Prof. Gary Anderson, da Universidade de Nova Iorque, virá à UFMG em 2021 a convite do Gestrado em programa de Cátedra IEAT/Fundep

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Gestrado, 31/08/2020: O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado) deverá receber em 2021 o Prof. Gary Anderson, da New York University (NYU), na condição de catedrático do Programa Cátedras Fundep/IEAT.

O Programa é coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais e é voltado para pesquisadores das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Letras e Artes; Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza (incluindo Tecnologia).

O projeto do Gestrado, cuja anfitriã é a Professora Dalila Andrade Oliveira, tem como tema “Nova gestão pública, educação e políticas sociais no contexto da pandemia do Covid-19: diálogos transdisciplinares” e prevê a estadia do Prof. Gary Anderson em Belo Horizonte por 30 dias, a contar de 14 de abril de 2021 (data da vinda condicionada ao retorno das atividades normais presenciais da UFMG).

Anderson é um estudioso de destaque na comunidade acadêmica internacional nas áreas de gestão educacional, políticas e reformas educacionais nos EUA, América Latina e Europa. Nos últimos anos obteve êxito na formação de equipes interdisciplinares, envolvendo pesquisadores de diversos países para a colaboração internacional em publicações e projetos de pesquisa.

O objetivo central da cátedra aprovada consiste em propiciar à comunidade acadêmica da UFMG uma discussão de alto nível sobre a Nova Gestão Pública e Direitos Sociais, com especial foco na educação, e fomentar projetos interdisciplinares em torno dessa temática. A abordagem transdisciplinar envolve pesquisadores da Faculdade de Educação, da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Ciências Exatas (Departamento de Ciência da Computação) e da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

O programa da cátedra se subdivide em dois tópicos centrais que se inter-relacionam. O primeiro deles é intitulado “A Nova Gestão Pública e o Covid-19: diálogos interdisciplinares” e busca identificar pesquisadores e constituir uma equipe para o desenvolvimento de projeto interdisciplinar sobre a NGP, cidadania e direitos sociais no contexto da pandemia do coronavírus instalada em princípios de 2020. O segundo tópico da proposta, “Novos rumos para a NGP em educação: a NGP 2.0”, buscará propiciar a discussão sobre a evolução da NGP especificamente na educação e sua interseção com áreas como a estatística, as ciências da informação e da computação e a ciência política, uma vez que nesse modelo de governança as decisões sobre as reformas educacionais são cada vez mais baseadas em uma racionalidade econômica e financeira e justificadas através de avaliações estandardizadas comparadas internacionalmente.

Para saber mais sobre o trabalho do Prof. Gary Anderson (NYU), clique aqui.

Para conhecer as demais propostas de cátedras aprovadas pelo IEAT/Fundep, clique aqui.