2022 é de Luta!
Publicado emApesar dos retrocessos vividos no cenário da pesquisa, bem como os desafios que se apresentam ainda para 2022, @gestradoufmg, representado por cerca de 40 pesquisadores/as, entre docentes e estudantes de graduação e pós-graduação, das áreas de pedagogia, ciências sociais, psicologia, estatística, medicina, biblioteconomia, ciências da computação, comunicação social e outros, segue empenhando esforços em prol da Valorização da Ciência e da Universidade
JANEIRO
Em 7 de janeiro é divulgado, nas redes sociais, o dossiê da Revista USP 127, “ensino público: do ensino básico ao ensino superior: os percalços da educação no país”, do qual Dalila Andrade Oliveira, coordenadora do Gestrado/UFMG, também é autora. Na edição, o dossiê desvela – em tempos de coronavírus – os efeitos causados pela pandemia à escola e à universidade. Segundo os autores, a pandemia da covid-17 expõe e reforça ainda mais as desigualdades sociais e educacionais no Brasil. De acordo com o dossiê, a pandemia abre caminho sem precedentes para os “negócios da educação”, especialmente no que diz respeito ao emprego sistemático de tecnologias voltadas para o ensino remoto. Os autores questionam sobre o ensino remoto nas escolas e nas universidades neste contexto atual, sobretudo no que se refere às “propostas” do setor empresarial, que esbarram, entre muitos desafios, no acesso à internet, aos equipamentos e aos espaços adequados e, além do mais, intensificam e sobrecarregam de trabalho os/as professores/as, um fenômeno já recorrente, mas que vem se agravando expressivamente com a pandemia da covid-19. Clique aqui e acesse a revista.
Já no dia 22 é anunciado o curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” que compõe o “Ciclo de Debates Formativos”, promovido pela parceria entre o Instituto Lula, no âmbito da sua recém-criada Escola de Verão, a CNTE e a Rede Estrado Brasil. A proposta foi promover o debate sobre “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” e os dilemas contemporâneos dos/as trabalhadores/as brasileiros/as. Destinado a trabalhadores/as, aos/às dirigentes sindicais, às lideranças políticas, aos/ às estudantes de graduação e pós-graduação e aos/ aos professores/as interessados /as na discussão sobre o trabalho, o curso é conduzido a partir das discussões do livro “A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia”, organizado por Dalila Andrade Oliveira, coordenadora do Gestrado/UFMG, e Marcio Pochmann, do Instituto Lula.
Em 25/1/2021, divulgada a edição número 30, volume 14, da Revista Retratos da Escola, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. A edição trouxe a público o dossiê Trabalho Docente em Tempos de Pandemia, organizado pelas professoras Dalila Andrade Oliveira, Lívia Maria Fraga Vieira e Adriana Araújo Pereira Borges, docentes da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadoras do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (Gestrado/ UFMG). Clique aqui e acesse a revista
FEVEREIRO
No dia 23, começa o curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” que compõe o “Ciclo de Debates Formativos”, com a palestra “No centro do capitalismo mundial”, que conta com a presença de Dalila Andrade Oliveira (Red Estrado) Márcio Pochmann (Instituto Lula) Heleno Araújo (presidente da CNTE), Marta Vanelli (secretária de Formação da CNTE) e Artur Henrique S. Santos (sociólogo), promovido pela parceria entre o Instituto Lula, no âmbito da sua recém-criada Escola de Verão, a CNTE e a Rede Estrado Brasil.
Já no dia 25, é ministrada a primeira aula baseada nas discussões do capítulo do professor Marcio Pochmann “Os trabalhadores na regressão neoliberal” do livro “Devastação do trabalho: a classe do labor na crise de pandemia “, organizado pelo próprio professor e pela professora Dalila Andrade Oliveira. O livro discorre sobre a devastação do trabalho no Brasil, especialmente neste contexto pandêmico, que expõe e entrega a verdadeira face do neoliberalismo e a luta da classe trabalhadora contra a superexploração capitalista.
