Pesquisa aponta que 9 em cada 10 professores da rede pública de ensino não tinham nenhuma experiência com aulas remotas antes da pandemia

Publicado em

Portal Uai/Neoradar, 09/07/2020: Uma pesquisa sobre o trabalho dos professores da rede pública mostra que, no Brasil, 89% não tinha experiência anterior à pandemia para dar aulas remotas – e 42% dos entrevistados afirmam que seguem sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria. Para 21%, é difícil ou muito difícil lidar com tecnologias digitais. 

Os dados são da pesquisa “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia”, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Gestrado/UFMG) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Os resultados mostram a dificuldade dos professores em lidar com a nova realidade, e o esforço pessoal para transmitir a aprendizagem aos estudantes durante a emergência de saúde provocada pelo coronavírus.

Os dados mostram que:

  • 82% dos professores estão dando aulas dentro de casa
  • 82% dos docentes disseram que as horas de trabalho aumentaram
  • 84% dos professores afirmam que o envolvimento dos alunos diminuiu um pouco ou diminuiu drasticamente durante a pandemia.
  • 80% dos entrevistados afirmam que a principal dificuldade dos estudantes é a falta de acesso à internet e computadores; seguida pela dificuldade das famílias em apoiar os estudantes (74%); a falta de motivação dos alunos (53%) e o desconhecimento dos alunos em usar recursos tecnológicos (38%).
  • O estado emocional dos professores também está sendo colocado à prova: 69% declararam ter medo e insegurança por não saber como será o retorno à normalidade e 50% declaram ter medo em relação ao futuro

A pesquisa é a maior em número de respondentes já realizada no país desde o início da pandemia e contou com a participação voluntária de 15.654 professores da educação básica, que atuam nas redes municipais, estaduais e federal. O questionário foi aplicado através de uma plataforma virtual entre os dias 08 e 30 de junho de 2020 e permite identificar em que medida a pandemia está impactando a organização do trabalho docente.

A pesquisa pretende ouvir também os professores das escolas privadas de todo o país. O questionário foi adaptado para contemplar as especificidades das instituições de ensino particulares e a expectativa é de que a nova fase da coleta de dados se inicie ainda neste mês.

Fonte: Beatriz Gonçalves, para o Neoradar / Portal Uai, em 09 de julho de 2020. Disponível em <https://neoradar.uai.com.br/pesquisa-aponta-que-9-em-cada-10-professores-da-rede-publica-de-ensino-nao-tinham-nenhuma-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia/>. Foto: Reprodução da matéria do Neoradar.