Crise da escola e políticas educativas

Eliza Bartolozzi Ferreira, Dalila Andrade Oliveira (Organizadoras)

Editora Autêntica, 2009

As políticas públicas podem ser capturadas como objetos de estudo no momento de sua concepção ou sua formulação, de sua implementação ou sua execução e em seu monitoramento ou sua avaliação. Os estudos reunidos neste livro buscam discutir as políticas, nos momentos ou nas dimensões acima citadas, como respostas ou tentativas de compreensão da crise que os sistemas escolares enfrentam na atualidade. Essa tensão não é circunscrita à realidade brasileira ou a qualquer contexto nacional em específico, tampouco se restringe a determinado nível ou uma etapa da educação. A crise pela qual a educação formal regular passa ( ou que enfrenta) é ampla e diversificada, não podendo ser compreendida sem que se considerem aspectos que estão além dos sistemas escolares. Os esforços contidos aqui refletem a busca por compreensão e enfrentamento de desafios históricos e sociais colocados pela contemporaneidade no campo educativo. Tais desafios têm exigido novas reflexões dos pesquisadores no campo das políticas educacionais, a fim de identificar que transformações podem colocar em risco a constituição de um processo que conduza a educação a cumprir seu papel social de promover a formação e a emancipação humanas.