Em 28 de fevereiro, encontra-se disponível na seção “Livros”, do site do Gestrado, a obra “Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia”, que contou com apoio do Gestrado/UFMG e da CNTE na coedição. Clique aqui e acesse o livro.
MARÇO
No dia 2 de março, a segunda aula do curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI”, que compõe o “Ciclo de Debates Formativos”, com Anderson de S. Campos, especialista em economia do trabalho e sindicalismo e assessor político do PT, e Fátima Silva, secretária-geral da CNTE. Na oportunidade, é apresentada a situação do sindicalismo no Brasil e a relevância da ação sindical brasileira durante a pandemia da Covid-19.
No dia seguinte, 3 de março, no “Seminário Educação em Debate: implicações do trabalho docente na pandemia para as políticas públicas educacionais”, da PPGE, Unimontes, a coordenadora do Gestrado/UFMG, Dalila Oliveira, contextualiza o trabalho docente em tempos de pandemia. Em 2020, o Gestrado investigou sobre os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre trabalho docente nas redes públicas e privadas de ensino da Educação Básica. A pesquisa girou em torno da infraestrutura, das condições sociais e de saúde de toda a comunidade escolar e as questões relativas à formação e condições de trabalho dos profissionais de educação que se encontram na linha de frente desse processo de reorganização escolar.
Em 4 de março, é ministrada a terceira aula do curso “Ciclo de Debates Formativos: a classe trabalhadora na terceira década do século 21”, com Luis Augusto Ribeiro da Costa, sociólogo e técnico do Dieese e José Silvestre, diretor-adjunto do Dieese. Na ocasião Luis e José discorrem sobre o contexto de pré-pandemia das negociações e os resultados das negociações coletivas de trabalho durante o período, ainda em curso, da pandemia da Covid-19.
Já no dia 9, mais um encontro do curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI”, que compõe o “Ciclo de Debates Formativos”, promovido pela parceria entre o Instituto Lula, no âmbito da sua recém-criada Escola de Verão, a CNTE e a Rede Estrado Brasil. A partir das discussões do capítulo “Desafios da tutela do trabalho no contexto da pandemia: desconstitucionalização, despublicização e desproteção”, do livro “A devastação do trabalho – a classe do labor na crise da pandemia”, Dra. Renata Dutra, professora de Direito do trabalho da UnB, e Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, ministro do TST, apresentam os processos que atentam contra a proteção de Direitos do Trabalho, antes e, especialmente, durante o contexto da pandemia do novo coronavírus. A aula contou com a mediação da professora da pesquisadora do Gestrado/UFMG, Dra. Ana Maria Clementino.
Já no dia 11, a partir das discussões do capítulo “A tutela do ordenamento jurídico trabalhista e a atuação do Ministério Público do Trabalho na pandemia”, do livro “A devastação do trabalho – a classe do labor na crise da pandemia”, a quinta aula do curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI”, trata dos impactos sobre as condições de saúde e segurança no trabalho e sobre a ocupação e renda da classe trabalhadora brasileira, sob a perspectiva da atuação do Ministério Público do Trabalho – MPT, no contexto de pandemia da Covid-19. Tadeu Henrique Lopes da Cunha, procurador e professor da Universidade Paulista é quem ministra a aula.
A convite da Latin American Studies Association – Lasa, a coordenadora do Gestrado/UFMG, Dalila Andrade Oliveira, participa de uma live, no dia 12, sobre os desafios pedagógicos em tempos de pandemia. A Latin American Studies Association – Lasa convoca à reflexão sobre as lógicas que circundam as sociedades e culturas da América Latina e o Caribe nos processos de globalização contemporânea e sobre os impactos que esses processos têm tido na vida de seus habitantes, na arquitetura dos Estados e na dinâmica cultural do continente. Com informações Lasa.
No dia 16, a sexta aula do curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI” discute os impactos da pandemia da Covid-19 no Brasil, na vida e no trabalho das mulheres, a partir dos dados da pesquisa “Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia”, estes presentes no artigo “Trabalho e a vida das mulheres na pandemia”, do livro A devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia”. As autoras analisam descritivamente sobre composição do domicílio, situação de isolamento durante a pandemia, percepção da pandemia do trabalho doméstico e/ou cuidado e violência doméstica. A aula conta com a explanação de uma das autoras, Tica Moreno, socióloga e militante da marcha Mundial das Mulheres e com a mediação de Marlei Fernandes, vice-presidente da CNTE, Instituto Lula.
