PROJETOS DE PESQUISA
Gestrado na mídia: professora Dalila Oliveira falou sobre pesquisas do grupo em matéria da Humanamente
Reprodução: Humanamente – Gabriel Jabur/Agência Brasília A professora e coordenadora do INCT Política Educacional e Trabalho Docente Dalila Andrade Oliveira falou sobre os resultados de pesquisas desenvolvidas pelo grupo sobre…
Direito à educação e reestruturação da profissão docente: desafios para as políticas públicas atuais (CNPq, 2022 – em andamento)
Esta pesquisa visa desenvolver conhecimento de alto impacto científico que possa fornecer subsídios às políticas públicas em educação, orientadas a corrigir os desequilíbrios presentes na oferta da educação básica no…
Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente (Capes, 2022 – em andamento)
Este projeto é fruto de parceria desenvolvida nos últimos dez anos entre pesquisadores de diferentes instituições e tem como objeto o estudo dos impactos da pandemia sobre o direito à…
Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados (CNPq, 2017-2022)
A pesquisa coordenada pelo Gestrado tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda…
Trabalho docente em tempos de pandemia
A partir da experiência desenvolvida na pesquisa “Trabalho Docente no Brasil em Tempos de Pandemia”, que investigou as condições dos professores das redes públicas e privadas durante a crise do…
Trabajo docente en tiempos de pandemia (Red Estrado/IEAL, 2020-2021)
A partir da experiência desenvolvida na pesquisa “Trabalho Docente no Brasil em Tempos de Pandemia”, que investigou as condições dos professores das redes públicas e privadas durante a crise do…
Teachers’ work during pandemic times (Red Estrado/IEAL, 2020-2021)
A partir da experiência desenvolvida na pesquisa “Trabalho Docente no Brasil em Tempos de Pandemia”, que investigou as condições dos professores das redes públicas e privadas durante a crise do…
Trabalho docente em tempos de pandemia (CNTE/CONTEE, 2020)
A pandemia de Coronavírus (Covid-19) tem impactado fortemente os sistemas educacionais em todo o mundo. Além das complexas questões pedagógicas relativas ao ensino remoto, a discussão envolve o tema da…
A educação básica pública nos estados do Nordeste – Brasil: condições de oferta e perspectivas para expansão com qualidade (Fundaj, 2018-2020)
A pesquisa objetiva Identificar e analisar as transformações recentes na organização do Educação Básica, considerando as especificidades das três etapas, em decorrência da obrigatoriedade e ampliação de sua oferta, da…
Trabalho docente na Educação Básica no Brasil – Fase II (SEB/MEC/INEP, 2012-2015)
Pesquisa quali-quanti sobre trabalho docente na educação básica no Brasil, realizada em cinco estados brasileiros – MG, PA, PR, GO e RN, que pretende investigar opinião dos docentes, por meio…
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (SEB/MEC, 2009-2012)
A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a…
Trabalho na Educação Básica no Estado de Pernambuco (Sintepe/MEC, 2012-2013)
A pesquisa tem o propósito de conhecer e analisar o trabalho realizado nas redes públicas de ensino no estado pernambucano. Pretende-se conhecer quem são os profissionais da educação das escolas,…