Coordenadora do Gestrado, Dalila Andrade Oliveira é nomeada para o Conselho Deliberativo do CNPq

Publicado em

Jornal da Ciência/SBPC, 28/08/2020: O Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem novos membros, segundo a Portaria de nomeação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), nº 3.208, de 25 de agosto de 2020. O processo de renovação de membros incluiu uma consulta à comunidade científica nacional, coordenada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Ao todo, 12 novos membros foram escolhidos, com mandato de dois anos. A presidente de honra da SBPC, Helena Bonciani Nader, é uma das nomeadas a partir da lista tríplice elaborada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O professor titular da Universidade Estadual de Campinas, Hernandes Faustino de Carvalho, e a pesquisadora titular do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rafaela Compostrini Forzza, foram escolhidos a partir de uma lista elaborada pela SBPC, mediante consulta à comunidade científica da área de Ciências Biológicas e da Vida. As professoras titulares do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Miriam Pillar Grossi, e da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dalila Andrade Oliveira, foram escolhidas a partir da lista tríplice elaborada pela SBPC, mediante consulta à comunidade científica da área de Ciências Humanas e Sociais. Já o professor titular do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco Cribari-Neto, foi escolhido a partir da lista tríplice também elaborada pela SBPC, mediante consulta à comunidade científica da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Entre os pesquisadores da comunidade tecnológica nacional, foram nomeados Rafael Correa Fabra Navarro, escolhido a partir da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); Jorge Augusto Callado Afonso, escolhido a partir da lista tríplice elaborada pela Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti); e Jardel Pauber Matos e Silva, escolhido a partir da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec).

Entre os empresários brasileiros com atuação marcante para o desenvolvimento tecnológico nacional, escolhidos a partir de listas tríplices elaboradas pela Diretoria Executiva do CNPq, estão: Antônio Roberto Beldi, Claudio Furtado Soares e Luciano Sathler Rosa Guimarães.

O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente da Instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq.

O Conselho Deliberativo (CD) tem como principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do País; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.

Veja aqui a Portaria.

Fonte: Jornal da Ciência/SBPC, em 28 de agosto de 2020. Disponível em <http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/conselho-deliberativo-do-cnpq-tem-novos-membros/>. Foto: Marcelo Gondim e Carlos Cruz/ CNPq.