Em 18 de março, sétima aula do curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI”. O diálogo origina-se do artigo “Teletrabalho em tempos de pandemia e condições objetivas que desafiam a classe trabalhadora”, de autoria da Profa. Maria Aparecida Bridi. Na oportunidade, é abordada, além de outros pontos, a percepção dos entrevistados dos setores público e privado, que aponta os prós e os contras do trabalho realizado em casa.
No dia 25, Adriana Borges, vice-coordenadora do Gestrado/UFMG, participa como mediadora do diálogo acerca da perspectiva familiar em relação às pessoas com deficiência, especialmente aos Autistas, a partir da perspectiva de Andréa Werner, jornalista, mãe de uma criança autista, ativista e escritora.
O artigo “Os bancários e o home office no contexto de pandemia” contextualiza como home office se apresenta como modalidade indispensável à proteção da saúde dos/as trabalhadores/as bancários/as, mas alerta para suas novas demandas e dificuldades. Segundo o/as autor/as, o entendimento dessa nova realidade se faz necessário a fim garantir elementos para regulação do home office durante e pós-pandemia. O texto, que traz a experiência dos/as bancários/as com home office, é um dos artigos que compõe o livro A Devastação do Trabalho: a classe do labor na crise da pandemia e tema da aula do dia 25, ministrada por um dos autores, Bárbara V. Vasquez, doutoranda e mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp e mediada por Luís Vitagliano, Instituto Lula.
No dia 25, o Gestrado/UFMG participa de atividade do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho – Cesit, da Unicamp, a fim de discutir o trabalho docente em tempos de pandemia. A atividade está disponível no canal do YouTube do Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Acesse o link e reveja
Já no dia 26, nosso Grupo participou da aula inaugural da disciplina interinstitucional “Políticas Públicas em Educação: desigualdades e diferenças, coordenada pelos professores Gustavo Gonçalves (PPGES/UFSB) e Kelly Russo (PPGECC/FEBF/UERJ). A aula girou em torno da pesquisa em educação no contexto da nova agenda política na América Latina. As informações são do canal do YouTube Grupo Estudos Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia – SEU. Acesse o link e reveja.
A nona aula do curso “A Classe Trabalhadora na terceira década do século XXI”, do dia 30, baseia-se nos dados de um questionário realizado com trabalhadores e trabalhadoras formais e informais de Turismo do Rio Grande do Norte. Na aula foram apresentados resultados concernentes ao mercado de trabalho desses trabalhadores/as, as alternativas de renda durante a pandemia, a percepção desses/as respondentes sobre o medo de contrair à Covid-19, o futuro do turismo no RN e, por fim, possíveis alternativas, disponíveis no artigo “Os trabalhadores do turismo no Rio Grande do Norte no contexto da pandemia Covid-19” do livro “A devastação do trabalho – A classe do labor na crise da pandemia”. Na ocasião, a aula conta com a participação dos autores dos artigo César Sanson, professor Departamento de Ciências Sociais e Moema Hofstaetter, doutoranda do Departamento de Turismo da UFRN. A mediação ficou com a Dra. Deise Rosálio, professora e pesquisadora do Gestrado/UFMG.
