Education Policies and the Restructuring of the Education Profession

Romuald Normand; Min Liu; Luís Miguel Carvalho; Dalila Andrade Oliveira; Louis LeVasseur

Editora Springer, 2018

O livro analisa as mudanças mundiais na organização escolar e na profissão docente e como a profissão foi impactada por políticas educacionais que promovem avaliações e responsabilidade. Também identifica algumas mudanças nas posições, status e perfis profissionais e aponta o impacto e a contextualização dos padrões profissionais que moldam as práticas de ensino e a gestão das escolas. Além disso, o livro fornece dados comparativos e empíricos relevantes sobre a reestruturação da profissão docente em uma era de globalização por meio de uma perspectiva crítica e uma visão geral das principais pesquisas e resultados comparativos entre os países. Como tal, o livro não é apenas direcionado a pesquisadores educacionais, mas também interessa a profissionais e formuladores de políticas, abordando uma comunidade mais ampla de educação e política preocupada com os novos aspectos que moldam a profissão docente no século XXI.