TRABALHO EDUCATIVO

Autores/as: MARÍA TERESA MACHADO DURAN

 

O trabalho educativo ou atividade educativa constitui uma prioridade da escola cubana, a qual é consciente do papel protagônico que ocupa na formação de valores. Nessa atividade, o professor é o máximo responsável da educação dos alunos e pelo aproveitamento das potencialidades da sala de aula para realizá-la. Tal aproveitamento dos elementos instrucionais em função da educação se constitui em uma das chaves para o êxito do processo, mas não apenas isso, também adquire especial relevância o exemplo pessoal do professor. A escola cubana baseia seu trabalho educativo no desenvolvimento de valores como: dignidade, justiça, honestidade, solidariedade, honradez, laboriosidade, patriotismo, anti-imperialismo, humanismo, integridade e ética, que sintetizam o mais elevado do ser humano (DÍAZ CANEL, 2010, p.12). No trabalho educativo, é essencial a elaboração do diagnóstico dos estudantes e a definição dos objetivos que devem ser alcançados no ano letivo assim como as prioridades no nível da escola, faculdade ou universidade, segundo o caso. Esses elementos são a chave para a elaboração dos objetivos do projeto educativo de cada ano no qual devem estar assinalados os critérios de medida, as ações e a avaliação. Outro elemento a registrar são os diferentes sistemas de influências (família, escola, comunidade) que estimularão a formação e desenvolvimento em valores.

A qualidade da atividade educativa inclui também a gestão (vide supra excelência acadêmica). Potencializar a educação por meio da instrução é um eixo fundamental do trabalho metodológico para trabalhar esse componente educativo a partir do componente curricular (HORRUITINER, 2006, p. 63-78). Dentro dos objetivos do trabalho educativo, estão: formar nos estudantes uma adequada concepção do mundo, potencializar o papel que têm no desenvolvimento determinadas capacidades cognoscitivas gerais, vinculadas à lógica dessa ciência, o amor à profissão e às personalidades que em nível mundial, regional e nacional a identificam, entre outros. Consideram-se objetivos estratégicos em função de seu aperfeiçoamento: a consolidação do papel do professor guia de cada grupo de estudantes, a identificação precisa das diferenças individuais dos estudantes, incorporar a esse labor a figura do tutor e trabalhar para lograr que todos os estudantes, em conjunto com suas atividades acadêmicas, participem em tarefas de alto impacto social.

Bibliografia

BAXTER PÉREZ, E. La educación en valores: papel de la escuela. In: COMPENDIO DE PEDAGOGÍA, 1999, La Habana. Pedagogía 99. La Habana: Pueblo y Educación, 2002.

BAXTER PÉREZ, E; AMADOR MARÍNEZ, A.; BONET CRUZ, M. La escuela y el problema de la formación del hombre. In: COMPENDIO DE PEDAGOGÍA, 1999, La Habana. Pedagogía 99. La Habana: Pueblo y Educación, 2002.

CUBA. Ministerio de Educación. Seminario Nacional de preparación del curso escolar 2009-2010. La Habana: Pueblo y Educación, 2010.

DÍAZ CANEL, M. La Universidad por un mundo mejor. Conferencia Inaugural
Universidad 2010. In: Memorias “Universidad 2010”.  La Habana: 2010.

FABELO, J. R. Los valores y sus desafíos actuales. La Habana: José Martí, 2003.

HORRUITINER SILVA, Pedro. La universidad cubana: el modelo de formación. La Habana: Felix Varela, 2006.