O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais
Adriana Duarte, Savana Diniz Gomes Melo, Dalila Andrade Oliveira, Lívia Fraga Vieira (Organizadoras)
Fino Traço Editora, 2012
Este livro pretende contribuir com subsídios para a elaboração de políticas públicas que promovam direitos, qualidade e igualdade, para a Educação Básica, contemplando suas três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. É fruto de um trabalho coletivo e expressa os resultados da primeira fase da pesquisa “Trabalho Docente na Educação Básicaa no Brasil”, realizada em sete estados brasileiros, que teve o objetivo de analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas unidades públicas de Educação Básica. A pesquisa que dá suporte às análises aqui empreendidas contou com o apoio do Ministério de Educação, em projeto institucional de cooperação técnica, por meio da Secretaria de Educação Básica, com o empenho especial da Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares.