Indicadores do Trabalho Docente na Educação Básica
Dalila Andrade de Oliveira, Edmilson Pereira Junior, Lívia Fraga Vieira, Adriana Maria Cancela Duarte, Ana Maria Clementino Jesus e Silva, Alexandre William Barbosa Duarte e Tiago Antônio Jorge (Organizadores)
Editora Fino Traço, 2017
Este livro apresenta resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica do Brasil: Fase II (TDEBB), com ênfase no desenvolvimento de indicadores relacionados ao contexto escolar vivenciado pelos professores de Educação Básica.
A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Gestrado foi criado em 2002 e nesses quase 15 anos tem realizado estudos e pesquisas de forma integrada, buscando a interdisciplinaridade no tratamento de questões concernentes à política educacional e ao trabalho docente.
Este grupo se originou de um esforço em torno da organização da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado) no Brasil. Na primeira fase da pesquisa TDEBB, o Gestrado realizou um survey em sete estados do Brasil, com a motivação de conhecer o trabalho docente na Educação Básica nas suas três etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
A pesquisa intitulada “Trabalho docente na Educação Básica no Brasil” contou com o apoio do Ministério da Educação através de um Plano de Cooperação Técnica do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) com a UFMG.
O Gestrado contou para a realização desta pesquisa com uma rede de pesquisa composta por oito grupos de estudos de diferentes universidades públicas nos diferentes estados abarcados pela amostra.
A pesquisa teve como principal objetivo “analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores , o que fazem e em que condições se realiza o trabalho nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil”.
Foram entrevistados 8.795 docentes em seus locais de trabalho, sendo creches e escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de 35 redes de ensino municipais e de sete redes estaduais de ensino.A proposta da pesquisa surgiu como resultado de investigações anteriores sobre o tema, realizadas no âmbito do Gestrado, além de uma densa revisão de literatura.