NOTÍCIAS

ESCOLA DOUTORAL 2024 – UMA CIRCULAÇÃO DA EUROPA À AMÉRICA LATINA: SABERES, NORMAS E DISCURSOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Aconteceu entre os dias 01 e 05/07/2024, na Universidade de Strasbourg na França, a ESCOLA DOUTORAL – “UMA CIRCULAÇÃO DA EUROPA À AMÉRICA LATINA: SABERES, NORMAS E DISCURSOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS”. O evento foi organizado pela Universidade de Estrasburgo, Universidade de Nápoles Federico II e Universidade de Lisboa (Instituto de Educação) no âmbito do programa Erasmus+. Apoiada pela Rede Europeia de Sociólogos da Educação (European Associatio for Educational Research), pelo programa…

Encontro para planejamento dos Projetos Observatório da Educação Básica e INCT

Nos dias 09 e 10 de maio de 2024, pesquisadores participantes do projeto Observatório da Educação Básica se reuniram na Faculdade de Educação (FaE/UFMG) para compartilhar o trabalho feito até o momento e alinhar as próximas atividades.Conduzida pela coordenadora do Gestrado, Profa. Lívia Fraga (UFMG), o primeiro dia de reunião contou com a presença de pesquisadores de várias regiões do país, como o Prof. Elizeu Clementino (UFBA), Prof. Álvaro Hypolito…

Martin Henry, coordenador da Internacional da Educação, fala sobre o projeto “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para Avaliação Formativa, no Brasil:

Perguntamos ao professor Martin Henry, coordenador da Internacional da Educação, sobre o motivo de terem escolhido o Brasil como um dos países para o desenvolvimento do projeto “círculos de aprendizagem conduzidos pelo professor para avaliação formativa”. Ele explica e ressalta que o interesse pelo Brasil se deve principalmente devido a diversidade que temos aqui e isso possibilita uma troca de experiencia entre os professores que enriquece o aprendizado sobre as…

2o Seminário “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para a Avaliação Formativa”

Nos dias 25 e 26 de Março22 professores/as participaram do 2o Seminário “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para a Avaliação Formativa” desenvolvido no decorrer de 2023. O projeto foi elaborado pela Internacional da Educação em sete países: Brasil, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Gana, Malásia, Uruguai e Suíça. O principal objetivo foi compreender os processos de avaliação da aprendizagem de estudantes das escolas públicas. O seminário teve a…

Mulheres e a Docência

Neste 8 de março, assim como em todos os outros dias, desejamos compreender e analisar a feminização do trabalho docente e qual a relação entre ser educadora e mulher, já que essa relação foi construída ao longo de muitos anos e parte do pressuposto de que a mulher tem mais predisposição às atividades que exigem cuidar de pessoas. Tal pressuposto é usado como premissa de que as mulheres, nesse aspecto,…

Rolar para cima