ABRIL
“Apesar do muito que se tratou nas últimas décadas sobre as reformas educacionais para a sociedade do século XXI, constata-se que nenhum sistema educativo estava preparado para enfrentar a excepcionalidade dessa pandemia”. O trecho anterior, extraído do artigo “Desafios para ensinar em tempos de pandemia: as condições de trabalho docente”, condensa a percepção dos autores Dalila Andrade Oliveira, professora da UFMG e UFPB, Edmilson Pereira Jr., estatístico do Gestrado/UFMG, sobre o momento da Educação no contexto da pandemia, que fez acentuar as desigualdades educacionais já existentes. E é sob essa ótica, que na aula do dia 6 de abril, é possível conhecer a condição atual do/a professor/a (em especial a sua percepção em relação às atividades não presenciais em tempos de pandemia e as condições de trabalho), a partir da pesquisa realizada pelo Gestrado em parceria com a CNTE.A constatação da excepcionalidade dos reflexos da pandemia sobre os sistemas e processos educativos aponta para a necessidade premente de novas abordagens e aprofundamento de discussões sobre as reformas da educação. A mediação da aula é de Marta Vanelli, secretária de Formação da CNTE.
Em 29 de abril, Gestrado/UFMG anuncia que a obra “Les politiques de l’éducation: une Nise en perspective internationale et comparée“, organizada por Louis Levasseur, Romuald Normand, Min Liu, Luis Miguel Carvalho e Dalila Andrade Oliveira está disponível para a compra. O livro descreve, sob um olhar crítico das principais conclusões da pesquisa comparativa e do trabalho realizado em diversos países, as mudanças na organização escolar e na profissão docente em todo o mundo e como esta última tem sido afetada por políticas de accountability na Educação.
MAIO
No dia 3 de maio, é lançada a Plataforma Virtual de Intercâmbio de Práticas Docentes que se configura como uma comunidade de aprendizagem e compartilhamento de experiências e informações entre professores/as em exercício nas redes públicas de Ensino Médio, contribuindo para circulação de informações e a constituição de conhecimento coletivo. Na live de lançamento, estão presentes Dalila Andrade (UFMG/UFPB), Cláudia Starling (FaE/UFMG), Celsiane Araújo (ECI/UFMG), Viviane Toraci (Fundaj), Álvaro Hypolito (FaE/UFPel) e Heleno Araújo (CNTE). O lançamento da plataforma faz parte de uma das atividades da “Pesquisa Políticas Públicas do Ensino Médio: socialização, tradução e transferência de resultados”.
Em 11 de maio, Gestrado/UFMG disponibiliza o Relatório da pesquisa “Teachers’ work during pandemic times“. Após pesquisa realizada no Brasil pelo Gestrado/UFMG, em parceria com a CNTE, e levando em conta também a semelhança de situações entre países da região Latino-americana, a Rede Estrado – com apoio do Gestrado/UFMG – decide realizar a mesma pesquisa “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia”, realizada em 2020, em um conjunto de países nos quais se encontra estruturada: Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Em articulação com a IEAL, a Rede Estrado amplia pesquisa para um grupo maior de países, incluindo: Honduras, El Salvador, Panamá e República Dominicana. O relatório se encontra disponível na home page do Gestrado, em “Atividades”, Projetos de Pesquisa.
Em 19 de maio, Gestrado/UFMG, representado por sua coordenadora, Dalila Andrade Oliveira, participa de live da Anped Presente nas Quartas da Educação, “Passando a boiada: o ‘des’financiamento da Ciência e da Pós-graduação no Brasil”, que trata como o corte de verba para ciência no Brasil pode inviabilizar a atividade de importantes universidades do país. Além de Dalila, participam Elizabeth Macedo (UERJ), Ildeu de Castro Moreira (UFRJ/SBPC), Reinaldo Ramos de Carvalho (UNICID) e Antônio Carlos Amorim (UNICAMP)
Entre os dias 20 e 21, na Semana de Pedagogia da UPE – Campus Petrolinda, Dalila Andrade Oliveira faz conferência magna, com a formação docente em tempos de crises.
A vice-coordenadora e o pesquisador do Gestrado/UFMG, respectivamente, Lívia Fraga e Lucas Felicetti, participam de obra coletiva “Vidamorte: biopolíticas em perspectiva” com o capítulo “Liberar para conservar: os entrelaces das formas de controle neoliberal e neoconservador sobre o trabalho docente a partir do caso do Movimento Escola sem Partido”. É feita uma discussão teórica sobre as novas formas de controle neoliberal e neoconservador sobre a profissão docente, capitaneadas pelo movimento Escola sem Partido. É uma versão resumida do debate construído por eles na dissertação de Lucas Felicetti.
