PROVINHA BRASIL
Avaliação diagnóstica sem finalidades classificatórias que procura fornecer informações sobre habilidades/capacidades desenvolvidas pelas crianças no início do Ensino Fundamental, quando ainda é possível corrigir os percursos e indicar caminhos alternativos para a aprendizagem. Instrumento pedagógico que busca identificar, por meio de um teste de leitura e escrita, aplicado no início e no fim do segundo ano do ensino fundamental, os saberes e as dificuldades dos alfabetizandos, a fim de possibilitar intervenções no momento certo. Essa avaliação diagnóstica é prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como meta alfabetizar, até 2021, todas as crianças com idade até 8 anos. Informações produzidas a partir desse instrumento podem ajudar a (re)orientação das metas estabelecidas pela escola e a implantação de ações pedagógicas e administrativas que levem à melhoria da qualidade do ensino. Diferencia-se do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil, programas destinados a avaliar crianças que já se encontram há quatro anos no ensino fundamental do sistema educacional brasileiro e que não desenvolvem algumas capacidades iniciais do processo de aquisição da escrita. De forma específica, a Provinha Brasil tem como objetivo colaborar com os professores, buscando diagnosticar os saberes dos alunos, evitar distorção idade-série, oferecer subsídio para o replanejamento do ensino e estimular a reflexão sobre práticas pedagógicas dos professores. Com esses objetivos, foram elaborados vários materiais que compõem o Kit Provinha Brasil, constituído de um conjunto de documentos com Orientações para Secretarias de Educação e Professores, que informam e descrevem sobre formas de participação, possibilidades e limitações do instrumento; Passo a passo com orientações, contextualização e apresentação da concepção da Matriz de Referência de Avaliação em Alfabetização e Letramento, metodologia, escala, indicando possibilidades de uso e interpretação das informações; Reflexões sobre a prática com sugestões de ações que o professor poderá utilizar no seu cotidiano e descrição de algumas políticas governamentais de apoio à intervenção pedagógica; Caderno do professor/ aplicador – teste do aluno acrescido de comandos a serem seguidos na aplicação; Caderno do aluno, que é o teste do aluno; e o Guia de correção e interpretação dos resultados- manual que permite ao professor corrigir e interpretar os resultados do teste. Com o Kit, o professor tem acesso à metodologia, à matriz de referência usada na elaboração do teste e ainda a um material de orientação sobre o uso da avaliação, buscando discutir as ações que podem dar suporte ao trabalho do alfabetizador após o diagnóstico. Como todos os instrumentos de avaliação em grande escala possuem limites, a Matriz de Referência de Avaliação em Alfabetização e Letramento não cobre todos os eixos considerados essenciais ao aprendizado inicial da língua escrita: 1) compreensão e valorização da cultura escrita; 2) apropriação do sistema de escrita; 3) leitura; 4) escrita; 5) desenvolvimento da oralidade. Entretanto, o instrumento é um indicativo do que pode ser considerado como fundamental a ser garantido no processo inicial de alfabetização. A partir daí, o professor ou a professora deve avaliar o que mais pode e deve fazer na perspectiva do ensino – levando em conta as condições, as necessidades e os desejos dos alunos de sua classe de alfabetização. É importante considerar que a função da avaliação diagnóstica é identificar habilidades ou conhecimentos que os alunos já possuem – é uma avaliação pedagógica e não punitiva. Seus resultados e suas finalidades não se destinam a contabilizar acertos e erros, mas, sim, permitir que o professor identifique distintas faixas de desenvolvimento e possa replanejar suas metas e ações pedagógicas.