Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente (Capes, 2022 – em andamento)

Este projeto é fruto de parceria desenvolvida nos últimos dez anos entre pesquisadores de diferentes instituições e tem como objeto o estudo dos impactos da pandemia sobre o direito à educação e sobre a reconfiguração do trabalho docente no Brasil. Visa a constituir um Observatório da Educação Básica como instrumento de controle social das políticas públicas de Educação. A parceria que dá sustentação a este projeto envolve pesquisadores de vários programas de pós-graduação no Brasil, em uma articulação com pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas de países latino-americanos e europeus que vem realizando pesquisas em perspectiva comparada. Este projeto é, portanto, resultante de estudos precedentes realizados na Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO) e pela International Research Network (INR), no âmbito da World Education Reaserch Association (WERA), das quais fazem parte os investigadores deste projeto.