PROJETOS DE PESQUISA
O piso salarial profissional nacional em Minas Gerais: implicações sobre a carreira, a remuneração e representação sindical docente (Fapemig, 2015-2017)
O presente estudo, desenvolvido com o apoio da FAPEMIG (Edital Nº 01/2014 – Demanda Universal, Processo: APQ-00776-14) tem como objetivo identificar e analisar as implicações do Piso Salarial Profissional Nacional…
Gestão do trabalho na escola de tempo integral (Capes/Fapemig, 2013-2016)
A pesquisa se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais…
Políticas para o Ensino Médio Estadual em MG: implicações sobre a gestão (Fapemig, 2013-2015)
Esta investigação apresenta-se como um desdobramento da pesquisa nacional intitulada O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. O objetivo é levantar o elenco de políticas educacionais dirigido ao ensino…
Observatório do trabalho docente – Procad (Capes, 2009-2012)
Trata-se de um projeto de cooperação acadêmica no âmbito do PROCAD/NF que tem por objetivo contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará…
Nova regulação educativa Argentina e Brasil: perspectiva comparada (Capes – MINCYT, 2009-2011)
O projeto de pesquisa apresenta-se como um programa de intercâmbio entre dois grupos de pesquisa consolidados em seus respectivos países, ambos vinculados a programa de pós-graduação. Esta proposta tem como…
Observatório do trabalho docente UFMG/UFPA (CNPq, 2008-2010)
O objeto da investigação é o trabalho dos docentes da educação básica e superior a partir da análise da regulação das políticas educacionais referente à formação, à gestão, à avaliação…
Regulação educacional e trabalho docente (Fapemig/CNPq, 2007-2009)
O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as conseqüências trazidas pela regulação das políticas educativas atuais para a identidade e profissão docente dos trabalhadores em exercício em escolas públicas…
Gestão escolar e trabalho docente (Fapemig/CNPq, 2002-2007)
Desenvolvimento de pesquisa qualitativa em quatro escolas das redes estadual de Minas Gerais e municipal de Belo Horizonte. Por meio desse projeto foi realizada revisão de literatura sobre 40 anos…
Ensino Médio noturno: vicissitudes e perspectivas (Unesco/MEC, 2003-2004)
A pesquisa teve como coordenação nacional os professores Romualdo Portela de Oliveira e Sandra Zákia Lian Sousa (USP). O projeto, em Minas Gerais, recebeu o título: “Ensino Médio Noturno: registro…
Conflito docente e manifestações sindicais: natureza e significados (Unesco, 2004-2005)
Pesquisa sob a coordenação geral do Professor Pablo Gentili (LPP-UERJ), com o objetivo de discutir a natureza e o significado dos conflitos docentes ocorridos no movimento dos trabalhadores de educação…