No dia 24 de maio, a coordenadora do Gestrado e da pesquisa “Docência na Educação Básica Privada em Tempos de Pandemia”, Dalila Andrade Oliveira, participa do programa Contee Conta, com a presença do coordenador-geral, Gilson Reis, e mediação da jornalista Táscia Souza, para apresentar os dados da pesquisa sobre o trabalho docente no ensino privado em tempos de pandemia.
No dia 26 de maio, Dalila apresenta resultados da pesquisa sobre o Trabalho Docente na América Latina em tempos de pandemia. Após pesquisa realizada no Brasil, em 2020, pelo Gestrado/UFMG, em parceria com a CNTE, a Rede Estrado realizou a mesma pesquisa pelos países Latino-americana. A pesquisa desvela panorama e desafios da profissão docente na pandemia da Covid-19.
No dia 28, Gestrado/UFMG disponibiliza a versão em espanhol do Relatório da pesquisa “Trabajo Docente en tiempos de pandemia”. Após pesquisa realizada no Brasil pelo Gestrado/UFMG, em parceria com a CNTE, e levando em consideração também a semelhança de situações entre países da região Latino-americana, a Rede Estrado, em articulação com a IEAL e – com apoio do Gestrado/UFMG -, decidiu realizar também a mesma pesquisa. Acesse gestrado.net.br/pesquisas e veja o relatório completo.
JUNHO
Em 17 de junho, live #GestradoNaRede sobre “Dispositivos de apoio à educação inclusiva no Brasil e na França: quais são e como funcionam?, com Keyla Santana, da Universidade de Bordeaux, França, e a vice-coordenadora do Gestrado/UFMG, Adriana Borges. Para que a educação possa ser considerada inclusiva, mudanças são necessárias. Essas mudanças envolvem derrubar barreiras, tanto físicas quanto atitudinais e, principalmente, respeitar as diferenças individuais e assumir o compromisso com a garantia dos direitos humanos. Os países lançam mão de diferentes dispositivos para a consolidação da Educação Inclusiva em seus territórios e suscitar a pauta é primordial.
JULHO
A ANPEd realiza no dia 20 de julho mesa-redonda na 73ª edição da Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da qual é associada. A sessão on-line debaterá o tema “Contextos de Pesquisa: Educação & Ciências Humanas e Sociais em Diálogo”. As palestrantes são Dalila Andrade Oliveira (UFMG), Mayra Juruá Gomes de Oliveira (CGEE) e Manoel Fernandes de Sousa Neto (USP), com mediação de Miriam Fábia Alves (UFG), vice-presidente da ANPEd pela região Centro-Oeste.
AGOSTO
No dia 12 de agosto, Associação dos Docentes da Universidade da Paraíba (AdufPB-JP) promove debate sobre questões que giram em torno da Gestão Democrática e Financiamento da Educação: participação, transparência e controle social, com as presenças da Profa. Giselda Freire Diniz, coordenadora-geral do FEEPB”, da Profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira (UFMG), do Prof. Do Dr. José Jackson Amancio Alves (CEE/PB), do Prof. Dr. Rogério (Gurgel-RN) e da Profa. Dra. Ana Celia Silva Meneses (UFPB).
No dia 16 de agosto, lançamento de mais uma pesquisa do Gestrado/UFMG “As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil*, fruto de um amplo esforço acadêmico com vistas à proposição de inovações para a melhoria da qualidade da Educação Básica. A realização é do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Gestrado/UFMG). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com amostra probabilística, que permite uma margem de segurança adequada para análises sobre a oferta da educação básica pública nestes estados: *Bahia*, *Paraíba*, *Pernambuco* e *Rio Grande do Norte*. Estes foram selecionados por sua destacada participação na educação e por seus indicadores educacionais e sociais.
SETEMBRO
Nos dias 16 e 17, painéis da Rede Estrado em comemoração ao centenário Paulo Freire a partir da temática: Desafios atuais para os trabalhadores docentes: indignação e liberdade do ofício. Na oportunidade, pesquisadores do Gestrado/UFMG participam de mesas-redondas.
