Quase 90% dos professores em MG não têm experiência em ensino remoto, segundo pesquisa
Publicado emRádio Itatiaia, 31/07/2020: Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNT), mostra que 89% dos professores não contavam com nenhuma experiência em educação à distância, antes da pandemia do novo coronavírus.
Além disso, 54% dos professores das redes municipais de ensino alegaram não terem recebido nenhum tipo de formação para o ensino remoto. Nas redes estaduais, esse índice foi de 25%.
Em relação à carga de trabalho no período do isolamento social, a percepção de 82% dos docentes é de que houve um aumento das horas de trabalho.
Para a doutora em educação e pesquisadora do gestrado UFMG, Juliana Souza, falta melhores condições de trabalho para os professores.
“Assim como o aluno encontra uma realidade muito complicada no seu processo de aprendizagem, a gente também tem que pensar sobre as condições de trabalho do professor. O direito à educação, na nossa perspectiva, compreende não só o direito de aprender do aluno, mas também o direito de ensinar dos professores, que envolve condições para que os professores possam desenvolver um trabalho de qualidade”, explica.
(Clique aqui para acessar a matéria original e ouvir a entrevista na íntegra da pesquisadora do Gestrado, Juliana Souza, para a jornalista Priscila Mendes – Rádio Itatiaia.)
Fonte: Priscila Mendes, para Rádio Itatiaia, em 31 de julho de 2020. Disponível em <https://www.itatiaia.com.br/noticia/quase-90-dos-professores-em-mg-nao-tem-experiencia-em-ensino-remoto-segundo-pesquisa?s=09>. Foto: Pixabay / banco de imagens.