Coordenadora do INCT Gestrado participa de lançamento do Relatório Global sobre Professores da UNESCO

Na terça-feira, 22 de julho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, realizou o lançamento do Relatório Global sobre Professores. A publicação apresenta dados sobre a escassez de professores em diferentes países e reflete sobre os caminhos possíveis para transformar o futuro da profissão docente a fim de garantir a sua valorização e uma educação de qualidade aos estudantes em todo o mundo. 

O evento contou com a participação da coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho Docente, Dalila Andrade Oliveira, que no início de sua apresentação, destacou o contentamento em participar da ocasião, “é uma satisfação muito grande estar aqui, por que este é um tema que está no coração das minhas pesquisas e no que venho me dedicando há 34 anos”.

Em seguida, a pesquisadora discutiu os dados sobre o contexto da profissão docente no Brasil a partir de questões como baixa remuneração, sobrecarrega de trabalho, desvalorização da profissão, falta de atratividade na carreira docente e outros desafios que atravessam as vidas de trabalhadoras e trabalhadores da educação no país. 

Para conferir as apresentações realizadas ao longo do lançamento da publicação, acesse a gravação disponível no canal da Unesco Portuguese, no Youtube.

Relatório global sobre Professores

A publicação é resultado do esforço colaborativo entre a UNESCO, o International Task Force on Teachers for Education 2030, os governos da França, Alemanha, Noruega, entre outros apoiadores. Um dos objetivos do Relatório é mobilizar esforços internacionais e nacionais para capacitar, contratar, formar e apoiar professores dentro de sistemas educacionais resilientes para uma profissão docente colaborativa, inovadora e coesa. Para conferir a publicação na íntegra, acesse aqui!

Rolar para cima