Dalila Andrade Oliveira, participa, no dia 21 de setembro, do Seminario Nacional de Educación -octava sesión – Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo Docente – Red Estrado.
Em 21 e 28 de setembro, Gestrado/UFMG divulga vídeos de suas pesquisadoras e professoras, Maíra Kascher e Sâmara Araújo, convocando professores/as das escolas selecionadas pela amostra a participarem da pesquisa “As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil”. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as condições de oferta da Educação Básica nos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com o intuito de subsidiar políticas públicas que promovam sua melhoria.
Já no dia 30 de setembro é divulgado o Relatório da pesquisa “Trabalho Docente em tempos de pandemia”, este na versão em português. Após pesquisa realizada no Brasil pelo Gestrado/UFMG, em parceria com a CNTE, e levando em consideração também a semelhança de situações entre países da região Latino-americana, a Rede Estrado, em articulação com a IEAL e – com apoio do Gestrado/UFMG -, decidiu realizar também a mesma pesquisa. Acesse gestrado.net.br/pesquisas e veja o relatório completo.
Em 29 de setembro, Dalila Andrade Oliveira participa do Colóquio Clacso, promovido pelo Conselho Latino Americano de Ciências Sociais, importante entidade que fomenta amplos debates e intercâmbios em diversos países da região. A Clacso é parceira das Reuniões da ANPEd há várias edições, realizando mostras de cinema e sessões. Nestas atividades na 40ª estiveram presentes pesquisadores e gestores (incluindo ex-ministros) de países como Argentina, México, Peru e Uruguai.
OUTUBRO
No dia 5, no dia internacional do/a professor/a, são apresentados os resultados da pesquisa “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em países da América Latina, com a presença do Gestrado/UFMG.
No dia 7, Celsiane Araújo, doutoranda e mestra em Gestão e Organização do Conhecimento ECI/UFMG, consultora especialista em Gestão da Comunicação e pesquisadora do Gestrado/UFMG convida, por meio de um vídeo nas redes sociais, os/as professores/as a participarem da Plataforma Virtual de Intercâmbio de Práticas Docentes, uma comunidade de aprendizagem e compartilhamento de experiências e informações entre professores/as em exercício nas redes públicas de Ensino Médio, contribuindo para circulação de informações e a constituição de conhecimento coletivo. A plataforma faz parte de uma das atividades da “Pesquisa Políticas Públicas do Ensino Médio: socialização, tradução e transferência de resultados”.
Em 7 e 25 de outubro de 2021, o Gestrado divulga vídeos de seus pesquisadores, Daniel Marques e Lucas Felicetti, convidando professores/as das escolas selecionadas pela amostra a participarem da pesquisa “As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil”. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as condições de oferta da Educação Básica nos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com o intuito de subsidiar políticas públicas que promovam sua melhoria.
No dia 26 de outubro, o Portal IG aborda a saúde mental dos professores a partir de dados colhidos pelo Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (Gestrado). Texto publicado em 15 de outubro de 2021.O material jornalístico foi produzido pelo Leia Já do IG. Clique aqui e veja a matéria completa.
NOVEMBRO
A convite do Gestardo/UFMG, presidente da CNTE, Heleno Araújo, convida no dia 10, professores/as a participarem da pesquisa “As condições de oferta da Educação Básica pública em quatro estados do Nordeste do Brasil”. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as condições de oferta da Educação Básica nos estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com o intuito de subsidiar políticas públicas que promovam sua melhoria.
Já no dia 29 , Gestrado divulga vídeo de Dalila Andrade Oliveira em conversa com a equipe COVID-19 DivulgAÇÃO Científica. COVID-19 DivulgAÇÃO Científica é uma iniciativa que visa fornecer informações confiáveis sobre o novo coronavírus e a doença que causa, a COVID-19. Realização: Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), sediado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
DEZEMBRO
Em dezembro, o Gestrado/UFMG realizou reuniões com os/as pesquisadores/as de seu Grupo para definição de novas tratativas para as pesquisas em curso e das ações para 2022.