REDE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE – REDESTRADO
Rede formada por pesquisadores de diferentes países da América Latina, vinculados a distintas instituições acadêmicas universidades, faculdades e centros de pesquisa , sindicais e de associações diversas que têm como objeto a análise do trabalho docente. A criação de tal Rede partiu da iniciativa dos coordenadores do Grupo de Trabalho Educación, trabajo y exclusión social do Conselho latino-americano de Ciências Sociais CLACSO, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de estudos e pesquisas sobre o trabalho docente no contexto latino-americano. Criada em fins de 1999, vem, desde então, possibilitando o intercâmbio entre pesquisadores e instituições, promovendo seminários, debates e publicações conjuntas entre seus membros. O propósito da RedEstrado tem sido fomentar a comunicação e o debate interdisciplinar sobre o trabalho docente na América Latina, congregando pesquisadores de diversas áreas: pedagogia, psicologia, história, sociologia, política, economia, administração, saúde, entre outras. A ética na pesquisa e a solidariedade entre pesquisadores e instituições têm sido uma marca da atuação da RedEstrado. A partir da mencionada iniciativa, a RedEstrado foi se conformando com relativa autonomia ao próprio GT e ao Conselho, abrindo-se para a participação de todos os interessados, independentemente da afiliação institucional. Assim, estruturou-se por meio de uma lista eletrônica, organizando-se primeiramente na Argentina, México e Brasil. Aos poucos, foi se consolidando, recebendo importantes adesões de pesquisadores latino-americanos em diferentes países e hoje se encontra presente também no Chile, no Peru, no Equador, no Uruguai, em Cuba, na Colômbia, entre outros. A RedEstrado conta hoje com aproximadamente 300 pesquisadores cadastrados, de diferentes nacionalidades, contribuindo, assim, no desenvolvimento e qualificação do debate político e das pesquisas acadêmicas sobre o trabalho docente no contexto latino-americano. Por meio de intercâmbios e parcerias entre pesquisadores e instituições latino-americanas, a RedEstrado tem se esforçado na realização e organização de seminários que têm possibilitado a consolidação de importante espaço de discussão. A unidade temática é o trabalho docente, contudo as abordagens teórico-metodológicas variam, apresentando um extenso leque de perspectivas analíticas e proposições teóricas, entre elas: organização do processo de trabalho docente; estudo das relações de trabalho na escola; gestão escolar e trabalho docente; saúde e trabalho docente; reforma educacional e trabalho docente; formação docente e profissionalização; saberes docentes; produtividade docente e avaliação de desempenho; a docência em ambiente virtual e informatizado; formação continuada e profissão docente; trabalho docente e gênero, memória e narrativas autobiográficas, entre outras. O autoconceito desenvolvido no âmbito da Rede veio justamente da busca da utilização da categoria trabalho docente em suas diversas formas de aplicação e abordagem na pesquisa acadêmica e sindical, possibilitando a reunião de diferentes sujeitos investigadores com distintas perspectivas teóricas e experiências várias. O intercâmbio permitido pela RedEstrado revela a diversidade contida no subcontinente latino-americano, tanto no que se refere às produções acadêmicas quanto às experiências de luta e organização desses trabalhadores, compreendendo a pesquisa em trabalho docente como um campo em construção, complexo e diverso, atravessado por situações políticas que, em determinados momentos, agudizam as lutas e os problemas enfrentados. A RedEstrado, nesses seus pouco mais de dez anos de existência, tem promovido importantes debates e reflexões nesse sentido. Maiores informações podem ser obtidas acessando a página eletrônica da RedEstrado: (www.redeestrado.org)