NOTÍCIAS

Coordenadora do INCT Gestrado participa de lançamento do Relatório Global sobre Professores da UNESCO

Na terça-feira, 22 de julho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, realizou o lançamento do Relatório Global sobre Professores. A publicação apresenta dados sobre a escassez de professores em diferentes países e reflete sobre os caminhos possíveis para transformar o futuro da profissão docente a fim de garantir a sua valorização e uma educação de qualidade aos estudantes em todo o…

Inscrições abertas para o XIV Encontro Internacional da Rede Estrado

Estão abertas as inscrições para o XIV Encontro Internacional da Rede Estrado. O evento acontece a cada dois anos, em diferentes países da América Latina e neste ano, o Brasil sedia o Encontro que será realizado na Universidade do Estado da Bahia, entre os dias 11 e 14 de novembro, em Salvador.  Nesta edição, o tema escolhido foi “Direitos humanos, escola pública e trabalho docente: crise política, disputas e resistências…

Instituições latino-americanas publicam Manifesto em Defesa da Educação Pública

Durante a X Conferência Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales, realizada na cidade de Bogotá, em junho de 2025, um conjunto de instituições que atuam em defesa da educação pública e da valorização docente publicaram o Manifiesto por el derecho a la educación, que destaca o compromisso com o direito humano e social à educação, em contraposição ao avanço do conservadorismo e neoliberalismo na região. O documento é assinado pelo…

Inscrições abertas para a 5ª edição da Escola Doutoral

Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para a “V Escola Doutoral – Políticas Educacionais e Trabalho Docente: diálogos entre Sul e Norte”. Nesta edição, a Escola Doutoral acontece entre os dias 25 e 29 de agosto, na Fundação Joaquim Nabuco, na cidade de Recife. O evento é organizado no âmbito da rede internacional de cooperação em pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho…

Nota Pública sobre Avaliação da Educação Básica

No dia 11 de abril, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho Docente, rede de pesquisa composta por mais 100 pesquisadores vinculados a cerca de 30 instituições e comprometida com a produção de conhecimento qualificado para fortalecimento da escola pública, manifestou preocupação com a composição do Comitê Consultivo de Especialistas para o Aperfeiçoamento de Avaliação da Educação Básica instituído pela Portaria MEC nº 248, de 08…

Nota Pública sobre dados do Censo Escolar e SAEB

No dia 31 de março, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho Docente, entre outras instituições que atuam no âmbito educacional, manifestaram inconformidade diante do atraso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) na divulgação dos microdados do Censo Escolar 2024 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Esses dados são fundamentais para a realização de pesquisas educacionais detalhadas,…

I Seminário do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho Docente 

Em 11 de novembro de 2024, foi realizado o I Seminário do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Política Educacional e Trabalho Docente, no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento contou com as conferências “O lugar da investigação crítica nas relações entre política e produção do conhecimento em educação” e “Produção de conhecimento sobre política educacional em contextos de extrema direita”,…

ESCOLA DOUTORAL 2024 – UMA CIRCULAÇÃO DA EUROPA À AMÉRICA LATINA: SABERES, NORMAS E DISCURSOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Aconteceu entre os dias 01 e 05/07/2024, na Universidade de Strasbourg na França, a ESCOLA DOUTORAL – “UMA CIRCULAÇÃO DA EUROPA À AMÉRICA LATINA: SABERES, NORMAS E DISCURSOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS”. O evento foi organizado pela Universidade de Estrasburgo, Universidade de Nápoles Federico II e Universidade de Lisboa (Instituto de Educação) no âmbito do programa Erasmus+. Apoiada pela Rede Europeia de Sociólogos da Educação (European Associatio for Educational Research), pelo programa…

Encontro para planejamento dos Projetos Observatório da Educação Básica e INCT

Nos dias 09 e 10 de maio de 2024, pesquisadores participantes do projeto Observatório da Educação Básica se reuniram na Faculdade de Educação (FaE/UFMG) para compartilhar o trabalho feito até o momento e alinhar as próximas atividades.Conduzida pela coordenadora do Gestrado, Profa. Lívia Fraga (UFMG), o primeiro dia de reunião contou com a presença de pesquisadores de várias regiões do país, como o Prof. Elizeu Clementino (UFBA), Prof. Álvaro Hypolito…

Martin Henry, coordenador da Internacional da Educação, fala sobre o projeto “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para Avaliação Formativa, no Brasil:

Perguntamos ao professor Martin Henry, coordenador da Internacional da Educação, sobre o motivo de terem escolhido o Brasil como um dos países para o desenvolvimento do projeto “círculos de aprendizagem conduzidos pelo professor para avaliação formativa”. Ele explica e ressalta que o interesse pelo Brasil se deve principalmente devido a diversidade que temos aqui e isso possibilita uma troca de experiencia entre os professores que enriquece o aprendizado sobre as…

2o Seminário “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para a Avaliação Formativa”

Nos dias 25 e 26 de Março22 professores/as participaram do 2o Seminário “Círculos de Aprendizagem Conduzidos pelo Professor para a Avaliação Formativa” desenvolvido no decorrer de 2023. O projeto foi elaborado pela Internacional da Educação em sete países: Brasil, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Gana, Malásia, Uruguai e Suíça. O principal objetivo foi compreender os processos de avaliação da aprendizagem de estudantes das escolas públicas. O seminário teve a…

Mulheres e a Docência

Neste 8 de março, assim como em todos os outros dias, desejamos compreender e analisar a feminização do trabalho docente e qual a relação entre ser educadora e mulher, já que essa relação foi construída ao longo de muitos anos e parte do pressuposto de que a mulher tem mais predisposição às atividades que exigem cuidar de pessoas. Tal pressuposto é usado como premissa de que as mulheres, nesse aspecto,…

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