa de controlar a qualidade na formação dos profissionais.

Bibliografia

ÁLVAREZ DE ZAYAS, C. La escuela en la vida. La Habana: Pueblo y Educación, 1999.

ÁLVAREZ DE ZAYAS, C. La universidad como institución social. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar, 1996.

DÍAZ-CANEL BERMUDEZ, M. Presentación. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR, 7, 2010, Habana. Universidad 2010: la universidad por un mundo mejor. Habana: Ministério de Educación Superior, 2010. p. 2.

FUENTES GONZÁLEZ, H. C.; GALO ADÁN, C. C. Diseño curricular y evaluación basados en competencias. Bogotá: Cindinamarca, 2002.

HORRUITINER SILVA, P. La Universidad Cubana: el modelo de formación. Habana: Felix Varela, 2006.